terça-feira, abril 09, 2013

O risco da inflação ronda o Brasil e assusta o governo.

Vejam o que escrevi: Estagflação ?  Só para explicar, Estagflação é recessão com inflação.

Além do caso famoso do tomate, o governo se mexe para avaliar o risco da inflação. A meta parece ter ido para o espaço este ano, como nos dois anos anteriores de Dilma. Isso é ruim.
Além disso a mídia fala que Dilma se reúne com economistas celebres, nem sempre da mesma linha de pensamento, Delfim Netto é um deles. Ela esta preocupada.

O que esta ruim?
O cambio deveria estar ajudando a conter a inflação, a gasolina sem ajuste sacrifica a Petrobrás, mas ajuda o governo. E os juros? Ai parece que o governo relaxou e abaixou muito mais do que devia. Todos queremos juros baixos, mas eles são importantes no combate a inflação.
O governo não quer reduzir gastos públicos e não quer mexer nos juros, por isso as metas foram para o espaço. O risco existe e o custo é alto, principalmente para os mais pobres que não se defendem.
A eleição do ano que vem é prioridade para Dilma e o PT, mas ela deve pensar no Brasil, por isso mesmo alguns já  estimam que os juros devem subir para segurar a fera inflacionária.
Agora vamos lá, se existe o risco de crescimento baixo, projeções de 3% para este ano, o juros altos comprometem ainda mais o nosso PIB.
O que fazer? Risco de Estagflação existe se o governo não tomar atitudes e agir racionalmente. Se pensar só na eleição pode ter o tiro pela culatra, eu se fosse ela pensaria nos riscos que vivemos e são graves: Baixo crescimento e volta da inflação.
Se já temos contas a serem pagas no futuro, se fizerem mais bobagem a conta só vai aumentar.
Vamos acompanhar.

Nenhum comentário: