quinta-feira, setembro 15, 2011

Brasília primeiro mundo.


Estive na festa do meu amigo Mandey, celebrar Brasília. Coisa de primeiro mundo. Há muito conclui que Brasília é a terceira cidade do Brasil, perdendo para Rio e São Paulo. Em todos os sentidos, digo. Cultura, gastronomia, opções, população, enfim. Primeiro mundo.
Uma coisa que macula a imagem de Brasília, indevidamente, é a relação que fazem do seu povo com os escândalos políticos. A população, a juventude, a maioria de Brasília nada tem haver com a elite política ruim e desastrosa que infesta de coisas ruins nosso país, aliás, pode ser até a maioria hoje, mas tem muita gente boa ainda. Infelizmente sendo dominada pelos maus. Urge uma reforma política para começar a mudar este país, criar a cultura necessária para acabar com a esperteza, impunidade e corrupção. Nossa indignação vai diminuir proporcionalmente a implantação desta cultura que virá só com reformas estruturais.
Vi uma cena linda que me emocionou, seguinte:
Estava domingo a tarde, calor infernal, secura monumental e desconfortável, tomava uma cerveja e comia algo esperando o show, estava só.
Quando vi, três jovens, irmãos com certeza, bem vestidos, simples, mas arrumados. Eram provavelmente nortistas ou nordestinos, o biotipo é muito fácil de se identificar em Brasília.
Me chamou a atenção em pleno domingo a tarde de calor eles trabalhando. Vendendo alguma coisa, com umas maletinhas, educação na abordagem e garra. Eles deviam estar vendendo algum tipo de produto artesanal e alguns perfumes e cosméticos. Me impressionou a vontade e determinação dos jovens, dois rapazes e uma moça. Existe gente de bem, batalhadores, humildes lutadores anônimos que abrem mão do descanso dominical para buscar seus sonhos e metas. Uma grande parte da juventude de Brasília está encarnada nestes jovens.
Neste momento refleti sobre o equívoco de misturarmos a população de Brasília com a classe política transitória. Muitos foram para lá, venceram, com esforço próprio. Ainda é assim. A pujança de Brasília me impressiona a cada dia. Sou testemunha e posso contar. Fui criado lá, tenho grandes amigos e recordações que me alegram sempre.
Pena que não posso ver todas as pessoas queridas, mas o destino está me colocando novamente nos ares brasiliense e terei mais tempo para curtir e reviver meu passado, rever e conviver com pessoas queridas e amigos da minha vida toda, e mais, testemunha presencial desta reformação positiva da cidade que vai ofuscar as mazelas dos visitantes políticos, efêmeros passageiros, que mancham a imagem desta bela cidade.
Brasília nada deve a minha cidade Belo Horizonte, que em passado distante já foi a terceira cidade do Brasil. Gastronomia, shows, opções de entretenimento, enfim, posso afirmar que Brasília hoje é primeiro mundo e se não chegou totalmente, está preste a se confirmar como tal.

7 comentários:

Diana disse...

Oi Murilo, cheguei até aqui atraves da comunidade do face.Sou prima da Katya e com certeza a gente ja deve ter se cruzado pela casa dela. Sai de Brasilia em 94 e hoje em dia quando chego em Brasilia vejo o quanto cresceu em gastronomia, em locais, em tudo. Fiquei apaixonada pelo Pontao e pela beleza do lago. Fico sempre emocionada quando vou a Brasilia. Realmente uma cidade de primeira.

Murilo Prado Badaró disse...

Diana com certeza, BSB era muito pequena naquela época e todos se conheciam. A cada dia BSB me impressiona mais, o Pontão é realmente uma coisa única e sensacional. A cidade é de primeira sem duvida. Obrigado pelo seu comentário.

Gabriel Gondim disse...

Murilo, com certeza Brasília moldou a cabeça de pessoas que como eu foram criadas aqui. E penso que essa nossa geração que morou ou ainda mora aqui, tem um pensamento mais crítico em relação àquelas pessoas que querem estragar de alguma maneira nossa cidade. Nós acompanhamos o crescimento dela e hoje eu tenho orgulho da qualidade de vida que ela oferece às minhas filhas. Por isso, o que eu puder fazer para que enxerguem os Brasilienses como eles realmente são, eu farei !

Nadja Caiado disse...

Murilo, sai de Brasilia em 91 e vim de mudança para o Rio. Também fico chocada quando vou à Brasília e vejo o luxo dos restaurantes, das casas e também a quantidade de barcos que lá estão. Dizem que a frota nautica de Brasília é a segunda do Brasil... incrivel né?

Topa Tudo Usados disse...

Murilo,quanto tempo faz que não vejo meus amigos e BsB, mas te digo deve esta a cidade maravilhosa também, sim não tem um mar, mais tem um serrado maravilhoso, muita flora, muitas cachoeiras e muita lugares que ficaram na memória, com a Lago Azul com caverna perto de Planaltina, não sei se vc conheceu.Brasilia é a cidade céu onde vc pega ele com as mãos e sente as estrelas de perto de nós.Bjos

Arte a Metro disse...

Muito legal o seu blog Murilo. Quanto ao seu artigo, concordo que o lazer e a gastronomia em Brasília é bem diversificada e não deixa nada a perder de Sampa e Rio o que difere do Rio, na minha visão, são os preços... acho Brasília uma cidade cara. Quanto aos escandalos políticos que envergonham todo o Brasil, eu sempre digo que a culpa é dos brasileiros que não sabem votar e mandam para Brasília vários ladrões e corruptos. Bjs

Anônimo disse...

É...Nós cruzamos varias vezes...Todos...rs