segunda-feira, agosto 08, 2011

O que está acontecendo com o mercado?

Quem conhece um pouco de mercado sabe que bolsas mundiais caindo é sinal de problemas, no Brasil a coisa vai na mesma toada. Grifo meu: O volume foi enorme para uma queda deste tamanho. Bolsa abaixo de 50 mil com R$ 9 bilhões e queda de 8% é sinal de alerta, mas não de pânico.
O que será que está acontecendo? Vamos lá fazer algumas considerações:
  1. O efeito manada existe de fato, na sociedade da informação e na era do conhecimento esta premissa se soma a velocidade e conectividade das coisas na economia, na verdade no sentido geral. Efeito manada para quem não0 sabe, é muito comum no mercado financeiro, mas não quer dizer que a manada corre sempre na direção correta. Vou explicar porque mais na frente.
  2. O mercado está inseguro e inquieto. Basicamente pelos problemas de países europeus e agora pelo rebaixamento (inédito) do "rating" americano. Clique e leia. O que é isso? É um padrão que se estabelece para definir os riscos de governos e países. Certo ou errado? Há controvérsias a respeito e eu pessoalmente acho que é preciso cuidado para analisar isso. Nunca sabemos o que pode estar por trás .
  3. A Standard & Poors já admitiu um erro no cálculo que gerou este rebaixamento, mas não voltou atrás e os mercados quase desabam após o anúncio. Não só por conta disso, claro, mas pelo momento de incerteza e o problema do rebaixamento pode ter sido importante catalizador do caos de hoje.
  4. Os analistas falam em recessão mundial, as previsões acabam se refletindo no otimismo ou pessimismo dos atores do mercado, isso acaba influenciando o efeito manada, mas lembre-se que eles nem sempre estarão no sentido correto.
  5. O cuidado é pouco nestas horas. Vender tudo ou sair comprando precisa de racionalidade e bom senso.
Vamos a alguns pontos:
  • Os EUA têm a moeda lastro do mundo. Não há como eles quebrarem. Quebra o mundo todo, portanto, podem ter havido interesses por trás deste rebaixamento, ainda mais no momento delicado da insegurança européia. Não estou acusando, nem inferindo, mas achando estranho, até porque já houve reconhecimento de um erro no cálculo da dívida futura dos americanos e responsável pela atitude da agência.
  • Não acho que haverá uma recessão mundial, pelo menos agora. Pode haver, e está havendo ajustes, ainda por reflexos da crise de 2008.
  • As autoridades monetárias mundiais (FED, Banco Central Europeu, a própria China e os emergentes) não vão deixar o mundo desabar. Repito: O esforço em 2008 e mesmo agora foi muito grande para deixar tudo a perder neste momento.
  • O movimento especulativo vive destes movimentos bruscos e muitas vezes é responsável por ele, por isso as vezes " a manada" pode ir para a ponta errada e ajuda os especuladores nesta movimentação.
  • Na economia tudo é complexo e uma ação corresponde a outras ações, pode ser em sentido contrário, mas também no mesmo sentido.
  • Não apostaria em pânico e nem em recessão mundial, mas ela pode vir? CLARO. Ninguém tem bola de cristal, mas com certeza estou na ponta errada das previsões da maioria, pois os mercados apostam nesta recessão e as bolsas mundiais despencando mostram "esta tendência". GRIFEI novamente, sabe porque? Porque os especuladores e tradicionais atacadores de moedas e bolsas podem estar por trás deste "pânico". Vocês acham mesmo que a bolsa brasileira despencou desta forma pelos pequenos e médios investidores? Os grandes nunca perdem, os jogadores ganham nesta hora e assim é o mercado de bolsade valores e derivativos.
  • O mundo conta hoje com a tecnologia como aliada. A velocidade e a conectividade fazem o restante na proteção da prosperidade (se bem que pode mover a manada em sentido contrário também).
  • Já disse e reafirmo, China, Índia, emergentes como Brasil e Rússia e a banda boa da Europa vão segurar a onda do pessimismo. As bolsas em queda não irão provocar a recessão mundial, isso posso apostar. Ainda tem a resiliência americana que sempre reverte os indicadores pessimistas.
  • As tendências das bolsas podem estar antecipando problemas? Com certeza sim, nem que seja ainda a influência da especulação acima do racional, ou mesmo sinais de crise mundial por uma recessão, mas não se esqueçam que o mundo trabalha unido e coordenado, com competência, a exemplo de 2008, e experiências passadas. As autoridades estão e irão agir para segurar o baque. Anotem ai. Pode ser até uma briga feia, mas deve ganhar o otimismo na minha visão.

Nenhum comentário: