sexta-feira, abril 01, 2011

A revolução de 1964

A revolução de 1964 fez 47 anos ontem. Muitos ainda a criticam e alguns poucos elogiam.
Eu sou um dos que elogiam, e conheço a história para defender meus argumentos e minhas convicções.
Vamos lá. Eu acho que não aceitar os méritos da revolução de 64 é um equívoco assim como não criticar a linha dura e as exceções do regime.

Eu acho que ela teve méritos, e muitos, alguns ainda ecoam hoje como os investimentos na infraestrutura e o milagre econômico de 70.

Outra coisa, a revolução foi um contragolpe. Brizola, cunhado do fraco jango, tentava implantar uma república sindicalista, mas vamos falar certo, comunista mesmo. No auge da guerra fria, com dinheiro russo e cubano, Brizola agitava o país no sonho da igualdade comunista, que na verdade nunca existiu. O Brasil era uma baderna em todos os sentidos, a começar na economia e na política.
O povo apoiou o golpe de 64, ou melhor o contragolpe. Não posso imaginar o que seria do Brasil se fracasse o golpe e a república de Brizola e cia fosse instaurada.

Os ideais da revolução foram nobres, mas a linha dura tomou conta e implantou medidas de exceção. Coincidentemente na América do Sul existiu esta onda, triste por sinal, tolindo a liberdade e a democracia. Quem não ousar criticar isso comete os mesmos erros de quem só critica a revolução.

Eu acho que temos que reverenciar sim o fato histórico, com as críticas necessárias aos erros e loas aos acertos,.
Me parece também muito hipócrita estes personagens que se dizem heróis na luta contra a ditadura. Eles sim queriam a ditadura, o regime sanguinário da esquerda maoista e leninista, agora pousam de democratas. A revolução teve sim vítimas de ambos os lados. Uns são heróis e outros não? O que é isso? Injustiça é o que se fazem com as indenizações milionárias aos ditos heróis que não passavam de guerrilheiros que queriam sim implantar o terror dos regimes importados da China e Rússia naquele momento.
A história ainda julgará todos os acertos dos regimes passados. A onda foi dizer que existiu um Brasil antes e outros depois. Isso é sofisma, enganação, papo de político. O Brasil é maior do que os regimes e os políticos, por sinal com péssima reputação e fama, coisa que não existia no passado, pelo menos da forma que é hoje.
Os partidos e os governos são pequenos comparados com a nação Brasil. Isso sim, nossa riqueza é esta, o povo e as potencialidades. Sou sempre a favor de qualquer revolução que proteja nossos interesses, e mesmo sabendo que qualquer regime terá erros e acertos, uns mais, outros menos, e as pessoas racionais e de bom senso saibam julgá-los.
Já disse e não me canso de repetir: NEM TODO BURRO É RADICAL, MAS TODO RADICAL É BURRO.

Nenhum comentário: