quinta-feira, abril 08, 2010

Chuvas no Rio- Morro do Bumba, a tragédia anunciada





Clique e leia a matéria- Clique do IG- Clique e veja matéria do Terra- Clique. Podem ter morrido mais de 200 pessoas

Clique nas figuras para aumentar, na primeira imagens da tragédia e na segunda esquemático de um aterro.

Seguinte: ABSURDO. Culpa dos órgãos municipais de Niterói que deixaram que residências fossem construídas onde outrora fora um lixão, nem aterro sanitário foi.
Ouvi na TV que a hora do desabamento não chovia e alguns moradores falaram em explosão, se foi isso, será mais grave porque a causa do desabamento foi a ocupação criminosa de uma área de lixão e as águas só terminaram o serviço fazendo a movimentação das camadas subterrâneas onde o metano se acumula.
Mesmo que tivesse sido aterro não poderia haver residências, no máximo parques e jardins, e campos de futebol, com margem de risco pois existe risco de explosão do metano (CH4) que se origina na decomposição da matéria orgânica. Um lixão é uma bomba que pode explodir. Já aconteceram vários casos aqui no Brasil, me lembro da explosão de um shopping center em São paulo anos atrás, causa: um antigo lixão.

Alguém deveria ser culpado. A verdade que dói é o grande déficit habitacional que provoca este descontrole na ocupação de áreas de riscos, mas em cima de lixão é demais. É tragédia anunciada, se não fosse ontem, seria mais na frente sem dúvida.

A população incauta não sabe dos perigos, mas engenheiros e ambientalistas sabem. O caso de Niterói é típico da inépcia das autoridades, a população é vítima.

Como sempre vão olhar para outras áreas de risco, seja pela localização em encostas, seja pela ocupação em áreas de lixão e aterro. O déficit habitacional é outra história, deve ser combatido, com planejamento e ação, mas em alguns lugares como estas encostas escarpadas e lixões, tem que haver ação firme, polícia se necessário.
Agora o Brasil chora 200 mortos de uma tragédia que era prevista e foi anunciada por diversos especialistas.
Uma pena e só posso manifestar minha tristeza e indignação com este fato.

Nenhum comentário: