segunda-feira, dezembro 15, 2008

Começaram de verdade as pesquisas eleitorais para 2010

Sabia que quando acabassem as eleições municipais haveria uma pauta iniciada com vistas a 2010 no plano federal e estadual.
a CNT com o instituto Sensus fez uma pesquisa, que considero a primeira, para 2010- Clique e veja.

Fica claro o seguinte na minha visão:
  1. Ainda é cedo para prognósticos, mas os atores são colocados em cena.
  2. Serra tem resquícios da eleição de 2002 e 2006, não poderia aparecer de outra forma, além de que São Paulo é o estado mais populoso e ele tem boa aceitação.
  3. Aécio aparece bem em todos os cenários. Ele vai enfrentar uma batalha dura para ganhar de Serra no PSDB. O partido é paulista e a plutocracia que manda no Brasil também. Ele sair do partido e ir ao PMDB, acho pouco provável. O PMDB não é confiável, lembra-se o que eles fizeram com o Itamar Franco que perdeu na convenção e não saiu candidato?
  4. Aécio pode junto com outras figuras ilustres e bons políticos fundar um novo partido. Tancredo começou assim com o PP e acabou presidente derrubando os militares. Será que a história se repetirá? Acho que esta é uma tese de boa defesa. No máximo em meados de 2009 este quadro deve ser desenhado pelos políticos.Vamos ver.
  5. Ainda acho que vão discutir uma prorrogação do mandato de Lula. Ele nega e uma nova eleição fica cada vez mais longe, mas uma coincidência de eleições em 2012 atenderia todos envolvidos. Porque não? Acho que pode ser uma boa tese para defesa também.
  6. Lula tem a aprovação de 71%, ele bate recorde após recorde. Não acho que os problemas mundiais econômicos em 2009 afetarão o Brasil a ponto de cutucar Lula, ele é sortudo e tem estrela, mas inegavelmente, o céu não será de brigadeiro como foi desde 2003 seu primeiro ano como presidente.
  7. Ele com toda popularidade não elegerá quem quiser, as eleições últimas mostraram que as premissas são outras. Ele será importante cabo eleitoral, mas o canditado terpa que ter carisma, dinheiro e outras virtudes, além de sorte, claro. Se as pessoas não acreditam em sorte, podem acreditar, na política é um dos componentes, apesar de eu achar o mais importante hoje é o dinheiro e segundo o carisma e a capacidade de comunicação. Digamos: 50% estrutura e grana, 30% aspectos pessoais, 10% apoios, 10% sorte. Ilação minha.
  8. Heloisa Helena e Ciro aparecem, mas não acredito neles. A Dilma terá batalha dura no PT, mas fica difícil enxergar outro nome, Serra é barbada, mas Aécio não se conformará fácil, mas aceitará numa boa e será o senador mais votado do país, voltando em 2014 no enfrentamento com Lula.
  9. Claro que o tópico acima fala do fim da reeleição. Isso ai parece certo, mas pode ser a moeda de barganha para prorrogação dos mandatos. Podem anotar ai.
  10. No cenário de Minas, por onde passará a eleição federal, Pimentel é forte, mas precisa ter mais visibilidade nestes anos seguintes de ostracismo já que larga a prefeitura em Janeiro. Dizem que tem propostas do governo federal e estadual. Acho que ele fica aqui em uma super secretaria para Região Metropolitana que Aécio criará. Vamos esperar para ver.

Isso ai, o ano está quase no fim, ou melhor acabou. A pauta política começa seu aquecimento para 2009 e 2010. Vamos acompanhando.

Nenhum comentário: