domingo, abril 13, 2008

Inflação mundial dos alimentos preocupa

Clique e veja matéria da Reuters falando sobre a questão da alta de preços dos alimentos no mundo na visão do FMI. Clique e veja a preocupação da ONU também.

Vamos lá: O mundo vive desde a década de 90 a prosperidade sem inflação. Conjuntura mundial que favoreceu a criação de riqueza e aumento da liquidez. Estamos entrando no ponto de inflexão da curva deste ciclo e todos indícios são claros, agora mais um, a inflação mundial.
O fim de um ciclo sem inflação, aumento da demanda via injeção de milhões de pessoas na melhora da alimentação na ìndia, China e outros países do terceiro mundo, os fundos "hedges" que de certa forma forçam a demanda e preços de maneira, digamos especulativa, e mais a própria dinâmica do mercado agrícola, são os causadores dsta situação.

A injustiça mundial é enorme e nunca deixará de ser, pode ser minimizada quando os países tocarem seus destinos dentro de suas vocações, acabar a corrupção de governos, principalmente nos países miseráveis. A produção mundial não aumentará porque o FMI ou o Banco Mundial quer, mas porque com inflação, os preços sobem e a demanda aquecida promoverá a iniciativa, esta é a "invisible hand" do mercado, na qual Adam Smith definiu o mercado e suas forças.
A inflação é parte da regra natural, a demanda aumenta e a oferta deve acompanhar, aumento de rpeço significa mais gente entrando no mercado produtor. Vamos deixar o mercado agir.
Se existem mais pessoas comendo, é bom para todos, mas a injustiça será atacada por ai, com oportunidades de emprego e renda, a produção de alimentos é uma ótima indústria.
A única coisa que intriga ainda, é a demanda de papel causada pelos fundos de "hedge", mas são parte do jogo, das forças naturais, precisamos conhecer melhor e entender o papel destes fundos no mercado.

Nenhum comentário: