quinta-feira, março 19, 2009

Vão mudar as regras da poupança!


Governo vai mudar as regras da caderneta de poupança- Clique e leia, mais uma matéria , clique e leia.
Não tem volta pelo jeito, com os juros em queda a poupança começa a competir com os fundos e aplicações dos bancos. Ai eles entram em cena e usam a "forte influência" para não dizer outra coisa.
A poupança não paga imposto de renda, neste quesito o governo também perde, mas os bancos perdem mais. O dinheiro dos fundos podem ir para qualquer mercado, ele alimenta a fonte dos empréstimos da usura, os juros extorsivos: O banco paga 1% ao investidor e empresta a 4,5% ou mais para o tomador de dinheiro. O SPREAD abusivo, assalto a mão armada, e eles não querem perder a boquinha, claro.
O dinheiro da poupança tem destino certo, o setor imobiliário, com taxas de 12%, 13% no máximo ao ano, comparado com os mais de 60% ao ano, chegando a 600% ao ano nos cheques especiais e cartões, a máfia bancária vai brigar com unhas e dentes para mudar as regras e não deixar a poupança inchar com o esvaziamento de suas aplicações. O investidor não é bobo.
A caderneta de poupança é para pequenos e incautos investidores, até porque tem uma garantia pífia de R$ 60.000 (Fundo Garantidor de Crédito (FGC)).
Com a isenção do IR e os juros parelhos, os grandes investidore conservadores vão para a poupança se permanecerem as regras atuais. Os bancos não vão deixar.
Pode parecer prematuro de minha parte julgar uma intenção sem conhecer ainda o que eles querem realmente fazer, mas como conheço a súcia, estou quase afirmando que ai tem, e como sempre nós vamos pagar a conta. Vamos acompanhar de perto.

Nenhum comentário: