sexta-feira, abril 30, 2021

2022 é logo ali




Já disse que se fosse pitonisa, estaria operando na Bolsa de Wall Street. Ainda mais no Brasil onde tudo pode mudar sem aviso prévio. Vivemos uma insegurança jurídica enorme e o conflito entre os poderes torna ainda mais nebuloso olhar para o futuro. O STF manda e desmanda, isso pode não acabar bem e o congresso precisa fazer algo urgente. Primeiro vaticínio. 

Meu intuito aqui, e dai não me classificar como pitonisa, é fazer algumas ilações. Com base na minha intuição, um pouco de experiência e informação que busco em fontes diversas.

Vamos lá´, deixar aqui registrado, antes do acontecido.

  1.  A CPI da Covid tem um alvo certo, Bolsonaro e um objetivo claro, o impeachment dele. Só ver os discursos agressivos do presidente e relator, constatar que ele tem minoria e que a mídia toda, como faz 24 horas, batendo forte. Um detalhe, ele gosta de briga e política, principalmente neste caso, não se faz no conflito, mas na conversa e conciliação. Acho pouco provável acontecer isso. Teremos uma luta feroz lá.
  2. Risco de ruptura institucional? Pouco provável. Apesar dos instintos de Bolsonaro e aconselhamento que deve ter, as FFAAs não embarcariam em aventura, o mundo atual não comporta mais qualquer tipo de golpismo. Se é para conter o STF, o congresso deve fazer seu papel, que aliás está passando da hora,
  3. Não era hora de CPI alguma, a pauta do país deveria ser sair da crise grave na saúde e economia, fazer as reformas administrativa e tributária e pensar no futuro. A classe política e a elite do país, pelo menos parte dela, não está nem ai para o nosso futuro e para a sociedade. Infelizmente.
  4. Soltaram o Lula, o maior pilantra de nossa história. O STF não merece comentários, é um dos problemas do Brasil, cria insegurança jurídica, parece aparelhado e hoje está queimado com a sociedade brasileira, pelo menos com quem acompanha a vida política deste país.
  5. A prisão em segunda instância não merece comentários, somos talvez o único país do mundo a ter este "privilégio" para quem tem dinheiro e bons advogados. Acho que o congresso tenta mudar isso, tomara que consiga.
  6. Lula é um mentiroso contumaz e um enganador, características de um sociopata. Ele se sustenta na sua claque e tem rejeição altíssima. Ego maior do que as mentiras que conta, deve querer ser candidato a presidente. Imaginem se ganhasse. Um presidente respondendo a vários processos por corrupção. O STF soltou, mas não inocentou Lula, fica ai a dica.
  7. Eu vaticino. Racionalmente ele não deve ser candidato. Além da rejeição e dos processos em curso, ele pela vaidade não quer correr o risco de sair pela porta do fundo da história com uma derrota. Na minha modesta opinião, de simples historiador amador, ele já está no lixo da história e a falácia do "nunca antes neste país" não se sustenta além de sua claque.
  8. O mais racional e provável, na minha modesta opinião, ele sair vice de alguém. Como fez a Cristina Kichener na Argentina. Lá, a esquerda vai continuar destruindo a economia, aqui corremos este risco. Ele poderia ser vice de um Ciro Gomes, eterno candidato, falastrão morre sempre pela boca, mas pode ser player forte nesta celeuma que vivemos. O problema é que atacou tanto Lula e o PT que pode ser complicado esta união. Como diz um ditado aqui em Minas Gerais. Na política nunca se aproxime tanto que não possa se afastar e nunca se afaste tanto que não possa se aproximar. A conferir.
  9. A economia, apesar de tudo, reage, tanto aqui como no mundo. As previsões catastróficas não se confirmam, está tudo ruim, mas podia estar pior.
  10. O Brasil criou empregos, e mesmo com "lockdown" parece reagir. Os EUA também, a China nem se fala e mesmo a pesada União Europeia consegue caminhar, surpreendendo a todos,

Queria talvez desabafar um pouco, e vaticinar. Fica aqui registrado. Se tivesse a bola de cristal operava em Wall Street, já disse.


 

sábado, março 06, 2021

Dia 08- Homenagem a mulher - A primeira médica de Minas Gerais

 




Homenagear a mulher é redundância...ela é a essência da nossa vida. A mãe representa o papel da mulher na nossa vida.
Dia 08 de março foi escolhido como o dia da mulher. Na verdade todos os sias são das mulheres.
Para prestar a homenagem a elas uma história de uma pessoa que lutou contra os preconceitos da época e triunfou com todas as dificuldades.
Uma pessoa da minha família, prima do meu avô Francisco Badaró Junior. 







1ª Mulher a Votar no Brasil
1ª Médica de Minas Gerais

Nascida em 8 de Novembro de 1886, em Minas Novas, em uma casa na descida da Barra. Falecida em 23 de Agosto de 1970, em Niterói. Está sepultada no Cemitério do Maruí, no jazigo 966, da Família Vieira Ferreira.

Filha de José da Costa Reis e de Dona Augusta Pinheiro Nogueira. Neta paterna de Antônio Mendes dos Reis e Carlota Maria dos Reis. Neta materna de José Bento Nogueira e Cândida Pinheiro Torres.

José Bento Nogueira era bisavô do meu pai.

A PRIMEIRA MÉDICA DE MINAS GERAIS NASCEU EM MINAS NOVAS

Nascida em Minas Novas, em uma casa na descida da rua da Barra, Alzira Nogueira Reis (1886-1970) foi a primeira médica de Minas Gerais e uma das primeiras eleitoras do Brasil e defensora do voto feminino. Foi poetisa, autora de muitos versos nos idos de 1900 
Fez o curso normal em Minas Novas, na Escola fundada pelo seu avô, Senador José Bento Nogueira. 
Na Escola de Medicina, se distinguia pelo seu talento e pela sua cultura. 

Formada professora aos 16 anos, lecionou em Santa Cruz da Chapada, Minas Novas, Ouro Preto e Juiz de Fora, onde descobriu a vocação para a medicina. 
No entanto, enfrentou diversos obstáculos para seguir com a sua formação, tais como a autorização do Ministério da Educação e os argumentos da direção da Faculdade, que, em virtude do necessário contato com os cadáveres masculinos nus, procurava desestimulá-la a não cursar medicina.
Alzira, porém, enfrentou o preconceito da faculdade, dos colegas, da sociedade e até da própria mãe, que não lhe dirigiu a palavra durante meses. Devido à sua natureza independente e indomável, Alzira se envolveu em diversas outras polêmicas na época  por exemplo, quando se envolveu com um homem dezoito anos mais jovem, com quem veio a construir uma família, ou quando se envolveu na luta pelo direito ao voto feminino.

As suas longas  viagens ao Rio de Janeiro eram feitas em lombo de mulas percorridas por muitos dias num percurso de mais de 500 km de distancia entre Minas Novas e Belo Horizonte.

FRASES DA REVOLUCIONÁRIA e FEMINISTA
“Devia haver mais mulheres no mundo pensando como eu…”.
“O destino da mulher não podia ser o fogão”.
“Sentia-me prisioneira fora e dentro de mim”.
“Não me caso enquanto não houver divórcio no Brasil”.

Meu bisavô Francisco  Coelho Duarte Badaró faz parte da história dela.

Na função de Juiz da Comarca de Minas Novas, foi responsável pelo primeiro voto feminino do Brasil, quando convocou as professoras Alzira Nogueira Reis, Cândida Maria dos Santos e Clotilde de Oliveira, e as qualificou como eleitoras, comunicando, em seguida, tal atitude ao Tribunal Regional Eleitoral e ao TSE.

sexta-feira, fevereiro 19, 2021

O STF pode prender um deputado?

 



Vamos lá, ser bem objetivo.

  1.  Não estou defendendo a fala do deputado, até porque nem assisti até o final, não perco tempo com bobagem. O cara é truculento e mal educado, radical que tem seu público e isso é parte da democracia, vê quem quer e gosta.
  2. O STF tem se metido nos outros poderes. Montesquieu se revira na tumba. Não é de hoje, no governo Bolsonaro, agravaram-se estas interferências. STF invade atribuições do executivo e legislativo, isso é fato, há mais tempo.
  3. Existe um artigo claro na constituição sobre o episódio. Não vou discutir como leigo, mas parece claro. Clique e leia Me parece claro que a única proteção que eles devem ter é com relação á palavra ou a livre expressão.

Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

 § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

   § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.

   § 3º Recebida a denúncia contra Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

    § 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora.

    4. Não vou falar de coisas técnicas de flagrante, etc. Não tenho capacidade para isso, mas já vi versões de erros jurídicos e de processo. Deixo para entendidos. O relator do caso, um ex promotor deve olhar para estes ponto. Ele deu uma pista (no meu ver) que isso pode ser o escape para o deputado.

     5. Já sei que o deputado não é muito querido e bem vistos pelos pares, faz sentido pela postura dele, mas reitero, é parte da democracia.

    6. A mídia, quase toda, torce para a manutenção da prisão do deputado, eu entendo o porque, mas não entrarei nesta discussão.

     7. Minha opinião, se estivesse lá faria isso, daria uma punição no deputado, suspensão, processo na corregedoria, enfim, alguma coisa prevista no regimento, mas livraria o cara da cadeia, pela manutenção da autonomia da CD.

Acho que deverá acontecer isso, eu acho, só acho. A CD não pode se curvar a um abuso (na minha visão) do STF. Eles não podem tudo, com ou sem Bolsonaro na presidência.

O AI5- Relembrando. Para saber mais clique aqui

Não precisa comentar que foi o pior ato da ditadura militar. Onde endureceu para valer o regime, fechou congresso, cassou muita gente, enfim, não merece elogio e nem comentários.

Vou relembrar um fato para fazer uma comparação com o que acontece hoje. 

Claro que o AI 5 foi gestado antes de 1968, o pior ano do endurecimento do sistema. Havia a Guerra Fria, os atentados terroristas recrudesceram no Brasil, o atentado de 66 no Aeroporto Guararapes que tentou matar Costa e Silva ainda estava atravessado na garganta da linha dura, e mais coisas que alimentavam a vontade para um ato institucional.

O que aconteceu?  Em setembro de 1968, o deputado Márcio Moreira Alves, fez um discurso ( clique e leia a integra) atacando os militares, ou parte deles. 

Os militares então entraram com uma representação pedindo licença para processar o deputado. Veja bem, no auge da ditadura o executivo pede licença a CD. 

A CD negou a licença por votação expressiva com votos da Arena (clique e leia).

Em dezembro de 1968 é editado e promulgado o Ai 5. O pior ator do regime militar.

Vamos lá, a palavra do deputado é sua única arma, liberdade de expressão. Se ele é doido, propagandista de ditaduras, como vários já fizeram com ditadores da esquerda, isso deve ser tratado pela CD se houver processo de quem se sentiu ofendido e tomou as providências.

O STF e o executivo no seu pior momento de repressão não saiu mandando prender deputado, porque isso agora? O STF pode tudo?

Outra coisa, o STF deve julgar o deputado em processo que com certeza será levado adiante. O STF pode prender e julgar? Como é o nome disso?

Como os ministros da corte farão? Se sentir impedidos?

No momento de grave crise, o Brasil precisando de uma agenda de reformas, auxílio aos mais pobres atacados pela pandemia, um deputado boquirroto e um ministro que me parece gostar das luzes da ribalta e se sente Deus, arrumam uma confusão destas.

Mais uma crise institucional entre poderes, não sendo a primeira. 

Confronto entre poderes anacrônico que me parece mais fogueira da vaidade de dois personagens, até caricatos, na minha opinião. Tanto um como o outro.

Mas preciso me calar, não tenho imunidade parlamentar e vá lá que o ministro careca cisme comigo.

Minha visão nua e crua. O Congresso deve sim punir o deputado, pela falta de decoro e apologia a muitas coisas reprováveis, mas deve tirá-lo da cadeia para preservar sua autonomia e mostrar ao STF que o Legislativo tem suas regras e vida própria, inclusive protegidas pela CF. Se estive lá faria isso, votaria assim. A conferir o que vem por ai.

segunda-feira, janeiro 04, 2021

Como foi 2020? Como fica 2021?

 



O título fala por si só.

Este ano não farei como faço todos os anos. Comparar e projetar.
Deixarei a matéria do 360.
                       Pandemia derrubou todas as previsões de economistas para 2020

2021 ainda incerto, mas com boas perspectivas mundiais e locais.
Depois faremos as projeções.