Já disse que se fosse pitonisa, estaria operando na Bolsa de Wall Street. Ainda mais no Brasil onde tudo pode mudar sem aviso prévio. Vivemos uma insegurança jurídica enorme e o conflito entre os poderes torna ainda mais nebuloso olhar para o futuro. O STF manda e desmanda, isso pode não acabar bem e o congresso precisa fazer algo urgente. Primeiro vaticínio.
Meu intuito aqui, e dai não me classificar como pitonisa, é fazer algumas ilações. Com base na minha intuição, um pouco de experiência e informação que busco em fontes diversas.
Vamos lá´, deixar aqui registrado, antes do acontecido.
- A CPI da Covid tem um alvo certo, Bolsonaro e um objetivo claro, o impeachment dele. Só ver os discursos agressivos do presidente e relator, constatar que ele tem minoria e que a mídia toda, como faz 24 horas, batendo forte. Um detalhe, ele gosta de briga e política, principalmente neste caso, não se faz no conflito, mas na conversa e conciliação. Acho pouco provável acontecer isso. Teremos uma luta feroz lá.
- Risco de ruptura institucional? Pouco provável. Apesar dos instintos de Bolsonaro e aconselhamento que deve ter, as FFAAs não embarcariam em aventura, o mundo atual não comporta mais qualquer tipo de golpismo. Se é para conter o STF, o congresso deve fazer seu papel, que aliás está passando da hora,
- Não era hora de CPI alguma, a pauta do país deveria ser sair da crise grave na saúde e economia, fazer as reformas administrativa e tributária e pensar no futuro. A classe política e a elite do país, pelo menos parte dela, não está nem ai para o nosso futuro e para a sociedade. Infelizmente.
- Soltaram o Lula, o maior pilantra de nossa história. O STF não merece comentários, é um dos problemas do Brasil, cria insegurança jurídica, parece aparelhado e hoje está queimado com a sociedade brasileira, pelo menos com quem acompanha a vida política deste país.
- A prisão em segunda instância não merece comentários, somos talvez o único país do mundo a ter este "privilégio" para quem tem dinheiro e bons advogados. Acho que o congresso tenta mudar isso, tomara que consiga.
- Lula é um mentiroso contumaz e um enganador, características de um sociopata. Ele se sustenta na sua claque e tem rejeição altíssima. Ego maior do que as mentiras que conta, deve querer ser candidato a presidente. Imaginem se ganhasse. Um presidente respondendo a vários processos por corrupção. O STF soltou, mas não inocentou Lula, fica ai a dica.
- Eu vaticino. Racionalmente ele não deve ser candidato. Além da rejeição e dos processos em curso, ele pela vaidade não quer correr o risco de sair pela porta do fundo da história com uma derrota. Na minha modesta opinião, de simples historiador amador, ele já está no lixo da história e a falácia do "nunca antes neste país" não se sustenta além de sua claque.
- O mais racional e provável, na minha modesta opinião, ele sair vice de alguém. Como fez a Cristina Kichener na Argentina. Lá, a esquerda vai continuar destruindo a economia, aqui corremos este risco. Ele poderia ser vice de um Ciro Gomes, eterno candidato, falastrão morre sempre pela boca, mas pode ser player forte nesta celeuma que vivemos. O problema é que atacou tanto Lula e o PT que pode ser complicado esta união. Como diz um ditado aqui em Minas Gerais. Na política nunca se aproxime tanto que não possa se afastar e nunca se afaste tanto que não possa se aproximar. A conferir.
- A economia, apesar de tudo, reage, tanto aqui como no mundo. As previsões catastróficas não se confirmam, está tudo ruim, mas podia estar pior.
- O Brasil criou empregos, e mesmo com "lockdown" parece reagir. Os EUA também, a China nem se fala e mesmo a pesada União Europeia consegue caminhar, surpreendendo a todos,