quarta-feira, outubro 31, 2007

Suspenso gás em SP e Rio.Crise energética?

Escrevo sobre o problema energético há muito tempo: Clique e leia

Ontem o Jornal Nacional dá a notícia que a Petrobrás mudou o fornecimento de gás de Rio e São paulo para atender as termoelétricas. Pode ser o prenúncio do grave problema que enfrentaremos.

Hoje os jornais abordam o tema - Clique e veja - Segundo a FolhaOnLine, 17% foram transferidos da indústria e postos veiculares para as térmicas. A alegação foi despacho do ONS para atender um pico de consumo agravado pela estiagem.
Segundo vimos, os reservatórios estavam ótimos, mas sempre sujeitos às vontades de São Pedro. As novas fontes de geração não entram e as que têm menos problemas, ainda estão com atrasos no cronograma de obras. A maioria tem problemas diversos, ambientais os maiores.

O país cresce, o mundo puxa a máquina econômica. O Brasil aguentou até aqui com as falhas nos portos, aeroportos, estradas e energia. Sabemos que nossa infra-estrutura está no limite, energia não deixa de ser um dos grandes gargalos. Empresas como a Vale já reduzem investimentos e mais uma: Falta mão de obra qualificada também, apagão na educação freando nosso ciclo virtuoso, a próxima bomba.

A crise energética está dando sinais há muito, agora mostra suas garras, tudo indica. Vamos ver o desfecho, triste será com toda certeza.
Vi um debate sobre energia outro dia e quase cai para trás. Parece que está tudo bem, que não teremos problemas. O pior cego é o que não quer ver. Na China uma termelétrica é colocada em operação por semana, óbvio que eles crescem a 10% ao ano, nós menos, mas não dá para fazer uma analogia da situação? Quanto colocamos em operação no nosso grid, por ano?

sexta-feira, outubro 26, 2007

Terceiro Mandato de Lula?

Aliados começam manobra para dar terceiro mandato a Lula - Clique e leia

Não adianta contestar, este assunto entrará na pauta política. Já dá sinais claros, mas só após a eleição de 2008 para prefeitos e vereadores, o assunto tomará força. Independente do resultado favorecendo ou não Lula e o PT, amigos, aliados e companheiros tentarão o terceiro mandato, podem apostar.
Neste caso, da matéria abordada pelo Estado de Minas, temos três figuras, um amigo de infância de Lula, outros dois bem conhecidos. Suspeito, não acham?

Lula tem dito que não quer, a imprensa bate forte contra a idéia, a classe média alta, contra Lula, abomina a tese, mas ela é real e possível. Vamos refletir:
1-) Lula já desdisse muitas coisas e não pode ser confiável quanto suas convicções idealistas, isso é característica de políticos em geral, péssima por sinal. Aposto que ele pode até não trabalhar a favor desta tese, mas trabalhar contra ele não irá.
2-) Todos presidentes, desde Figueiredo tiveram mandatos alterados ou aumentados, tentativas e medidas ditas "casuístas". O que aconteceu? Nada. FHC conseguiu a um custo alto para o Brasil e sua imagem a reeleição.
3-) Existem várias saídas jurídicas para dissimular a questão perante a opinião pública consciente, quer ver? Lula acaba com a reeleição, mote atual, mas permite uma sua, exceção para vigorar a nova PEC, com a saída na desencompatibilização já descrita e prevista na lei.
Outra alternativa, mais complicada, um plebiscito. Mais uma, talvez um pouco utopista: Um problema militar, arranjado com Hugo Chávez, no ano eleitoral de 2010, motivo suficiente para estado de sítio e medidas previstas na constituição. Porque digo isso? Já existem fortes teses de que o problema militar entre Brasil e Venezuela é questão de tempo. A opção militarista maluca de Chávez pode e deve ser a Amazônia, insensatez não lhe falta.
Enfim, a criatividade dos políticos brasileiros transpassam esta questão jurídica. Não digo que será fácil, nem que é provável, mas a possibilidade existe, é grande.

Na verdade, esta discussão até atrapalha Lula neste momento, eles encontram-se na batalha feroz para aprovação da famigerada CPMF. Devem conseguir vencer a guerra, mas perderão muitas batalhas.
Este papo que o Brasil é uma democracia recente, etc., é conversa, todos chegam lá e não querem largar o osso, poder é bom, vitalizador físico e mental, combustível da vida para os políticos.
Outra ilação minha: Acho que a plutocracia teme mais Serra que Lula. Aécio parece cada vez mais fora do jogo, por motivos pessoais e políticos. Serra deve ser o candidato com chances eleitorais, já que o PT e Lula tem certas dificuldades de apontar um candidato forte. Hoje seriam Eduardo Campos e Ciro Gomes, correndo por fora Dilma e Jobim. Serra é favorito, imagina com Aécio de vice em sua chapa?
Uma coisa eu aposto, o assunto estará na pauta, começa a tilintar suavemente, aqui e acolá. Todo movimento que fere alguns preceitos éticos, mudança de constituição, alteração em regras do jogo, etc. começam assim. Vamos esperar para ver, mas lembrem-se desta postagem.
Errei quando imaginei que pelos escandâlos de 2005, Lula não sairia candidato, política é assim, muda como as nuvens, mas sempre existe uma lógica a ser seguida, isso tenho certeza.

quinta-feira, outubro 25, 2007

Bush propõe fundo milionário para Cuba pós-Fidel

Bush propõe fundo milionário para Cuba pós-Fidel - Clique e veja matéria da BBC

Quem conhece Cuba sabe que um fundo só será pouco para tirar Cuba da miséria. A infra-estrutura está detonada, falta tudo, inclusive comida. Fidel está no fim, é até surpreendente a sobrevida do ditador, o que está ocorrendo de fato?

Quando Fidel morrer, Raul, seu irmão e herdeiro e seus companheiros de mordomia lutaram forte para não largar o osso. O louco Hugo Chávez vai colocar suas manguinhas de fora na questão cubana, mas tenho absoluta certeza que o povo cubano, os mais jovens principalmente aproveitarão para mudar o regime.

Esta idéia de Busch não é ruim, só recursos externos salvará Cuba e dará esperança e futuro ao sofrido e oprimido povo cubano. A Rússia bancava Cuba durante a guerra fria, a prosperidade aparente e frágil caiu quando o muro de Berlim desabou em 1989. De lá para cá é ladeira abaixo, miséria, demandos e corrupção são a marca. Os amigos do poder, moram, comem e vivem bem, o povão não.
Fidel tem a história marcada pela sobrevivência e como mítico da esquerda e comunismo mundial, mas terá maraca do ditador sanguinário e opressor.
De boas intenções o inferno está cheio, Cuba e seus ideológos são a prova disso.
Vamos esperar o que acontecerá pós Fidel, mas sem ajuda externa, dos EUA principalmente, as coisas não serão fáceis. Outra coisa, pode haver luta sangrenta pela manutenção do status quo vigente, Chávez e os plutocracia do poder ditatorial, contra o povo alegre e sofrido cubano, quem viver verá.

segunda-feira, outubro 15, 2007

A lógica do dólar baixo, Al Gore e o Nobel da Paz, Hugo Chávez está cada vez mais louco.

1-) O dólar mantêm tendência de baixa e faz sentido.

O Dólar continua fraco, fenômeno mundial e não administração fincanceira como alegam e sofismam alguns. Esta semana que passou o dólar bateu R$ 1,78, histórico. Temerário? Pode ser, para alguns setores. Clique e veja matéria sobre o déficit
Na verdade o déficit fiscal e comercial cairam 2,4% nos Estados Unidos, as exportações subiram. O déficit com a China caiu, e o orçamentário em 2007 registrou US$ 162 bilhões, 34% menor que 2006.
É fato: Os Estados Unidos querem zerar o déficit americano até 2012. Mesmo correndo alguns riscos de aumentar a inflação e quem sabe atrapalhar alguns segmentos industriais, ele banca o risco e o FED caminha forte e competente na administração da moeda. O ciclo virtuoso americano dos últimos anos foi "alavancado" no consumo e na concorrência dos produtos mundiais, chineses principalmente. Os EUA são aos maiores importadores e o maior exportador também, é tudo questão de administração e responsabilidade.
Quando cai o dólar, caem reservas dos países que mantêm as reservas depositados nos bancos americanos alimentando a oferta e preservando a tendência de baixa.
Ou seja, os EUA têm interesse na baixa de sua moeda, até quando não se sabe, mas eles têm conduzido bem a locomotiva americana, ainda bem.

2-) Al Gore ganha o Nobel da paz de 2007 - Clique e veja

Com o filme A Verdade Inconveniente e sua cruzada contra o aquecimento global o Nobel da paz foi dado a Al Gore, na verdade metade dele, a outra foi para o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) da ONU. Democrata, vice de Bill Clinton, perdeu a eleição americana para Busch Jr. no colégio eleitoral, nos votos ganhou por 500 mil votos. O estado que deu a maioria a Busch foi extamente a Flórida, estado governado por seu irmão Jeff Busch. Não podemos dizer que houve fraude, seria leviano e irresponsável, mas que foi suspeito o resultado, isso foi.
Al Gore é preparado, mas não se meterá na eleiçãod e 2008. Sentará no berço esplêndido de seu prêmio e de sua cruzada ambiental, mas será forte eleitor. Quem sabe em 2012? Acho que será barbada. Al Gore mudaria o panorama do Protocolo de Kyoto, que não tem a assinatura americana pelos altos custos que representaria aos EUA. Eles caminham lépidos e fagueiros para o acordo de Kyoto que deverá sofrer modificações e melhorias em 2012, quem sabe sob o comando de Al Gore. Eu torceria para ele, mas tudo indica que Hilary Clinton, democrata como ele, é favorita. Busch não está morto, mas a alternância do poder deve prevalecer em 2008. Parabéns ao Al Gore, mesmo sendo controverso o assunto, o alerta está dado.

3-) Hugo Chávez pirou de vez.

Leia trechos da nova lei que quer e irá implantar na Venezuela:

Proyecto de Reforma Constitucional
LEYES SOCIALISTAS PARA VENEZUELA
(Ante-proyecto de leyes bajo discusión en la Asamblea Nacional)

Sobre la medicina Privada y las Empresas de Seguros:

· Se decretara la gratuidad del servicio de salud privada, y se pasara a la nomina del ESTADO: a todo personal medico Y auxiliar.
· Se expropiaran las: edificaciones, instalaciones y equipos, pagando a sus propietarios el 5% de su valor de mercado en bonos del ESTADO, con vencimiento a 20 años, en las clínicas solo se dará atención médica a pacientes que remuneren en dólares o euros.
· Se suspenderá la actividad de los Seguros de Vida .privados El personal que ahí, labora quedara cesante sin remuneración de pensiones.

Sobre la Educación Privada:

· Se, decretara la gratuidad de la educación en todos los niveles y se pasara a la nomina del ESTADO a todo; el personal docente y administrativo.
· Se cambiara la denominación actual de todos los colegios a institutos privados utilizando a cambio los nombres de personas o apelativos que la REVOLUCION considere representativo como ejemplo: se tiene contemplado el que la Universidad Católica Andrés Bello pase a denominarse Popular, Andrés Bello.
· Todos los estudiantes de todos los niveles (escolar,, bachillerato, y universitarios) Usaran. como.. uniforme Franelas rojas, pantalón azul con una leyenda a lateral (REPÚBLICA BOLIVARIANA) y boina roja..
· Algunas materias sociales, como Historia de Venezuela y _ Geografía de Venezuela serán adaptadas, y otras serán eliminadas de los programas de la docencia. En su lugar se dictarán cursos; relacionados con él. SOCIALISMO DEL SIGLO XXI.
· Los nuevos bachilleres saldrán formados técnicos medios en Área; cómo: Metalúrgica; Carpintería, Petróleo, Arte, Electricidad, Construcción, etc. Pasando al servicio de la REVOLUCIÓN.
· Se autorizara a la familia sin vivienda a que ocupen las denominaciones "segunda viviendas" comenzando esto por los apartamentos y casas en playas, incluyendo las ubicadas en clubes Finalizando con las .ubicadas., en zonas urbanas.
· Se obligara a los propietarios ocupantes de las viviendas principales que incluyan familias adicionales de tres miembros por habitación, reservando a la familia propietaria sólo una habitación por cada tres miembros y haciendo uso común con. los nuevos integrantes de todos los servicios de la vivienda.
· La finca o hacienda serán transformada en conuco al servicio de la revolución, cuya producción será de acuerdo a los sueldos de lo contrario serán entregados a otros productores campesinos que si cumpla con lo estipulado.
· Las tierras serán exclusivamente del ESTADO el cual a través del INTI puede adjudicarlas a específicos ocupantes, campesinos quienes no la puedan vender ni hipotecaria, ni transferirlas de ninguna manera.

Sobre la identidad y la actividad ciudadana.
· Se pondrá en vigencia un nuevo documento de identificación para cada ciudadano, quedando los actuales sin ninguna validez.
· A las personas que aparezcan como firmantes en cualquiera de' las listas en contra de la, revolución, como fue la' solicitud del Revocatorio al Presidente de `la `República no se le entregara ni el nuevo documento de identidad, ni el pasaporte a menos que se sometan voluntariamente. a cursos de educación ciudadana, reconozcan por escrito sus errores pasados y cumplan con un periodo de prueba sin papeles de identificación a satisfacción del estado.
· Para el ejercicio de cualquier actividad pública o privada (incluyendo la electoral) solamente será valido el nuevo-documento nacional de identidad.
· La entrega del pasaporte para viajar fuera del país estará supeditada a la consideración de-las autoridades competentes, bajó asesoría de técnicos cubanos.
· La patria potestad de las personas menores de 21 años será compartida por el ESTADO.

Sobre la banca privada:
· Se pasara a la nomina del ESTADO a todo personal de la banca privada.
· La moneda va a cambiar de denominación y se le van a quitar los tres últimos ceros.
· Los fondos de :particulares; superiores a los SIETE MILLONES BOLIVARES 7.000.000. serán retenidos por el .ESTADO.

Sobre `las comunicaciones:
· El uso del cable y otras comunicaciones satelitales se van a restringir a las dependencias oficiales, y a los establecimientos hoteleros y turísticos.
· E! uso de la telefonía celular será de uso exclusivo para las personas del ESTADO.
· Se eliminara el acceso a Internet a personas naturales.
· Se exigirá el registro oficial de todo los mini-computadores y cualquier PC en posesión de particulares.
· Se expropiaran todas las emisoras-de radio y TV, pasando a integrar una sola red de transmisión a nivel nacional, pagando a sus ,propietarios el 5% de su valor de mercado en BONOS DEL ESTADO con vencimiento a 20 años.
· Se expropiaran igualmente todos los periódicos y demás medios impresos.

Sobre la propiedad privada en general:
· Se nacionalizaran toda clase de propiedad privada. SOBRE LAS FUERZAS ARMADAS NACIONALES:
· Se creara oficialmente una milicia popular, la cual progresivamente pasara hacer uso de todas las instalaciones y equipos de- las Fuerzas Armadas Nacionales. El Instituto de Previsión Social de las Fuerzas Armadas asumirá las obligaciones sociales de por lo menos 250.000 reservistas. Se procederá a disolver las Fuerzas Armadas Nacionales.
· Se incorporará a esa Milicia Popular exclusivamente a la oficialidad que coincida con los ideales de la REVOLUCIÓN.
· La oficialidad' no afecta con la REVOLUCIÓN o con un pasado dudoso, quedará cesante en sus funciones sin ningún tipo de ingreso por retiro.
· Se consolidaran todas las policías estadales y municipales bajo un solo comando.
· El servicio militar obligatorio para ambos sexos se hará a partir de tos 17 años. Los conscriptos estarán en disponibilidad inmediata para apoyar los procesos revolucionarios en naciones con las cuales nuestro país tiene convenios: CUBA, BOLIVIA, NICARÁGUA O IRAN: .

Sobre el control de cambio:
· Se penalizará con cárcel la tenencia de-divisas extranjeras en papel moneda.
· Se prohibirá la titularidad de cuentas de divisas en el exterior, sus dueños estarán en la obligación de repatriarlas, con pena de prisión.
· Se eliminará todo tipo de tarjetas de créditos o débito para su uso dentro o fuera del país.
Sobre la economía:
· Se impondrá Bonos o talones.
· Se impondrá el trueque con asesoramiento de miembros de la. Milicia Popular.
· Se impondrá el uso de la Tarjeta Alimentaría, para ser utilizado el Mercal.
· Se impondrá el Salario Mínimo a todo el personal; que este en Nomina del Estado; a obreros, técnicos profesionales por igual . Igualmente se prohíbe el ejercicio de la profesión a cualquier profesional o técnico que se niegue a servir al ESTADO.
Practica religiosa.-
· Se prohíbe el uso da la minifalda.
· Se prohibirá cualquier clase de culto religioso fuera de sus templos.
· Se prohibirá la catequesis fuera de los templos.
· EL ESTADO supervisará a nivel nacional los seminarios y demás centros de formación religiosa.
· Se expulsará del país a todo clero por nativo

Sobre las prácticas sociales:
· Se prohibirá el uso atuendos que atente en contra de la moral y las buenas costumbres. (minifaldas, trajes de baño ”hilo dental” escotes muy pronunciados, pantalones ajustados, etc.).
· Se prohibirá el consumo de bebidas alcohólicas en la vía pública.
· El béisbol profesional y cualquier tipo de deporte profesional estará bajo control del ESTADO.
· Se restringe las importaciones de artículos de lujo tales como: whisky, electrodomésticos, autos de lujo, etc.
· Se prohíbe el uso imágenes y artículos de influencia transculturizadora imperialista en todas las entidades públicas. (tales como: santa claus, mickey Mouse etc.)
Sobre la propiedad privada:
· Se legitimará la' ocupación de los edificios, desocupados hasta la presente fecha alcanzando más de 77 solo en el centro de Caracas, se apoyara el decreto para expropiar los edificios de los propietarios.

PATRIA SOCIALISMO
O MUERTE.

O Cara pirou, é caso de internação, só pode ser, precisa dizer algo mais? Enquanto a China afirma que não imitará o modelo político do Ocidente, pelo menos até agora está dando certo por lá, Hugo "maluco" Chávez interfere na liberdade do cidadão cada vez mais firme se consolidadno como ditador e anacrônico. Quer reinventar o socialismo da sua maneira. Coitado do povo da Venezuela. Até quando isso vai durar? O Brasil será vítima de Chávez, pode apostar e com consequências trágicas para os dois países.

sexta-feira, outubro 05, 2007

Che Guevara o bezerro de ouro


A Revista Veja desta semana, com muita coragem,publica matéria que desmistifica o ícone Che Guevara. Quem conhece CUBA sabe que a idolatria ao mito Che Guevara é artificial e falsa. Che , argentino que se uniu a Fidel e ajudou na derrubada da democracia cubana e elevação de Fulgêncio Batista, o sargentão sanguinário, que posteriormente foi derrubado pelo próprio Fidel Castro. Poucos sabem deste sútil detalhe. Eles participaram dos dois levantes.
Che era médico e de família rica, mas sempre foi movido pela paixão socialista, muito comum em sua época. Ele era um romântico e sonhador, mas tresloucado e sanguinário. Nas suas biografias existem versões de mortes a sangue frio inacreditáveis. Dizem também que era sujo e fedorento, não gostava de banho e tinha o apelido de Porco Fedorento. A esquerda inquieta não aceita a desmistificação de Che. A idolatria e a foto com pinta de galã de Alberto Korda são alegoria na quimera esquerdista. Já houve até protesto de estudantes apaixonados que não aceitam a antítese ao mito Che. As moças apaixonadas pela foto enigmática e incomum não podem aceitar o galã fedorento.
Che ajudou a destruir Cuba junto com o ditador Fidel, levou cubanos a África e sofreu derrotas históricas. Foi ministro da economia e da indústria, indústria? Sim, acabou de destruir o que Cuba tinha usurpado dos milionários que desfrutavam da ilha na democracia.
Acabou na Bolívia, derrotado. Queria implantar o projeto cubano na América do Sul, o sonho da década de 60 da igualdade, do socialismo. Ainda bem que foram derrotados.
Ainda existem os que não admitem a derrubada do mito Che, mas ele está mais para o Bezerro de ouro da Bíblia, na minha visão.
Mitos e ídolos são criados e destruídos, acredita quem quer. Alguns são preservados e conservados na história. Contestação sempre existirá, a dialética é saudável. Cabe a cada um julgar os que querem idolatrar.

quinta-feira, outubro 04, 2007

Loteamento de cargos e novas previsões!

1-) Loteamento de cargos

Maria Celina D’araújo é pesquisadora da FGV – Clique e veja
A Revista Época publica uma matéria sobre o loteamento de cargos públicos para políticos. Segundo a revista, 25% dos cargos importantes do país estão nas mãos de partidos e 20% dos mais altos cargos com o PT.
Quem inaugurou a barganha política como é hoje foi o governo Sarney em 1985, a famosa redemocratização do Brasil, que trouxe algumas liberdades democráticas, mas um lixo de politicagem, corrupção e mazelas mais.
No Brasil existem 24.000 cargos de confiança, nos EUA 4.500, na França 500, no Reino Unido 300 e na Alemanha 170- Fonte Transparência Brasil. Precisa dizer mais alguma coisa?
Segundo a pesquisa a prática de troca por cargos para apoio político é velha no Brasil, mas agravou-se desde 1987. No mundo inteiro praticamente com multipartidarismo e democracia a prática é comum, sabem qual a diferença? Aqui os interesses são estranhos e obscuros. A entrega de cargos a políticos mal intencionados e pouco vocacionados gera a corrupção e a impunidade que assistimos aqui e vem piorando ano a ano. Justificam-se no Brasil 24.000 cargos públicos de confiança e importantes? Não, óbvio que não, aqui ou vira “boquinha” para amigos, ou passaporte para o dinheiro ilícito da corrupção. Antes existia isso, mas a finalidade era outra, salvo raríssimas exceções. Como me disse um deputado importante de outro estado: Antigamente era a maioria de gente séria e alguns poucos picaretas, hoje são poucos sérios e a maioria picareta.
O pior governo da história na minha visão é claro como a luz do sol e será julgado pela história no momento certo. Não é o governo do PT não, apesar de termos perdido grandes oportunidades nestes últimos 5 anos com Lula e PT. Na verdade ele herdou muito, coisas boas e ruins.

2-) Previsões econômicas

Recentemente Alan Greenspan lançou A Era da Turbulência e Alvin Tofler a Riqueza Revolucionária.
Já falei sobre Greenspan, mas Tofler, para quem não conhece é um dos magos e gurus da economia. Escreveu o Choque do Futuro e A Terceira Onda.
O que me chamou atenção é sobre a chamada e a abordagem na questão da educação. Para ele “Infraestrutura mesmo é educação”. Concordo plenamente. Coréia da década de 80 e atual, Chile com 20 anos ininterruptos de prosperidade são a prova disso: Só caminharemos com investimentos em educação e tecnologia. Não vejo estas prioridades no Brasil, nem esta consciência, na verdade assistimos gastos públicos sem o resultado social esperado, salvo alguns programas como o Bolsa Família, mas que na minha visão traz mais problemas que soluções.
Assim como Peter Drucker, Milton Friedman e alguns outros próceres, estes dois vêem pregando que uma correção de rumo na economia global será inevitável e saudável ao mundo . As ferramentas de gestão são outras, vide crise da bolha imobiliária atual, mas mesmo assim todos deverão ficar espertos. Quem adivinhar o momento desta ruptura ficará bilionário. O Brasil e a Bolsa de Valores, recordes com mais recordes, virá à baixo quando a prosperidade mundial sofrer o baque e principalmente China ou EUA sofrerem queda na atividade e comprometer o carro chefe mundial que são as comodities. De todo jeito fica a mensagem de quase todos os gurus: Educação, Tecnologia geram prosperidade no médio e longo prazo e sempre haverá ciclos na economia mundial, é lei natural da economia. Isso é mais que previsão, é constatação com provas históricas.