China Cresce 10,7% em 2006 e ameaça a Alemanha no posto de terceira economia mundial.
O Globo- 25/01/2007 - Clique e leia mais
O PIB chinês já é de US$ 2,69 Trilhões. A renda per capita passa de US$ 2.000,00. Eles dobraram o PIB em 5 anos. Geram riqueza, emprego e renda. Exemplo para todos, inclusive nós.
Para se ter uma idéia, se o Brasil mantiver a média de crescimento de 1996/2005 em 2,2%, levariamos 100 anos para dobrar nosso PIB. De 1996/2005 a expansão média mundial foi de 45,6%, a nossa 22,4% - Clique e leia mais- Fonte CNI .
Podemos inferir que eles andam de jato, nós montados na tartaruga!O mundo anda para frente, nós andamos de lado.
A renda per capita Brasil está na faixa de U$ 3.000,00. Maior que a chinesa, claro, mas o importante é a evolução nossa comparada com a deles. O progresso e a prosperidade devem ser medidos pela evolução dos indicadores. Na China antes existiam duas castas, os miseráveis e o poder. Hoje existe uma pirâmide social. Oportunidade para todos.A pseudo justiça social do comunismo agora está nascendo.
Mesmo sendo polêmica a questão de aplicar crescimento econômico como sinônimo de desenvolvimento, não é imprópria esta avaliação. A geração de riqueza é a base para aumento de renda e geração de emprego. O resto é conversa.
Claro, o crescimento deve ser sustentável, mas ele alavanca todos os indicadores.
Renda per capita alta não quer dizer sinônimo de igualdade, vide países do oriente médio, mas com certeza a evolução da renda mostra que a riqueza está tendendo a distribuição. A perspectiva de justiça social é real.
Os números dizem tudo, triste comprovarmos a realidade, saindo da teoria para a prova efetiva do problema no caso brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário