Entretanto é preciso considerar o seguinte:
- Estas previsões podem ser anteriores ao agravamento do problema europeu, isso quer dizer que ainda não está claro que este problema vai interferir na performance global da economia.
- O Brasil é caso especial, por tudo que foi feito ao longo dos anos, desde a década de 70, uma coisa porém nós pecamos, é só ver a postagem anterior: O problema da infraestrutura.
- O mundo se recuperou, isso é fato, alguns países passam por problemas, mais estruturais do que conjunturais da crise de 2008.
- Os saudosistas do socialismo pregaram a volta da intervenção do governo no mercado e mais estado quando explodiu a crise de 2008. Agora, com os problemas europeus, estamos vendo que o "well fare state", o estado patriarca e solução de todos os males é uma das razões dos problemas da Grécia e mais alguns países europeus.
Isso ai, o otimismo permanece, particularmente não creio que a crise européia vai travar a máquina global que começa a ganhar força. Uma simples razão: O esforço fenomenal e os recursos despendidos na crise de 2008 não podem ser desconsiderados agora, ou seja, eles farão qualquer coisa para salvar estes países com problemas, sob pena de ter jogado toda ação de 2009 no lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário