Outra postagem fala do viés de alta de Aécio, agora declarado não candidato. Clique e leia
- Aécio pode voltar atrás? Acho que pode, em política nada pode ser imutável, vide exemplos ai de adversários que se tornaram aliados e até amigos.
- Serra quer Aécio de vice, eu acho que ele não vai, mas em política tudo é possível.
- Aécio seria (ou é) melhor candidato que Serra, ele é menos conhecido e por que é conhecido tem uma boa cristalização das intenções.
- Ciro pode se animar com a saída de Aécio e pode ser problema para Dilma.
- Dilma é neófita, mas vai levar vantagem com isso quando os escândalos e o desgaste da classe política for explorado na campanha, lembrem-se que na campanha serão jogados os escândalos todos, desde o mensalão do PT ao do PSDB aqui em Minas e do DEM em Brasília, isso é inevitável. Hoje o povão mesmo não está avaliando este desgaste, quem não for político levará vantagem como nunca aconteceu antes.
- Considerando que há desgaste, a renovação no legislativo é sempre em torno de 25% a 30%, em 2010 deve ser maior.
- Serra ficou em sinuca de bico, se ele tinha planos de não ser candidato e enfrentar a eleição de SP (teoricamente mais fácil) ele agora terá que agir. As primeiras declarações dele foram se esquivando ainda da eleição de 2010.
- Aécio pode voltar fortalecido se houver mudanças de rumos novamente. Será que isso não pode ter isso uma grande jogada deles? Acho que tudo é possível.
- A novela continua. Política tem certa lógica, mas nem tanto. Vamos acompanhar.
- A situação de Dilma é tranquila pelo apoio de Lula, dele e não do PT. Ela tem temperamento explosivo e arrogante, isso pode atrapalhá-la. Nem sempre marqueteiro dá jeito nestas coisas.
- A transferência de votos é coisa complicada. Já postei aqui sobre o caso do Chile, lá a Bachelet tem 80% de aprovação e perdeu o primeiro turno, pode perder no segundo também. Muitos não acreditam na transferência pura e simples de votos de governantes para candidatos. Pode ser.
- Eleição, na minha opinião, se faz hoje(no passado foi um pouco diferente) com dinheiro, carisma do candidato(ai estão propostas, facilidade de comunicação, etc.) e uma ancora, que chamo de entidade de classe, apoio de governo e fatalmente utilização da máquina do poder(isso se dá em todos os níveis, municipal, estadual e federal). Dilma terá fortemente dois deles, o carisma é ainda questionado por vários analistas políticos, vamos ver, mas em termos de carisma podemos equipará-la a Serra facilmente. Ela inclusive terá coisas que Serra não terá, dai, na minha visão, seu favoritismo.
- Eleição e mineração só após a apuração dizem aqui em MG, mas com o tempo as coisas vão se ajustando e mostrando tendências. A saída de Aécio pode zerar linhas de raciocínio de muitos, eu acho também.
- Uma coisa tenham certeza, Aécio tem instinto e sabedoria política, coisa de mineiro e da escola do PSD chamada aqui de pessedismo. Nunca subestimem isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário