a CNT com o instituto Sensus fez uma pesquisa, que considero a primeira, para 2010- Clique e veja.
Fica claro o seguinte na minha visão:
- Ainda é cedo para prognósticos, mas os atores são colocados em cena.
- Serra tem resquícios da eleição de 2002 e 2006, não poderia aparecer de outra forma, além de que São Paulo é o estado mais populoso e ele tem boa aceitação.
- Aécio aparece bem em todos os cenários. Ele vai enfrentar uma batalha dura para ganhar de Serra no PSDB. O partido é paulista e a plutocracia que manda no Brasil também. Ele sair do partido e ir ao PMDB, acho pouco provável. O PMDB não é confiável, lembra-se o que eles fizeram com o Itamar Franco que perdeu na convenção e não saiu candidato?
- Aécio pode junto com outras figuras ilustres e bons políticos fundar um novo partido. Tancredo começou assim com o PP e acabou presidente derrubando os militares. Será que a história se repetirá? Acho que esta é uma tese de boa defesa. No máximo em meados de 2009 este quadro deve ser desenhado pelos políticos.Vamos ver.
- Ainda acho que vão discutir uma prorrogação do mandato de Lula. Ele nega e uma nova eleição fica cada vez mais longe, mas uma coincidência de eleições em 2012 atenderia todos envolvidos. Porque não? Acho que pode ser uma boa tese para defesa também.
- Lula tem a aprovação de 71%, ele bate recorde após recorde. Não acho que os problemas mundiais econômicos em 2009 afetarão o Brasil a ponto de cutucar Lula, ele é sortudo e tem estrela, mas inegavelmente, o céu não será de brigadeiro como foi desde 2003 seu primeiro ano como presidente.
- Ele com toda popularidade não elegerá quem quiser, as eleições últimas mostraram que as premissas são outras. Ele será importante cabo eleitoral, mas o canditado terpa que ter carisma, dinheiro e outras virtudes, além de sorte, claro. Se as pessoas não acreditam em sorte, podem acreditar, na política é um dos componentes, apesar de eu achar o mais importante hoje é o dinheiro e segundo o carisma e a capacidade de comunicação. Digamos: 50% estrutura e grana, 30% aspectos pessoais, 10% apoios, 10% sorte. Ilação minha.
- Heloisa Helena e Ciro aparecem, mas não acredito neles. A Dilma terá batalha dura no PT, mas fica difícil enxergar outro nome, Serra é barbada, mas Aécio não se conformará fácil, mas aceitará numa boa e será o senador mais votado do país, voltando em 2014 no enfrentamento com Lula.
- Claro que o tópico acima fala do fim da reeleição. Isso ai parece certo, mas pode ser a moeda de barganha para prorrogação dos mandatos. Podem anotar ai.
- No cenário de Minas, por onde passará a eleição federal, Pimentel é forte, mas precisa ter mais visibilidade nestes anos seguintes de ostracismo já que larga a prefeitura em Janeiro. Dizem que tem propostas do governo federal e estadual. Acho que ele fica aqui em uma super secretaria para Região Metropolitana que Aécio criará. Vamos esperar para ver.
Isso ai, o ano está quase no fim, ou melhor acabou. A pauta política começa seu aquecimento para 2009 e 2010. Vamos acompanhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário