Primeiramente vale a pena ver este link: El Pais. Mostra uma animação perfeita do acidente, com detalhes e qualidade melhor que qualquer veículo nacional.
A Veja solta informação a respeito do erro do piloto. Quase certo, mas insisto, este tipo de tragédia só acontece com erros silmutâneos e vários.
Vamos lá apontar em tese as falhas:
1-) O piloto pode ter errado segundo a veja
2-) A TAM deveria ter arrumado o reverso, aliás a manutenção da TAM tem sido duramente criticada.
3-) A pista estava inacabada, faltava o "Grooving"
4-) A pista estava molhada e não havia a segurança habitual
5-) O Aeroporto de Congonhas está saturado e é anacrônico.
Ou seja, as medidas tomadas agora deveriam ter sido tomadas antes, só nos preocupamos com a fechadura, depois da porta arrombada.
O caos aéreo permanece, a incompetência e despreparo são nítidos, além das famosas contingências orçamentárias e parcos investimentos em conforto em detrimento a segurança.
Façamos nosso julgamento, quem tem culpa? Apontar o piloto morto é covardia. Todos sabemos se ele estivesse em outro aeroporto o acidente não teria ocorrido.
Sabe, muitas vezes me pergunto, porque aquelas pessoas estavam juntas ali naquele momento? Será que existe mesmo o tal destino?
Uma coisa é certa: Temos que aprender com os erros. Arrumaram um salvador da pátria que parece mais artilheiro de fogos de artifício. Não que o Jobim, ministro da defesa novo, não tenha capacidade, mal o conhece e acho prematuro o julgamento de sua ação e/ou competência.
Uma coisa é certa, a situação é crítica e a causa estrutural, depende de mais gente e mais ação que uma troca de ministro da defesa. Algumas línguas mais ferinas apontam a promiscuidade entre regulados e reguladores como uma das piores mazelas do setor, será?
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