IMPOSTOS - Fonte IBPT - Clique e acesse o site
Para você, brasileiro que trabalha o ano inteiro, o ano começa para valer a partir de 27 de maio. Pelos cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), os quatro meses e 26 dias anteriores correspondem ao tempo que o brasileiro trabalha só para pagar impostos. Foi isso mesmo que você leu: são 146 dias para pagar os impostos federais, estaduais ou municipais.
O estudo, que o IBPT acaba de concluir, estima para este ano um novo recorde para a carga tributária: os impostos sugarão 40,01 % do rendimento bruto do trabalhador. No ano passado, o percentual foi de 39,72%.
Comparado com a média dos anos 70, hoje trabalha-se praticamente o dobro do tempo para se pagar impostos.
Aqueles que estão na faixa de rendimento entre 3 000 reais e 10 000 reais mensais são os que carregam o fardo mais pesado. Mandam 42,7% para o ralo dos impostos. Em seguida, vem os que estão acima dos 10 000 reais mensais: 41,73%. Quem tem rendimento mensal até 3 000 reais mensais pagam em média 38,7%.
Se isso serve de consolo, numa comparação com sete países só estamos melhor do que os suecos e os franceses, que trabalham em média 185 dias e 149 dias por ano, respectivamente, para pagar seus impostos.
Fala sério!
Nenhum comentário:
Postar um comentário