8,25% do eleitorado recebeu oferta de compra de votos, aponta pesquisa -
Folha Online 07/02/2007 - Clique e leia
É triste, mas o retrato do Brasil. Não é de hoje que várias pessoas denunciam o uso brutal do dinheiro para compra de votos, direta ou indiretamente. Esta pesquisa mostra que 8,25%, 8 milhões de eleitores receberam propostas. O Paraná, minha surpresa, foi onde aconteceu o maior indice, 22%. Em tese, imaginariamos que o norte e nordeste, por serem mais pobres teriam mais problemas. Engano, o petisco dos corruptores são jovens nem sempre pobres ou sem instrução.
Aqui em Minas desde 1982 o dinheiro corre solto nas eleições, muitos políticos vocacionados e sérios foram colocados para fora pela "tsunami" dos endinheirados, políticos que entram para benefício próprio e sem compromisso com as comunidades de onde tiram votos.
Tem uma história famosa e verdadeira de um político comprador de voto e quando já em Brasília,foi cobrado pelas lideranças de uma cidadezinha onde fora o mais votado, ele respondeu: "Meus votos? Comprei e paguei, não devo mais nada a vocês".
Fora a falta de escolaridade e cultura para o eleitorado, este fato é grave e já notório nos meios. Agora uma pesquisa traz o assunto a baila. Espero que a classe política séria e comprometida pense na reforma política tão importante para o futuro deste país.
Uma das causas dos péssimos congressistas em Brasília é esta. A imagem do congresso vai ficar cada vez pior, e podem acreditar, em todos os níveis da eleição, desde vereador até senador.
Sabe, talvez o voto facultativo possa ser uma das primeira mudanças que necessitamos.
Um comentário:
Queridos Amigos
Desde de cedo estou preparando uma postagem que creio ser de utilidade à todos e espero que vocês gostem.
Seu blog consta dessa minha postagem, mas espero que você descubra muito mais do que isso.
Amo todos vocês!
Beijos
SôniaSSRJ
Postar um comentário