1-) A recuperação de Lula
Já disse várias vezes que Lula tem estrela e algumas qualidades, principalmente a esperteza que bem usada é virtude incomum. Não serve para ser presidente, mas demonstra que tem estrela e sorte.Desde 1997 não temos globalmente uma situação favorável ao país como ano passado e provavelmente este ano com ecos até 2010.
A exposição dele na mídia somados a fatores positivos no contexto econômico, digo, no bolso do cidadão, são fatores que explicam parte esta recuperação.
Alguns fatos importantes:
1-)Gastos na mídia e propagando do governo batem recordes e em 3 anos superam os 8 de FHC.
2-)Volume de crédito habitacional da CEF fecha Janeiro em número recorde: O volume de Janeiro de 2006 foi 94% maior que Janeiro de 2005 e em São Paulo este número chega a 130%.
3-)Há redução nos preços das carnes de frango e bovina em Janeiro que devem se sustentar por mais algum tempo.A carne de frango teve redução de 26% e a bovina de 17%.
Só para citar estes dois exemplos, atípicos para a época, mas favoráveis ao governo.Fatores exógenos e pouco dependentes da gestão do governo colaboram e corroboram esta estrela de Lula.
A economia mundial continua bem e as perspectivas são ótimas. A reboque de China (Crescimento de 9% em 2005 e projeção de crescimento médio de 8% a.a. até 2010) e Índia (8% em 2005 e muito fôlego até 2010), os ventos favoráveis na economia global são firmes e fortes ajudando o Brasil.Os paises ditos emergentes da Europa, Ásia e América Latina também projetam crescimento até 2010 acima da média mundial que em 2005 ficou 4,5%.Este contexto é favorável ao Brasil e deve ser mais bem explorado, mas infelizmente não estamos acompanhando este ritmo andando na contramão da prosperidade mundial e as projeções para 2006 continuam na mesma batida.Colhemos resultados da festa econômica globalizada, mas poderíamos aproveitar mais.Temos potencial para nos equipararmos a China e Índia em várias premissas, sendo melhores em algumas.
Lula não está morto e vai lutar com sua garra contumaz pela manutenção do poder, é natural, ninguém entrega poder de mão beijada!Acho que a campanha eleitoral deslanchada e casos ainda submersos como dos amigos Okamoto,Roberto Teixeira, Duda Mendonça e alguns que podem e devem aparecer vão trazer de volta a crise política com a avidez da oposição para tal.A rejeição de Lula, alta historicamente, esta estanque, mas vai crescer e ai que confirmo minha tese:ELE NÃO SERÁ CANDIDATO!
A única chance de ele voltar um dia ao poder e ter liberdade para pregar que seu governo foi o melhor da história é ele não ser julgado pelas urnas neste momento.Pessoas próximas de Lula dizem que é enfadonho e massante encontro com o presidente que se derrama em números estatísticos preparados por sua assessoria pregando que o governo dele é o melhor da nossa existência.Começam a surgir chacotas do tipo: Temos agora o Lula Álvares Cabral que redescobriu o Brasil.Precisa comentar algo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário