Assuntos que me interessam: Política, Meio Ambiente, Economia, Tecnologia, Internet e um pouco de filosofia.
sexta-feira, janeiro 20, 2017
A posse de Trump. O que virá a seguir?
Trump é polêmico, falastrão e estopim curto? Pode ser.
Ele senta hoje na cadeia do homem mais poderoso do mundo.
A posse hoje do 45º presidente dos Estados Unidos.: Clique e leia
Trump venceu a cúpula do partido republicano, a imprensa americana (toda contra ele até hoje) e a máquina do governo Obama. Ou seja, não é qualquer um que consegue isso.
A vida dele é de vitórias e mesmo sendo rico herdeiro multiplicou a fortuna do pai. Tem negócios no mundo todo e já quebrou 4 empresas, ou seja, experiência ele tem de sobra, na alegria e na tristeza.
A crise de 2008 foi devastadora e muitos acham que foi o Obama que salvou os EUA e o mundo. Errado. Ben Bernanke o presidente do FED na época, com o doutorado na crise de 1929 , foi o verdadeiro salvador do globo. Soube administrar os erros e nos salvamos.
Os EUA se recuperaram, pela resiliência e potência do pais, mas não voltou aos níveis antes de 2008. Isso foi mal apara Obama. Se a economia estivesse muito bem, Hilarry ganharia.
Pois bem, Obama é carismático e articulado. Parte do passado será julgado pela história. Como todo governante tem erros e acertos, mas acho que a história será boa para ele, até porque foi o primeiro presidente negro da história americana.
Ronald Regan- Clique e leia, nos anos 80 ganhou a eleição de Jimmy Carter, democrata que tentava a reeleição. Inflação a 15% foi mortal para Carter.
Regan foi combatido e desprezado por todos e pela mídia. Foi um dos grandes presidentes americanos. Domou a inflação que caiu para 3% e fez o país crescer. Junto com Margareth Tatcher - Clique e leia , a dama de ferro que colocou a Inglaterra nos eixos, fizeram uma grande e próspera revolução conhecida como neoliberalismo. Ainda bem. O well fare state dá lugar ao mercado. Na época os sindicatos, a esquerda e os céticos foram a loucura, mas o modelo prosperou e muito criando nos anos 90 (até a bolha das ponto com) e anos 2000 até 2008, grande liquidez e riqueza global.
Ciclos existem e precisam ser administrados. Da prosperidade deve ser prolongado, da pobreza encurtado.Aqui pode entrar os governantes.
Trump deve, na minha modesta visão, pegar uma nova onda positiva global. A esquerda perde terreno e uma onda liberal ( que breve será nominada pela esquerda) deve vir.
Anotem ai. Trump pode ser um dos protagonistas desta onda e se beneficiar dela inclusive.
Ele precisa se adaptar à cadeira onde irá sentar a partir de hoje. Saber separar o interesse dele privado do público. A sociedade americana vai ficar atenta e vigilante neste sentido.
Precisa tomar calmantes para não comprar confusão com todo mundo, político engole sapo, faz parte do jogo.
As promessas de campanha ficaram no passado, as do boquirroto presidente eleito também, agora o jogo é para valer. Ele saberá jogar. Podem apostar.
Chance de confusão global é muito remota. Aliança Rússia e EUA é saudável. A China é a potência que engole o globo e com certeza respeitará esta aliança e o novo presidente empresário.
Protecionismo? Frear a globalização? Esquece. Estes fenômenos são parte de um processo e não de um projeto. As nação são interdependentes, interligadas, irmãs siamesas que estão vinculadas. Não há como se isolar no planeta. Nem Coréia do Norte e Cuba , últimos remanescentes da esquerda anacrônica, conseguiram isso.
O erro dele é prometer a volta da industrialização. Errado. A desindustrialização- Clique e leia é processo mundial, promovido pela tecnologia, produtividade e mudança nas premissas com a informação e conhecimento que regem o mundo.
Quem esperar a volta da triunfante Detroit dos anos 50 e 60, vai quebrar a cara, mas alguma coisa pode se será feita.
God bless América e o presidente eleito. A locomotiva mundial precisa de gás e força para seguir regendo o mundo, na liberdade e democracia que todos queremos.
Fica aqui registrado. Trump tem chance e deve ser um dos grandes presidentes da história americana.
Impechment, assassinato, renúncia? Parte do jogo democrático e tudo pode acontecer, mas ainda aposto no empreendedorismo, experiência e perspicácia dele.
#gotrump #godblessus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário