Minhas impressões:
- Dilma ainda é favorita, mas perdeu terreno e os ganhos de Serra foram mais significativos desde a derrota no segundo turno.
- O Ibope afirma que não é possível dizer quem vai ganhar a eleição, isso é ruim para Dilma e segundo analistas eles batem cabeça na campanha dela, enquanto Serra é tomado de ânimo e otimismo.
- A diferença não são 6%, são na verdade 3%. Isso poderia estar na margem de erro.
- O voto de Dilma é bem "cristalizado", mas 15% admitem trocar de voto.
- Serra bate pesado nos casos de corrupção e nepotismo, ele não tem nada a perder.
- Dilma parece querer assumir a sua identidade, Lula não deve agregar mais nada, ou seja, já fez o que poderia fazer, será?
- O primeiro debate mostrou Dilma agressiva, isso pode ser um sintoma de mudança de estratégia por saber que está em processo de desvantagem, afinal, bater é para quem está atrás e não na frente.
- Serra deve trabalhar o Sul, Sudeste, principalmente MG, SP e PR onde tem os governadores eleitos no primeiro turno.
- Aécio pode virar a eleição em MG? Pode, amanhã ele reunirá centenas de prefeitos. Viajei na campanha apoiando nossos candidatos e percebi que as lideranças não estavam preocupadas com a eleição presidencial, agora é diferente.
- Serra deve tentar virar o voto das pessoas de maior renda e maior escolaridade, este voto tende e pode ser seu, mesmo alguns que votaram em Dilma, ai está a sua chance.
- Serra perde feio no Nordeste e Norte do país, mas ganha nas outras regiões com maior contingente eleitoral. Só os estados que aliados ganharam no primeiro turno valem 53% do eleitorado.
- Duas eleições que assisti e acompanhei mostram que é possível sim uma virada espetacular. Mário Covas x Maluf em 1998 e Hélio Costa x Eduardo Azeredo em 1994. Covas e Azeredo foram ao segundo turno no último minuto da prorrogação, mas conseguiram virar e derrotar seus oponentes. Pode acontecer o mesmo agora? Vamos ver a próxima pesquisa.
Não sei, ainda acho que Dilma ganha apertado, mas definitivamente as coisas começaram a mudar e podem estar a favor de Serra.
Imaginem depois do show que Aécio deu aqui na eleição, se ele consegue virar MG onde Dilma ganhou? Ele é realmente fora de série, político sem igual e pode se transformar no maior de todos, seja quem ganhar, mas virando a eleição para Serra, será um mito, ou melhor confirmará ser o mito que todos sabemos que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário