Ele substituiu o gênio Allan Greenspan que ficou 18 anos por lá. Alguns acusaram Greenspan de flexibilização com regras do sistema financeiro e foi acusado como um dos grandes responsáveis pela crise de 2008. Crise que termina em 2009, contra diversas previsões. Crise anunciada pelo próprio Greenspan diversas vezes.
Sempre assim, as pessoas não enxergam que Greenspan administrou crises gravissimas, especialmente o impacto do 11 de setembro nas finanças globais. A crise de 2008 esteve rondando o mundo por muito tempo, eclodiu em outubro de 2008 e foi muito bem administrada. O comandante foi Ben Bernanke, substituto de Allan Greenspan.
A especialização acadêmica de Ben Bernanke foi a crise de 1929. Ele sabe que o crash de 29 foi um grande aprendizado e poderia ter sido evitado por ação do governo.
Na época havia os "liquidacionistas", como ainda existem, e os que pregam ação firmes do atores regulatórios e responsáveis pelas políticas econômicas governamentais. Venceram no caso de 1929, os "intervencionistas".
Hoje venceram os "intervencionistas" debaixo de críticas e do fantasma da volta de socialismos e economias planificadas.
Bernanke conhecia o assunto, colocou dinheiro público, liderou uma ação mundial coordenada e competente. Estamos ai, vendo que a tempestade ainda existe, mas é fraca e breve retomaremos aos ventos da riqueza global. Redundância minha falar nas premissas da nova economia, mas elas foram usadas e muito bem administradas em 2008. Vamos retomando a normalidade e esperando o próximo problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário