segunda-feira, outubro 06, 2008

Pânico no mercado?

As bolsas mundiais desabam hoje, clique e leia. Aqui após queda de 10%, foi acionado o "circuit breaker", mecanismo que suspende os negócios para o mercado se acalmar. Voltaram os negócios e a bolsa de valores caiu mais 15%, agora está em 37.000 pontos. Lembre-se, estava em 70.000 mes passado.
A crise é de confiança, a bolha da liquidez gera agora uma incerteza nos operadores, a maioria tenta minimizar o prejuízo e a pressão vendedora faz o mercado despencar alimentando o pavor e o medo.
Os preços ds ações estão chegando no lugar, a crise do crédito será temporária, mas seletivo.
Não acho que seja motivo de pânico, como já disse e readirmo, não será a primeira e nem foi a última, as forças naturais da economia fazem isso, a ciclotimia. A confiança é o problema agora, mas breve será restabelecida, quanto tempo? Díficil dizer, mas creio que um ou dois trimestre no máximo.
As lições ficam e o prejuízo para alguns também. Pode saber, que mesmo nesta volatilidade maluca como o caso de hoje, os profissionais e jogadores ganham rios de dinheiro.
A mídia insiste no fim do neoliberalismo, Delfim Netto em entrevista disse que nem sabe o que é isso, é um neologismo criado pela esquerda para atacar a liberdade de mercados livres.
Ainda com todas as crises que vivemos e ainda vamos enfrentar, sou mais o mercado livre de intervenções. Não deixo de repetir: As forças naturais se ajustam, as humanas são falíveis e distorcidas. Os sistemas de bancos centrais foram muito relaxados com o mercado criativo dos derivativos, agora a conta está sendo paga.
A mesma força natural que cria os movimentos de alta e baixa pela pressão compradora e vendedora vai arrumar o mercado, podem anotar ai.

Nenhum comentário: