quarta-feira, dezembro 14, 2005

14/7- FMI - Eleição 2006

1-)Brasil antecipa pagamento ao FMI

Temos que tecer loas a medidas do governo que as merecem. Esta antecipação ao FMI de US$ 15 bilhões que venceriam em 2007 é coisa boa para o país.Além de aumentar o limite de crédito para eventual necessidade futura, ainda economizaremos US$ 900 milhões de juros. As reservas estão altas e podem ser aproveitadas sem comprometer a segurança financeira da nação.Boa medida, tem nosso apoio e elogio.

2-)Alkmim assume candidatura a presidente em 2006.

Hoje tive um pressentimento que o quadro da eleição de 2006 está formado. Os "players" já estão lançados. Na minha visão hoje:
PT-Lula não será candidato, mas estará detrás da candidatura de Ciro Gomes ou Alencar, talvez com o PT fazendo o vice.
PSDB- Cresce minha convicção que Aécio será o candidato, mesmo com a garantia da reeleição aqui em Minas. Serra não sairá da prefeitura e Alkmim não é o candidato para derrotar o PT e seus aliados.O apelido, "Picolé de Xuxu" fala por mim.
PMDB-Pode ter candidato próprio,mas acho difícil. O PMDB é constituído por vários grupos e apoiará outros candidatos. Pode fazer o vice da chapa oficial ou até do PSDB.
PFL-Existem correntes falando em candidato próprio. Pode ser, para fortalecer o partido e negociar apoio em eventual e quase certo segundo turno.César Maia não será.As chances de negociar uma vice candidatura são mais fortes dentro do Perfil e da lógica "Pefeliana".
PDT- Deve lançar Cristovam Buarque que será coadjuvante.
PSOL- Heloisa Helena será a surpresa da eleição,não para vitória, mas com enxurrada de votos, principalmente os de protesto contra a classe política e da esquerda desiludida.
Outros partidos menores seguirão em coligação com os maiores com tendências da chapa oficial agregar mais apoios. Algum "nanico" deve sair com candidatura por satisfação de egos, vaidades e até chances de negociação em segundo turno.
Tudo isso, claro,passa por uma definição da verticalização e de outras regras eleitorais em discussão. A permanência da verticalização principalmente pode desenhar um quadro diferente desse,pois na minha convicção, haverá mudanças, e são necessárias.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Murilinho,
Muito interessante o seu Blog, parabéns.
Gostei muito desta análise do quadro sucessório, mas com a candidatura do Alencar à Presidência pela chapa do PT e do Aécio pelo PSDB, quem vc acredita que seria o candidato mais forte ao Governo do Estado?
Abraço,
Roberto Simão

Murilo Prado Badaró disse...

O Aécio é imbativel aqui. Acho que o Lula não será candidato, mas terá candidato.Na verdade Roberto, isso são sentimentos.Mas estão aqui registrados.Valeu pelo comentário.
Abs