Babemos que lá predomina o desequilíbrio social, a pobreza e a opressão destes países, todos liderados por tiranos, ditadores que se mantém no poder por muitos anos, mas eles agora enfrentam um inimigo poderoso: A internet tendo como armas as redes sociais e a comunicação cada vez mais rápida e universalizada. A liberdade que eles querem é fruto da disseminação da tecnologia e modernidade que os governantes não podem impedir mais.
As premissas, que defendo como base de nossa mudança, velocidade, intangibilidade e conectividade são os inimigos destes governos.
A China ainda luta para censurar alguns meios modernos de tecnologia, sites, canais de debates na net, enfim, eles lutam contra um processo que não poderão impedir. Por enquanto a China vai bem, cresce economicamente e isso alivia a vontade de liberdade para um povo oprimido.
Eu acho que o regime chinês é fruto de uma nova relação entre governo e população, tem muitas virtudes, diferente dos países árabes, mas ainda terão muito que administrar quando enfrentarem crise econômica, parte de um ciclo que virá sem dúvida. Ainda bem que lá há muito que fazer, por muitos anos ainda haverá crescimento e isso é remédio para frear o povo quando ele pedir a liberdade e a democracia. Vamos ver, mas acho que o regime chinês pode levar adiante isso, como na minha tese, esta nova relação entre os atores: governo e povo.
Enquanto isso assistimos os países árabes com as crises políticas, esperadas, claro, e agora inexoráveis na derrota dos governos, ou muito sangue do povo que está certo. A corrupção em regimes fechados é a principal marca deste flagelo que se chama ditadura que por si só é inaceitável.
Escrevam ai: Os governos árabes não têm como segurar mais e vão cair, por bem ou por mal. A China ainda deverá enfrentar este tipo de coisa. Quando? Vai demorar, mas é certo.
O admirável mundo novo faz sua revolução. Definitivamente vivemos na era do conhecimento e na sociedade da informação e a base é a comunicação e a internet fazendo milagres antes nunca imaginados pelo homem. Ainda bem que muito ainda virá para nós, e as mudanças serão feitas naturalmente, mesmo contra a vontade dos ditadores e opressores.
3 comentários:
Além do poder de fogo dessas informações que chegam aos quatro cantos do mundo, em tempo real, acrescento um dado otimista, a população mundial está desgrudando os olhos dos próprios umbigos. Hoje em dia, qualquer fato que ocorra com um, já não afeta só esse um, afeta a todos de uma forma geral. Pode parecer simplista, mas a união faz a força!
Murilo, por que você não mencionou no seu blog de 20 de janeiro de 2009, intitulado “ Memória de Francisco Coelho Duarte Badaró”, a cidade onde seu avô nasceu? Será que é um desmereço para ele ter nascido em uma cidade que quase ninguém no Brasil conhece? Ou você tem vergonha de dizer que seu avô nasceu na hoje pequena cidade de Piranga, próxima a Mariana e Ouro Preto? Ou será que seus pais nunca lhe disseram onde seu avô nasceu?
Meu caro Azevedo Dias, meu pai escreveu o livro e conta a origem de nossa família lá em Piranga, inclusive temos parentes lá até hoje.
Temos muitop orgulho dele ter nascido em Piranga. Aqui no Blog, na postagem fiz questão somente de mencionar alguns fatos dele e minha impressão. Recomendo que leia o livro, Memórias Póstumas de Franciso Badaró.
Abs
Postar um comentário