quarta-feira, março 31, 2010

A bolsa bate os esperados 70 mil pontos


Clique para aumentar a figura.

Seguinte: Postei aqui em janeiro: Clique e leia

Achava que os 70 mil pontos seriam atingidos ainda em março, acertei.
Hoje teve volume e superamos a barreira. Permanece? Não vi análises grafistas, mas acho que agora ela vai. Demorou.

Clique e leia matéria do Terra falando da bolsa hoje.

No mês, o índice subiu 5,5%, enquanto no acumulado em 2010 a alta é de 2,3%.

Este ano ainda não foi tão bom, no mês sim. Ano eleitoral? A bolsa normalmente é de volatilidade, mas acho que o movimento mundial é favorável. China deve bater 12% de crescimento, EUA em franca recuperação com a resiliência característica própria, a Índia "bombando", com trocadilho de Mombai e tudo, o problema atual é a Rússia com os atentados dos alucinados religiosos que não querem nada, só incendiar o mundo.

Acho que vamos rumo aos 100 mil, eu disse março para 70 mil, acertei. Agora vem o feriado, vamos esperar segunda, mas continuo com a minha previsão otimista.

Os 100 mil ainda podem acontecer, mas fevereiro e março derrubaram um pouco a inércia da força de alta. Vamos ver esta barreira, se foi mesmo superada.
O Dólar cai, isso é grana entrando e a bolsa pode ser a maior beneficiária. vamos ver, mas meu "viés" é de alta. Supero os 82 mil que os analistas previram no final do ano. Quem quer apostar?

terça-feira, março 30, 2010

A revolução da internet de graça

Este Filme mostra as maravilhas da revolução virtual chamada internet.
Acho que da humanidade em evolução, esta foi uma das maiores, só não será maior da que já está em curso que é a biotecnologia e a nanotecnologia.
Está em inglês, mas vale a pena ver, existem outros capítulos, mas este tem Bill Gates, o criador da WWW e vários outros atores conhecidos.
O cuidado deve ser com a exclusão digital, mas este filme mostra que breve será tudo de graça, para todo mundo e a exclusão será de máquinas, os PCs com preço em queda pela demanda em alta e a tecnologia em exponencial.
Vamos assistir coisas ainda inimagináveis para todos nós, mesmo os mais visionários.
Um alerta para alguns que ainda teimam em achar que isso é projeto para o "império" como eles chamam os Estados Unidos, a ganhar dinheiro. Isso é processo, não tem volta, é inexorável e cabe ao homem administrar as coisas ruins que advirão deste processo.

segunda-feira, março 29, 2010

Governo prevê crescimento médio de 5,5% do PIB até 2014

Muito bom para ser verdade? Pode ser difícil, mas existem chances sim, com muita eficiência do próximo governo, precisamos é desconfiar do ano eleitoral onde tudo é possível e maravilhoso. Este pacote cheira mais ação eleitoreira e sempre disse que sem investimentos privados não resolveremos, o estado não dará conta.

Clique e leia Olhem só a chamada: O governo divulgou nesta segunda-feira estimativa de que o crescimento médio da economia brasileira no período de 2011 a 2014 será de 5,5%. A projeção faz parte do quadro macroeconômico constante nas previsões de obras de infraestrutura da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Seguinte: Pode ser. Acredito entretanto se as questões da infraestrutura não forem resolvidas, esquece. O crescimento é uma bola de neve, quando mais crescemos mais precisaremos de energia, estradas, portos e aeroportos.

O PAC I não foi executado nem 50% do planejado, o PAC II querem fazer em 4 anos, isso é complicado. Não acredito, infelizmente. Brasília é a ilha da fantasia, as pessoas sentam nos gabinetes e planejam tudo, as lousas aceitam tudo, mas o mundo real é diferente.
Nossa legislação é arcaica, a corrupção é endêmica, estes são os principais percalços.

A lei 8.666 das licitações neste ambiente se faz necessária e o TCU deve ficar atento. O atraso é inevitável.
Muitas vezes estes planos furam, quase sempre. A incompetência aliada a estes problemas derruba o resto.

Uma pena, gostaria de acreditar nisso. Vou torcer.

5,5% de crescimento por mais 4 anos seria o ideal, maravilhoso, saímos no lucro. Já disse aqui, acima de 3,5% de crescimento econômico atendemos as demandas sociais, vide a média do governo Lula e os progressos conseguidos.

Claro que os fatores exógenos, globais devem correr na mesma direção do positivismo, caso contrário fura tudo aqui.

Tomara, se depender de mim isso acontece, mas sempre alertei aqui. NOSSOS PROBLEMAS COM ENERGIA, ESTRADAS, PORTOS, AEROPORTOS, SANEAMENTO BÁSICO SÃO GRANDES DEMAIS, sem solução deles, tudo isso continua sendo planejamento nas lousas iluminadas dos gabinetes de Brasília, e só. Agora nestes dados pode ter uma variável, a ação eleitoreira. Este ano tudo será maravilhoso, as promessas serão intensas e pródigas, sempre foi assim. Portanto, vamos acreditar, mas desconfiando.

Tecnicamente é possível? Acho que sim se os problemas aqui citados forem enfrentados sem rodeios e parte deles corrigido.

Análise da pesquisa eleitoral do Data Folha de março

Já vi gente na internet questionando a lisura desta pesquisa. Tudo bem, as outras também foram questionadas. Na verdade o instituto de pesquisa vive de sua credibilidade, eles podem até direcionar e/ou manipular alguma coisa, mas tem limite.


Seguinte:
  1. Pesquisa não faz prognóstico, mas sim diagnóstico como bem disse o diretor do Data Folha Marcelo Paulino. É "fotografia do momento", mas podem indicar algumas coisas.
  2. Serra estancou a queda e reverteu a expectativa que Dilma iria passar, isso fortalece a sua candidatura.
  3. Esta pesquisa é alento a candidatura de Serra e acende a luz amarela para o PT, Dilma sumirá da mídia a partir de 31/03 e só aparecerá depois da Copa quando efetivamente começará a eleição para o povão.
  4. Alguns dados desta pesquisa que me chamaram atenção:
  • Serra abre boa vantagem no Sul e Sudeste e se mantiver reduz o favoritismo de Dilma.
  • Dilma só ganha no Nordeste (35% a 25%) no Sudeste perde feio (40% x 24%) e no Sul pior ainda (48% x 20%). A diferença na média total de 9% em favor de Serra é exatamente pelas vantagens que tem no Sul e Sudeste.
  • Serra lidera em todas as faixas de renda e níveis de escolaridade
  • Segundo a pesquisa Dilma ainda não é totalmente conhecida e nem identificada com Lula, ou seja, ela ainda pode usar isso ao seu favor pela popularidade de Lula, mas não será tão simples como pensaram e a prova está aqui. Eles acharam que Dilma passaria Serra, na berdade eu também achei pelas projeções das pesquisas anteriores.
  • Esta pesquisa, segundo o Data Folha, mostra que o potencial de transferência de Lula não é o que eles imaginaram.
Minhas conclusões:
  1. Dilma ainda é favorita pela ligação com Lula e os louros que seu governo teve. Já disse, ele deu sorte, teve estrela, mas o eleitor não vai enxergar isso, contra fatos (e eles são positivos como ascensão social, consumo, emprego, etc.) não há argumento. O Brasil definitivamente não foi descoberto em 2003, mas os frutos foram colhidos a partir dai como já postamos aqui diversas vezes.
  2. Dilma não tem experiência e isso pode passar ao eleitor uma imagem ruim, sem falar em seu temperamento que é famoso.
  3. Ele no embate direto com Serra, debates por exemplo, perderá, se faltar pode passar insegurança.
  4. Serra ganha no Sul e Sudeste, o problema será a diferença de votos para compensar os votos do Norte e Nordeste. Minas é estratégica para Serra, São Paulo ele ganha com boa margem e se ganhar em Minas, endurece a eleição independente dos outros estados.
  5. Aécio de vice pode ajudar muito,mas pode se descuidar de Minas e perder aqui, ainda não está tudo resolvido, mas os rumores dele ser vice diminuem, vamos esperar.
  6. As pesquisas podem (eu não acredito) estar com tendências para um ou outro, mas com limites, já disse, acredito na estatística, mas não tanto na seriedade das pessoas, para mim a pesquisa é quente e real, ou seja, Serra pode respirar e tomar novo ânimo.
Pesquisa não ganha eleição, não existe eleição ganha ou perdida antes das urnas se abrirem, portanto, como disse o diretor do instituto, a pesquisa é diagnóstico do momento, tudo pode mudar.
A eleição será dura, mas esta pesquisa mostra que Serra não está perdido, Dilma continua favorita, mas vamos esperar mais.

sábado, março 27, 2010

Eleicao 2010

Depois comento. A chance de Serra por esta pesquisas aumenta. Isso nao
quer dizer que Dilma deixou o favoritismo.

Uma pedra para Dilma, o apoio do MST

Olhem só o que disse o José Rainha, aquele bandido que se diz líder do MST- Clique e leia

Já estamos em campanha e vamos fazer um campo de batalha, no campo, por Dilma.

Acho que é tudo que Serra quer. Tenho certeza que isso vai espantar muita gente séria que poderia votar nela. Clique nas imagens para aumentar.


Ver imagem em tamanho grande

A resistência de Serra que mantém a frente

Olhem a chamada da última pesquisa eleitoral do DataFolha - Clique e leia

Serra mantém a liderança e melhora um pouco com 9% de frente. Isso pode ser resultado de seu posicionamento mais firme em assumir a candidatura.

Pesquisa não ganha eleição, mas o retrato desta última é alentador para Serra.

Acho que pela estrela de Lula e sua associação a ele, Dilma é favorita, mas pode perder sim. A candidata, exposta a mídia, vai dar uma sumida. As projeções que indicavam que ela passaria Serra furaram, isso favorece Serra.

Sempre disse que Dilma é favorita e só, até acho que ela como candidata tem fragilidades que ainda serão exposta durante a campanha. A estrutura da campanha paga pelo PT já começa a inflar a mídia.

Ainda teremos movimentação das peças na cena eleitoral, por exemplo o vice de Dilma e Serra. Se o vice de Dilma for Temer, ela perderá pontos, se for Meirelles ela se fortalece. Se Aécio for o vice de Serra vantagem para ele, pois eles devem ganhar nos principais colégios eleitorais que são Minas e São Paulo.

A guerra vai se afunilando, Serra não está derrotado, a sua luta será enorme, mas esta pesquisa foi uma alento. Considerando que temos Copa do mundo este ano, a eleição para o povão só esquentará mesmo em julho, ou mesmo quando começarem os programas eleitorais.

A dependência de Dilma a imagem de continuidade do governo Lula é total, ai está o problema de Serra, o seu discurso que não poderá atacar o governo se apresentando como renovador.
A dicotomia deste discurso será um complicador, mas vai ser interessante.

Não decidi meu voto, tenho minhas preferências, mas vamos aguardar mais. Continuo com minha posição do favoritismo de Dilma, mas isso não significa que ela já ganhou a eleição, pode ser barbada, mas já vimos muitas barbadas perdendo páreos prontos e ganhos.

quinta-feira, março 25, 2010

Quatro assuntos rápidos- Déficit - Aécio vice - Julgamento em São Paulo e a pauta da eleição

1- Déficit Externo- Olhem a coluna de Antonio Machado falando do déficit- Clique e leia - Como já disse o problema não é bem problema e deve ser administrado. O perigo é o ano eleitoral e aumento maior ainda dos gastos públicos. Em junho, se não me engano, é proibida uma série de ações do governo por ser eleitoral, mas isso não nos garante nada.

2-) Serra visitou Aécio. Crescem rumores que ele será o vice de Serra. Na minha opinião vai para o sacrifício, mas pode ser o alento que a candidatura do PSDB precisa para lutar pela vitória e quem sabe até ganhar. Já disse, se eles forem bem em Minas e São Paulo, com Aécio tem tudo para ir, podem virar. A campanha contra Dilma será pesada, na internet já circulam coisas que mais tarde ou mais cedo chegarão ao povão, é preciso ver como será a reação deles. O que faz Dilma favorita, na minha opinião, é a identificação com o continuidade do governo Lula e a falta de opção de um discurso para a oposição, só isso.

3-) A exposição da mídia deste julgamento da menina Isabella Nardoni é sensacionalismo ou falta de assunto. Pelo visto, na época do caso, o casal é culpado e não terão perdão. Vai ai minha previsão. Condenação por vários crimes, sem choro. Ouvi uma tese de um juiz, na TV claro, que a defesa pode mudar a estratégia e tentar reduzir a pena mudando o tipo de crime. Será? A justiça no Brasil é uma piada, com todo respeito as pessoas sérias que dela fazem parte, mas este caso é fato consumado. A imprensa dar esta cobertura é falta de assunto ou sensacionalismo, com toda comoção que o caso causou e ainda causa.

4-) Em 31 de março acabam prazos de desincompatibilização de potenciais candidatos. Isso acaba com alguma especulação. Sei que em abril a pauta da eleição nacional e estaduais vai começar a entrar firma na mídia e nos meios que discutem isso. Até aqui as coisas andam mornas e só que tem envolvimento direto participa. O povão vai começar a entrar em campo.

terça-feira, março 23, 2010

O que dizem as pesquisas eleitorais?

Eu já coloquei minha opinião, sem que isso seja minha opção. Estou na dúvida, voto é secreto.

Por tudo que tenho dito aqui, Dilma é favorita, quase barbada. A chance de Serra é uma performance excepcional em São Paulo e Minas para que a diferença que Dilma terá no Norte e Nordeste seja superada. No Sul acho que ganha Serra, mas a diferença será pequena, ajudará, mas ele está na mão de Minas e São Paulo. Como foi bom governador lá e voltou este assunto de Aécio ser vice, vamos ver, mas ainda assim será uma batalha duríssima para eles.

Olhem os que os diretores dos 4 mais importantes institutos de pesquisa disseram:

Clique e leia no Blog do Noblat- Acho que as pesquisas são dinâmicas, mas eles têm lógica e tendências. Serra pode virar o jogo, mas é difícil e será cada vez mais. Aécio de vice pode ajudar, mas ainda assim não transformará a eleição em condição mais fácil para eles. Aécio em Minas e Serra em São Paulo podem virar se se saírem muito bem, mas não esqueçam que existe Lula para o contraponto. Dilma vai agregar pouco, na minha visão, sua virtude a ser mostrada será a identificação com Lula e a continuidade do governo dele.

A eleição pode ser decidida no primeiro turno, se Serra não afinar um discurso e uma estratégia muito bem feita. A plutocracia e a mídia, que poderiam pender e ajudar um dos dois, estão e serão neutras. Como já disse aqui, tem muito empresário que teme mais Serra do que Dilma.
Os embates dele com Malan são lembrados por muitos. Ainda, como eleitor consciente, não podemos julgar Serra e suas propostas, mas o vaticínio está ai, estou curioso para ver se mudo minha opinião.

O déficit em conta corrente é recorde histórico, e dai?

Quando fechamos o Balanço de Pagamentos (é balanço mesmo, balança é a comercial que mede as importações e exportações) temos um saldo final que chama-se déficit ou superavit nas transações correntes. No final das contas é quanto entrou e quanto saiu de dólar do Brasil.
Clique e veja a notícia.

Em fevereiro deste ano tivemos um recorde histórico, desde 1947 não acontecia isso, mas e dai?

Seguinte: Não é de todo mal, tem mês que podemos ter déficit ou superavit. No final é o importante. O cambio derrubou a balança comercial e os gastos externos aumentaram basicamente, isso provocou o déficit.
É aceitável tecnicamente um déficit de torno de 3% do PIB. Se o BC elevou as projeções deste ano de US$ 40 bilhões para US$ 49 podemos tirar coisas boas dai. O Brasil está em crescimento, existem entidades dispostos a financiar este déficit, temos reservas de US$ 240 bilhões, e o consumo no exterior bateu também recordes, ou seja, mais gente gastando lá, o que não é de todo mal no mundo globalizado e na situação das pessoas em ascensão social aqui dentro.

Isso é natural, para 2010 estima-se que este déficit pode chegar a 2,5% do PIB, mas tem uma bela notícia. O investimento estrangeiro superou a média mensal de US$ 2,7 bilhões e bateu a casa dos US$ 2,9 bilhões. A bolsa agradece, mas o ideal mesmo seria fechar o ano com superavit e coberto pelos IED (Investimentos Estrangeiros Diretos).

Os fundamentos estão bons, a gestão precisa ficar na ponta da rédea como dizemos, ano eleitoral, potencial de crescimento de 5% com riscos inflacionários, enfim, o BC não pode vacilar.
O déficit nas contas não pode também coincidir com o constante aumento dos gastos públicos, principalmente custeio. Eles contigenciaram agora um bom dinheiro,mas não tocaram na ferida dos gastos públicos que só fazem nos deixar em risco.

O déficit de fevereiro mostrou coisas boas e ruins, mas o BC deve ficar em alerta permanente para não desandarem muitos avanços que tivemos. Ano eleitoral é um perigo, sempre.

segunda-feira, março 22, 2010

A chance de Serra ganhar a eleição

Tenho dito que Dilma é favorita. Lula colhe os frutos de uma situação que vem desde a década de 70. Alguns podem negar, mas com um pouco de lógica e análise dos dados e parâmetros econômicos podemos comprovar isso.

Acontece que não existe eleição perdida de véspera. Mesmo não achando Serra um candidato carismático, neste quesito ele não perde nem ganha de Dilma, Serra é preparado e tem experiência eleitoral. Acho que em debate e nos programas eleitorais ele vai se sair bem, o problema é o discurso que adotará. A estratégia tem que ser muito boa. Na minha visão, Dilma vai ficar menos exposta do que Serra na retórica, debates e comícios.

A verdade é que Serra pode ganhar sim, mas ele depende de sair de São Paulo com um boa diferença e ganhar em MInas Gerais, o que é possível também.

Olhme os números do eleitorado no Brasil em duas postagens que diz em 2009 analisando que Aécio era melhor candidato.
Clique e leia- a análise e se qusier ver o eleitorado com dados do TSE clique aqui.

A lógica para uma vitória de Serra tem alguns componentes:
  1. No Sul do Brasil (RS, PR, SC) ele deve ganhar de Dilma, vantagem pequena, mas acho que ganha.
  2. Em São Paulo, se sair com uma grande vantagem, também é possível, e Minas Gerais precisa ganhar. Alckmim contra Lula, perdeu e Minas e ganhou em São Paulo.
  3. Se Serra abrir boa vantagem em Minas e São Paulo, o Nordeste e Norte que devem votar em peso na Dilma podem não dar a diferença e ele ganhar em eleição apertada. O problema será Bahia (9 milhões de votos) e Rio de Janeiro (11 milhões). Estes dois estados devem dar vitória a Dilma, pelo apoio dos governadores atuais principalmente.
  4. A abstenção e votos em nulo deves ajudar Serra. O eleitorado típico da Dilma perderá mais votos do que o de Serra.
Vamos chutar então. Se Serra abrir em Minas e São Paulo frente de 5 milhões de votos ele pode ganhar a eleição. É possível? É , mas é difícil e ainda mantenho minha visão do favoritismo de Dilma.

O papo forte que circula aqui é que Aécio pode ser o vice dele. Esta estratégia pode dar a vitória deles em Minas, São Paulo é quase certa. Se eles trabalham bem Bahia e Rio, e Aécio na chapa vai reforçar o time dele nestes estados, a coisa pode mudar.
O Norte e Nordeste não ganham a eleição, Dilma deve sair de lá com 70% dos votos válidos, anotem ai, mas São Paulo e Minas podem virar o jogo.
Façam suas apostas, mas Aécio de vice de Serra e uma estratégia bem feita na Bahia, Rio e Sul do Brasil podem começar a mudar o jogo.

Como sempre falo aqui, o ruim não é mudar de idéias, mas não ter idéias para mudar. Serra quando entrar em campo pode mostrar seu jogo, e eleição é isso, pode ter lógica, mas esta lógica pode mudar, como as nuvens, dizia o velho Magalhães Pinto.

sábado, março 20, 2010

As vítimas fatais da Guerra Fria

fotohistorica4um6.jpg

Esta foto dá uma noção das atrocidades cometidas pelos regimes ditatoriais de esquerda que causaram guerras e flagelo no mundo

A Guerra Fria começou depois da segunda guerra mundial em 1945. O poderio bélico da Rússia e dos Estados Unidos foi se intensificando e os anos 50 e 60 foram marcados pelo auge desta guerra, que na verdade nunca existiu no contexto armado de fato entre os seus principais atores.

Vamos dizer que a Guerra Fria foi a ameaça constante de belicosos líderes soviéticos, Joseph Stalin (1924 a 1953) e Nikita Kruschev (1963-1964). Eles queriam exportar a revolução comunista para o mundo. As coisas começaram a se acalmar por dois motivos: Leonid Brezhnev (1964-1982) como líder soviético e o início do esgotamento da economia planificada que desabou em 1989 junto com o muro de Berlim.

As vantagens e desvantagens da Guerra Fria existiram.

As vantagens foram poucas, cito os avanços tecnológicos , como por exemplo a internet surgida como ferramenta de guerra e hoje esta maravilha e talvez a consciência de muitos sobre o que eram estes regimes de fato.

As desvantagens muitas, embates entre países, com milhares de vítimas fatais, sangue na história da humanidade.

Os investimentos bélicos podem superar 52 trilhões de dólares e nunca foi gasto tanto dinheiro com armas como neste período.

Estou lendo 1989 0 ano que mudou o mundo, de Michael Meyer, correspondente da Newsweek na época da queda do muro. Depois volto mais ao tema quando terminar o livro.

Ele cita como mortes da Guerra Fria o seguinte:
  1. Guerra da Coréia- 32.629 mortes de soldados americanos
  2. Vietnam - 58.148 mortes de americanos
  3. Estima-se 1,2 milhões de vietnamitas mortos
  4. Guerra civil de El Salvador com 75 mil mortos
  5. Guerra na Guatemala com 200 mil vidas perdidas
  6. 30 milhões de chineses na revolução cultural do louco Mao Tse tung
  7. 1 milhão de mortos no Cambodja do alucinado Pol Pot
  8. 30 milhões de mortes na Rússia, principalmente no período de Stalin
Isso é a herança sangrenta da guerra registrada nas estatísticas, podemos esperar que estes números são bem maiores do que estes. Aqui não contamos com Afeganistão, Cuba, Coréia do Norte, Albânia e outros países da Cortina de Ferro que vitimaram opositores do regime.

A luta entre a esquerda e direita deixou esta tragédia na história da humanidade. Os regimes comunistas legaram pobreza e miséria, além da opressão aos seus povos.

Desta herança maldita restam Cuba e Coréia do Norte, dinastias onde impera a miséria e a corrupção. E ainda existem pessoas que defendem Cuba e Fidel, dá para acreditar?

sexta-feira, março 19, 2010

A história política viva!

Alinhar ao centro

Participei hoje de uma conversa. Estavam presentes Ibraim Abi-Ackel, Francelino Pereira e Murilo Badaró. Se somarmos todos os cargos ocupados pelos procéres, não falta nada. Eles foram tudo que um político pode ser, menos presidente e vice.

Eles são personagens vivas da história deste país. Desde a década de 40 eles viveram fatos políticos.

Não é possível contar, fatos que muitos não sabem, que existe em versão real, que a mídia adoraria saber. me fascina, ouvir relatos e histórias de pessoas que ocuparam os mais altos cargos da república. Hoje me impressionou o "mea culpa", erros assumidos, pelos três, a análise da conjuntura atual, etc. Isso é bacana, coisa de gente séria e com sabedoria.

Tomei uma aula, ouvi coisas que jamais foram reveladas, a mídia daria tudo para saber e publicar.

Ainda tenho muitas coisas para contar, algumas fui testemunha ocular na década de 80 quando morei em Brasília a militei fortemente na política, inclusive ocupando um cargo, tenho outras que ouvi gente séria contar.

Ontem confirmei uma coisa que sabia. O maior erro da revolução de 1964 foi acabar com os partidos políticos PSD, UDN, PTB, que havia sido organizados na década de 40, pós ditadura getulista. Uma hora vamos abordar este assunto aqui.

O câmbio em 2010!


Clique na figura para aumentar- Previsão corrigida para o DXY - Índice do dólar. Quem quiser sabe mais sobre o DXY- Clique aqui

Vemos que a a previsão original está sendo revista para baixo, mas os dados são dinâmicos e isso pode mudar ainda no decorrer deste ano.

Seguinte, sempre acompanho as previsões de uma ano para outro- Clique e veja a análise das previsões para 2009 e o que de fato ocorreu, e as para 2010. Clique e leia

O câmbio é nosso foco aqui. A projeção original era de R$ 1,75. Eu achava que poderia ser de até R$ 1,60, pela forte pressão vendedora com o dinheiro de fora entrando no país.

Houve uma saída de dinheiro e tivemos fluxo negativo, as expectativas ficaram de alta, falou-se em até R$ 1,85.

Agora baseado no DXY que é un indice de dólar, as projeções são de R$ 1,77- BTG Pactual

Acho que ele pode vir mais para baixo se dependesse do mercado somente. Porém tem acontecido uma fator digamos, exógeno, ao câmbio e o movimento natural de compra e venda.

Vamos refazer a lógica: Se existe mais gente querendo comprar do que vender, o preço sobe, se a força é ao contrário, ou seja, mais vendedores, o mercado cai o preço.

O BC normalmente atua comprando ou vendendo, depende de estratégia, condições operacionais e eventualmente até para regular um preço que seja de equilíbrio para os fundamentos macroeconômicos.

Hoje temos reservas de US$ 244 bilhões, acima de nossa dívida externa, superavit na balança comercial, e mesmo com a chiadeira dos exportadores, o BC não deveria, em tese, querer nossa moeda apreciada ou valorizada. O que deveria fazer o BC então? Vender mais do que comprar.

Isso não ocorreu agora em março. Segundo a coluna de Antonio Machado, o BC, mesmo nesta situação aqui explicada, comprou entre dias 1 e 12 de março, US$ 1,524 bilhão, aumentando o fluxo que já era negativo para US$ 3,066 bilhão. Porque?

Segundo a coluna, e faz todo sentido, o BC está usando paradoxalmente o câmbio como arma de combate a inflação em alternativa a Selic. Se há sinais de aumento de preços, a Selic seria o caminho natural, mas o BC atua "controlando" os preços da moeda verde para segurar os preços, pela concorrência dos importados, preços de combustíveis etc. O BC pode em qualquer momento entrar vendendo dólar para derrubar a cotação e favorecer o importador em detrimento do exportador, que chia, mas está em saldo positivo na balança. Na verdade alguns setores sofrem mais do que outros para exportar, mas na média estamos bem. Além disso, o mercado interno sinaliza com forte potencial de absorção de muito que poderia ser exportado. Crescimento de 5% tem risco de inflação, mas tem aumento de consumo também.

Isso mostra que apesar da atuação do BC comprando o mercado é de tendência para a queda, ou seja, mais vendedores. Dinheiro externo somente? Não. A banca, para variar está rachando de ganhar dinheiro.

Ela vende posições para o BC além do dinheiro de fora que entra. O ganho da banca é enorme pelo financiamento do dinheiro de fora(onde as taxas estão quase negativas). Segundo a coluna o preço deste dinheiro é 4% + imposto + variação. A banca ganha em todas as pontas.

Na crise de 2008 muitos especuladores foram pêgos com a mão na brocha quando o mercado virou, agora não será igual a 2008, mas cuidado, que podem errar a mão em posição trocada e machucar algumas instituições mais frágeis. A ganância e o jogo estão presente, sempre, conheço mesa de operação de mercado.

O BC vai continuar fazendo isso? Muito provável que sim. Controlando e atuando mais. A opção em ano eleitoral para não aumentar a Selic deve prevalecer e eles usaram o câmbio para atacar a ameça de inflação, mas a posição e de venda, ou deveria ser.

Neste cenário ficam um pouco confusas as projeções. Alguns já acham que a taxa pode bater R$ 1,70 no final do ano. Eu aposto no viés de baixa, mas se o BC fizer a mesma coisa que fez agora em março? Muda muito.

quinta-feira, março 18, 2010

A nova pesquisa CNI/Ibope

Veja na BBC Brasil dados da nova pesquisa CNI/Ibope para presidente. Clique e leia

Vou comentar o que achei de relevante:
  1. Não era novidade que Dilma iria encostar em Serra. Ela está exposta a mídia, mas no meu entender é mais do que isso.
  2. Serra tem 35% e Dilma 30% - Isso é empate com ela em viés de alta.
  3. Na espontânea, Dilma lidera com 14% (Lula tem 20%), Serra tem 10%. Isso é o crucial desta pesquisa para mim e mostra o favoritismo dela.
  4. A rejeição está quase igual, Serra 25% e Dilma 27%.
  5. Aprovação e Lula: 83% isso será o pior inimigo de Serra. Votam com Lula 53%, e conhecem o candidato dele 58%. Muito forte o apoio de Lula e muita gente ainda para conhecer a Dilma e identificá-la com Lula.
Serra vai enfrentar a pior de suas batalhas políticas. Não existe eleição perdida, nem ganha de véspera, mas está tem uma lógica incrível. Dilma para mim é barbada, "pule de 10" como dizem no Joquei.
Qual será o discurso de Serra? Isso pode mudar alguma coisa? Não acredito, mas estou curioso.
Dilma só perde a eleição para ela mesma, e pelo temperamento dela, pode ser seu calcanhar de Aquiles, vamos ver.


sábado, março 13, 2010

Cuba e os presos políticos. A posição do Brasil?

Cuba para quem não conhece parece uma maravilha. Fidel Castro é ícone da esquerda retrógrada, o cavalo de batalha do antiamericanismo. Isso claro, para os sonhadores de uma igualdade que privilegia a elite dominante, os aúlicos do poder que domina os países em nome de uma situação que parece justa e legítima.

Quem conhece, sabe como é lá. Mesmos os dinossauros políticos se decepcionam, mas se envergonham em assumir. Fidel é mais citado do que conhecido na essência, por isso torna-se um mito, mas não passa de um ditador, atrasado e responsável pela miséria do povo Cubano, sem falar das mortes e da opressão de vários cubanos que tentam ou tentaram levantar a voz.

Para mim, defino Cuba usando argumentos e fotos de um Cubano. Postei aqui algumas coisas que chamei o Milagre de Fidel.

O mito cubano I- Clique e leia e o mito cubano II - Clique e leia.

Recentemente Lula visitou Cuba e a cena dele fotografando o Franklin Martins ao lado de Fidel mostra a patética idolatria que este ditador sanguinário desperta em políticos desta natureza. O Franklin Martins parecia hipnotizado pelo imperador Fidel com seu "amarra cachorro", Raul, irmão e sucessor ao lado. Lula e Martins poderiam ser comparados a católicos beatos quando na frente do papa.

Porque a elite brasileira que gosta da esquerda não fala nada sobre Fidel e Cuba? Porque intelectuais, tão comprometidos sempre com assuntos de direitos humanos não se pronunciam? Contra os Estados Unidos eles costumam fazer abaixo assinados, listas de protestos. Contra Cuba é um silêncio total?

Lula comparou os presos políticos a bandidos de São paulo. Espera ai, ele podia ter dito que escorregou nesta.

O assessor de Lula Marco Aurélio Garcia diz hoje o seguinte na Folha- Brasil não intervirá por cubanos.Clique e leia

Os presos, que defendem a liberdade e atacam a ditadura castrista, fique claro. Ele diz que Brasil não é ONG, que a fala de Lula comparando os cubanos aos bandidos é "lateral" e que Cuba "não é paradigma dos direitos humanos. Pelo amor de Deus.

Para defender o regime do alucinado Ahmajinejad do Irã ele se mete, na confusão da tentativa de Golpe de Zelaya em Honduras, ele se mete, para visita aos ditadores africanos, ele se mete, para os cubanos que defendem a liberdade, ele não pode se meter.

A ideologia fica patente nas pessoas que hoje estão a frente dos assuntos internacionais do Brasil, do governo claro.

Simplesmente ridículo. Sem mais uma ou outra palavra.
O que me deixa revoltado mesmo, é o silêncio de alguns, tão atuantes políticamente quando o caso é de outros países, principalmente quando alinhados aos EUA.

quinta-feira, março 11, 2010

Notícias boas- Preço do minério e safra recorde em 2010

Depois volto ao assunto, mas teremos a maior safra da história, recorde em 2010- Clique e leia
A questão da infraestrutura preocupa e pode fazer muita gente perder dinheiro e aumentar preços e custos.

Um banco americano prevê em 70% o aumento de preços do minério de ferro, a demanda já está em expansão.

Bom para a Vale e as mineradoras brasileiras, bom para o Brasil, mas risco de aumento de preços na construção civil, indústria automobilística e indústrias de base por conta do aço.

Agora, 16 horas bolsa ainda não rompeu a barreira dos 70 mil pontos, cai 0,52, está em 69.619 pontos, mas o volume é baixo- R$ 3,9 bilhões. Não acho que teremos novidades maiores do que esta até o fechamento. Minha previsão de 70 mil até final de março continua firme.

Podemos comparar a era FHC e a era Lula?


Clique para aumentar- Comparativo ano a ano do PIB nacional desde q990 até 2009. Link

Postei em janeiro o comparativo das projeções x realizado. Clique e veja -

Ficamos de confirmar o PIB de 2009, pós crise de 2008 e realmente ele se confirmou negativo em (0,20), desde 1990 não ficava negativo. O mundo inteiro pagou em 2009 a conta da crise de 2008.

Vale a pena rever esta postagem do crescimento mundial dos últimos 25 anos- Clique e leia

A média de 1995 a 2002 - Era FHC é de 2,29%- Detalhe para 98 e 99 com as graves crise mundiais da Ásia e Rússia. Obs: 1994 não entra porque ainda era Itamar Franco o presidente e houve a eleição que elegeu FHC- Podemos notar como foram bons os anos de 94 e 95.

A média de 2003 a 2009 e projetando 5% para 2010 definimos como era Lula- Média de 3,75% , se consolidar a previsão de 5% para 2010, último ano de Lula. Se 2010 bater 6% (como já falam alguns) a média dele sobe para 3,87%. Obs: Ano ruim de Lula 2003 (crescemos menos que o Haiti, no momento em que o mundo "bombou").

O crescimento médio mundial deste período (1990 a 2009) foi de 4,5%.
com ressalvas para 2001, 2002 e 2003, anos em que o crescimento médio mundial caiu. Recuperação das crises, inclusive do atentado de 11/09 e ajustes de mercado, mas de lá para cá, até 2008 aconteceu o que assistimos e culminou na crise de 2008 (apreciação de preços e ativos).

Se precisamos, nós Brasil, de 3% ao ano para, digamos, ficar empatados com as demandas sociais, atender a mão de obra entrante, se passarmos é lucro.
Vejam que FHC ficou devendo(ele teve média de 2,29%) e perdeu(com seu candidato) as eleições de 2002, além do racionamento de 2001 que arrebentou com ele. Parte do problema de crescimento pífio do PIB em 2001 foi devido ao problema energético. Para crescer é preciso de energia.

Vejam Lula: Média de 3,75% podendo chegar a 3,85%. Ficou no lucro. Isso espelha os 80% de de aprovação de Lula, a ascensão social de diversas pessoas. Quando falo do favoritismo de Dilma, está ai o por quê, sem preferência pessoal, só mostrando o resultado.

Acho que agora a síntese destes anos mostra as facetas do governo Lula.

Se comparar FHC e Lula? Não é possível isso. Seria sofisma de quem quer fazer isso. Lula pegou a conjuntura mundial muito melhor do que FHC, isso é indiscutível.

Lula colheu frutos de governos passados, inclusive de FHC, assim como FHC colheu os seus. É o ESTADO brasileiro que é forte, não os governos. Não me canso de dizer: Governo passa.

Precisamos de responsabilidade dos governantes. Lula tem seus méritos, assim como os outros tiveram. Tirando ai Collor (que mesmo assim foi importante, por exemplo, com a quebra de monopólios forçando a modernização de nossa indústria) e Sarney (este não tenho nada a dizer, a não ser a maior inflação da história de 89% ao mês, mas podemos dar um desconto pela mudança da ordem política), os outros foram de médios para bons.

Poderiam ser melhores? Sempre, claro.

O Brasil precisa agora, considerando que estamos no rumo certo e bem posicionados, é mudar seu defasado código penal (o civil de 2002 já tem melhorias) e de processo, agilizar a justiça, melhorar o nível dos políticos com uma reforma da legislação eleitoral, uma reforma tributária e acabar com a cultura da impunidade. Nosso futuro é grande, falta pouco, se os políticos não fizerem bobagem.

quarta-feira, março 10, 2010

Bolsa supera a barreira dos 70 mil pontos?


Bolsa hoje, as 18:27. Volume de R$ 8 bilhões, muito bom, em alta e encostando nos 70 mil pontos.

Falei abril, mas chegaremos em março aos 70 mil pontos, rompendo esta barreira caminharemos firme para minha projeção até o final do ano.

Não existe motivo para cair a bolsa. Taxas de juros ruins, projeções econômicas todas positivas e excelentes. Mercado global enfrentando e saindo dos problemas, recuperação da crise de 2008 nos países retardatários. China "bombando, EUA dando mostra da sua resiliência.
Rumo ao topo.
Não tenho acompanhado os grafistas , mas tenho quase certeza que a barreira de 70 mil quando rompida, a próxima resistência será lá na frente.

Quer mais um argumento fortíssimo: A entrada de dólar esta firme. Veja matéria do Terra-

Olhem só alguns trechos:

O dólar caiu pela segunda sessão consecutiva frente ao real nesta quarta-feira, acompanhando o otimismo de investidores estrangeiros com a bolsa brasileira durante a maior parte do dia. A moeda americana caiu 0,51%, para R$ 1,772. É o menor valor de fechamento desde 18 de janeiro. No mês, o dólar tem queda de 1,94%.
Internamente, dados divulgados pelo Banco Central mostraram que os bancos praticamente zeraram na semana passada suas posições compradas em dólares no mercado à vista, o que segundo profissionais de mercado pode ter ajudado a fazer a taxa de câmbio cair nos últimos dias.

Não preciso dizer mais nada, a pressão é vendedora no mercado interno e na entrada do dinheiro de fora. A bolsa agradece e o cambio vem ladeira abaixo.
Claro que movimentos de ajustes se fazem necessários, pelos hedges, pela realização de lucros e pela especulação, mas o importante é a tendência. Para mim, de alta, firme e forte.

Energia pode comprometer crescimento do Brasil

Sempre digo, planejar é se antecipar. O Brasil projeta crescimento de 5%, no mínimo, este ano e 4,5% em 2011. Isso demanda infraestrutura: energia, estradas, portos, aeroportos e para alguns saneamento(o que concordo plenamente).

Na economia dizemos que precisamos de no mínimo 1% de crescimento de oferta de energia para cada 2% de crescimento do PIB. Se estamos no limite do equilíbrio entre a oferta e demanda de energia, se não entrarem os novos empreendimentos teremos problemas.

Belo Monte no Xingu, Santo Antonio e Jirau no Madeira são nossos maiores aproveitamentos, mas ainda demoram. Clique e leia mais sobre Santo Antonio e Jirau e as turbinas que reduziram a queda tornando-as mais palitáveis aos ambientalistas.

Agora a ABIAPE - Associação das PCHs denuncia que metade dos 40 GW estão comproblemas. Clique e leia a matéria- Cerca de 20GW de novos empreendimentos de geração de energia elétrica estão emperrados no Brasil. A potência representa quase 50% do montante previsto no planejamento da expansão do setor para os próximos anos. Usinas hidrelétricas de grande e pequeno porte, termelétricas e centrais eólicas enfrentam os mais diversos tipos de impedimentos para saírem do papel, como atraso em licenciamentos ambientais, problemas com financiamento, entraves regulatórios etc.

Isso é sério, muito sério considerando que temos um cronograma a ser cumprido para entrada em operação das usinas e atendimento a demanda, se atingirmos 5% e não tivermos energia, a coisa fica feia.

Além dos problemas energéticos, os aeroportos e portos dão sinais de esgotamento e as estradas nem se fala. No MT os prejuízo com o escoamento da safra é grande.

Estamos em bom momento nacional e global, tudo nos leva a crer que 2010 e 2011 podem ser anos importantes para o Brasil. Lula já atinge 3,5% de crescimento médio se consolidada os 5% de 2010. Isso é emprego, renda e riqueza, a satisfação da população e justiça social ficam claras.
Precisamos melhorar sempre, estamos indo bem, mas sempre lembro, é questão de estado e não de governo.
O governo deve sim, olhar para estas questões de infraestrutura. Eles podem investir, ou criar condições para a iniciativa privada investir. Não tem outro jeito, ele definitivamente pode comprometer o ambiente que se aproxima e será verdadeiro tiro no pé. Fica aqui registrado.

terça-feira, março 09, 2010

Bovespa amplia alta e supera os 70 mil pontos




Veja agora, as 17 horas como está a Bovespa. Detalhe: Alta com volume expressivo, R$ 9,3 bilhões. Muito acima da média.

A notícia que havia superado os 70 mil é das 11 horas, mas é muito boa e mostra que o dinheiro de fora está voltando depois de fevereiro com saldo negativo. Clique e leia a notícia do Terra.

Minhas considerações:
  1. Postei em 12/02 sobre a barreira psicológica dos 70 mil pontos- Previ abril para esta ruptura- Clique e leia
  2. Em fevereiro o fluxo de dinheiro de fora foi negativo, alguns acham que foram as incertezas dos países europeus conhecidos por PIIGS. Pode ser.
  3. Acho que agora rompemos ainda em março os 70 mil pontos.
  4. Ainda acho que a bolsa vai bater 100 mil no final do ano, senão próximo disso. Houve muita realização por conta de 2009 e ainda pela alavancagem nos dois primeiros meses até a queda.
  5. Esta alta com este volume, maior que a média, é o sintoma da retomada. Sem grana externa o mercado não vai, de jeito nenhum.
  6. As notícias globais são boas, tantos da Europa, quanto dos Estados Unidos. Acho que quando surgir uma "bomba" positiva nos EUA, a Bovespa explode.

Ainda resta esperança de Aécio ser candidato a presidente

Clique e leia o Blog do Josias de hoje.

Não preciso dizer nada, acho pouco provável que Serra desista nesta altura, mas...


Tomara!




segunda-feira, março 08, 2010

Serra será mesmo o candidato

Nós mineiros esperavamos que ele deixasse a vaga para Aécio. Nosso governador mineiro teria muito mais chances de ganhar, mas...

Serra reune a equipe e confirmará dentro do prazo legal, final de março. Alguns acham que ele está certo. Eu não acho. Aécio ainda pode ser o candidato? Chances cada vez mais remotas.

Não existe eleição perdida de véspera, mas as coisas vão se complicar muito para Serra. Se o palanque de Minas para Dilma for forte, mesmo que Aécio eleja seu sucessor, ainda assim a diferença de votos pode ser pequena e vai atrapalhar na contagem final. Em São Paulo, se Serra n~ão abrir uma grande vantagem, não recupera a lavagem que vai tomar no Norte e Nordeste. No Sul, eleitorado mais opocisionista pode dar alegria a Serra, mas não acredito que a diferença seja substancial.
O Rio de Janeiro, Dilma deve dar uma lavada também. Se Aécio fosse o candidato, Sérgio Cabral e a máquina até continuariam com o apoio a Dilma, mas com ânimos arrefecidos com certeza.
Minas e São Paulo são a esperança de Serra.
Dilma é favorita, independente das pesquisas que apontar a queda da distãncia com projeções de alta.
8 em cada 10 brasileiros aprovam Lula. Se Dilma não fizer bobagens, porque eles votariam em Serra? Digo mais, quero saber as propostas de Serra, ele ainda não falou a que veio, e muitas pessoas estão ansiosas para saber o que ele pretende fazer se for eleito. Eu sou uma delas.

sábado, março 06, 2010

Fifa rejeita o uso de tecnologia!

Espera ai, o que aconteceu? Vivemos no mundo da tecnologia, da sociedade da informação, da era do conhecimento.
Porque a Fifa é contra?

Estranho. O mundo todo apostando e usando a tecnologia para progredir e a Fifa contra?

Inclusive acho que deveriam acabar o tal impedimento dos jogadores. Isso é passado, regra do século passado. O Futsal evoluiu. O volei e basquete também. O espetáculo é certo, o dinheiro entra. O futebol de campo não. Eles não são cada vez mais profissionais e mercenários?
Não vou citar o nome, mas um dos grandes jogadores do passado, amigo, da copa de 82 e 86 me disse em pleno mineirão se acabassem com o impedimentos os jogos virariam "pelada". Placares de 8x5, 10x 0. E dai? o povo quer gol, espetáculo. MUDANÇA jÁ!
Porque eles não querem implantar a tecnologia? Deve haver mais coisa entre o céu e a terra que supõem nossa filosofia, ou nossa fã filosofia.
Seguinte:
Tem armação sim, é da cultura do futebol. Uma pena, mas verdade. A máfia manda e impera.
Estranha esta atitude, mas é cultural. Sei, sou testemunha e vejo casos recentes, inclusive contra meu sofrido Galo.
Para ai. Vamos sim viver no momento tecnológico que estamos.
Pensem bem. Porque a Fifa não quer isso?

O resumo dos indicadores econômicos desde 2000, a explicação dos 80% de Lula


A primeira figura é um resumo dos indicadores, a do meio o comportamento da inflação e dos juros e a terceira a participação das classes sociais na renda. Aqui a ascensão é vista de forma clara e objetiva. Clique na figura para aumentar - Fonte Handbook do BTG-Pactual- 2010

Venho falando aqui do favoritismo de Dilma por conta dos resultados colhidos na economia. Reitero que isso está sendo plantado há muito tempo, desde a década de 70 com a implantação da nossa infraestrutura, passando pela estabilização da moeda e ajustes macroeconômicos da década de 90. Tiraria a década perdida de 80 por diversas razões.

Tudo isso aconteceu acompanhado da prosperidade global dos últimos 25 anos.

Olhem os quadros e vejam em resumo o que aconteceu com o Brasil e porque Lula tem 80% de aprovação e sua candidata é franca favorita. Gostem ou não os opositores de Lula, está ai a razão de tudo. Ele tem parte na história, isso é questão de estado e não de governo. O problema da oposição, além do discurso que deverão adotar, é mostrar que isso não deve-se só a ele, ao contrário, ele até teve muita sorte e estrela.
Não é possível comparar Lula com FHC, como não é possível comparar FHC com outras épocas, o que fica são resultados. O entendimento dos fatores se dá pelo lado acadêmico e político. O acadêmico vira trabalhos de congresso e artigos de jornais, o político se transforma em voto, contra ou a favor.

Setembro de 2008, relembrando a crise

Olhem o que escreviu em setembro de 2008. Clique e leia

O bacana desta história é que ficou tudo aqui registrado.

Alguns trechos do final.

A crise será debelada, a economia real ainda é forte, mas todo cuidado é pouco. A infra-estrutura (portos, estradas, aeroportos, energia, etc.) dá sinais de esgotamento no mundo todo e a inflação ronda os países em expansão. Natural: existem mais compradores do que vendedores e os preços tendem a subir.

Não acho que ainda é motivo de preocupação extrema, crise já acontece desde o ponto de inflexão apareceu, provavelmente em 2006 com a bolha imobiliária americana, mas a atenção deve ser grande. Depois do estouro da bolha poderemos estar diante da temida inflação, que não será igual aos anos 80, mas ainda sim fará estragos.

Quanto a bolsa de valores, ainda não acho que deu ponto de compra, mas breve será festa na floresta para quem entrar. Podem anotar ai. Assim que arrumada a confusão a Bovespa sobe forte e pode voltar a 72.000 pontos. Pitonisa? Não "feeling".

Está explicado o porquê da queda da bolsa e alta do dólar em fevereiro

Fevereiro tem 1ª saída líquida de dólares em 11 meses, diz BC - Clique e leia


O País registrou saída líquida de US$ 399 milhões no mês de fevereiro, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira. No mesmo mês do ano passado, houve entrada líquida de US$ 841 milhões. É a primeira vez em que é registrada saída líquida superior à entrada de dólares nos últimos 11 meses.

Esta explicado o movimento de fevereiro no cambio e na bolsa. Queda de um e alta do outro. Ambos se comportam de maneira igual, mas em sentidos contrário. Se a bolsa cai o dólar sobe e vice e versa.

É preciso entender o porquê disso. O que motivou esta saída do dinheiro? A expectativa da crise na Europa pela situação dos PIIGS?

De qualquer forma a bolsa sente o baque da saída e o cãmbio também pela pressão compradora. Vamos aguardar, mas pelos últimos movimentos, parece que a hemorragia foi estancada. Vamos observar.

quinta-feira, março 04, 2010

O evento político de Minas Gerais hoje


Há muito tempo não assistia uma festa desta. Já fui frequentador de eventos políticos no passado, quando morei em Brasília, e mesmo no Rio e em Minas.
Além da presença de pessoas importantes de diversos partidos, senadores, deputados, governadores, ministros, desembargadores, prefeitos, empresários, enfim, muita gente.

Fafá de Belém cantou o hino nacional e me emocionou, há muito não ouvia falar dela. Cristiane Torloni foi a MC e Milton Nascimento cantou Coração de Estudante tendo ao fundo as imagens da campanhas das diretas já. Para quem não sabe, A campanha das diretas em 1984 foi determinante para o movimento que levou Tancredo Neves ao colégio eleitoral e derrotou Paulo Maluf se tornando o marco da redemocratização do Brasil.
Muito bacana. Aécio fez um discurso excelente, ele é muito articulado e bom no negócio, é político de berço e vocação, isso não se discute mais.

Soube que Serra se irritou com a mídia, em grande presença. Ele não se declara candidato a presidente e exalta seus companheiros. Alguns acham que joga certo, vamos ver.

Todos, inclusive eu, estavamos ali esperando que fosse anunciada a saída de Serra como candidato e o anúncio que Aécio seria o cabeça da chapa, mas acho que foi só esperança mesmo.

Pelo que ouvi lá, Serra será candidato mesmo. Convidou Aécio para vice e ele não aceitou, acho que agora, com chances cada vez mais remotas, ele só aceitará a cabeça da chapa. Possível, mas pouco provável, entretanto ainda existe tempo e em política tudo é possível.
Minha visão não muda. Dilma é favorita, só perde para ela mesmo. Aécio teria mais chances de ganhar, mas a eleição seria duríssima, mesmo para ele. Serra na minha visão tomará uma lavada.

Cidade Administrativa de Minas Gerais

Estou aqui, 1:30 de atraso. Vamos ouvir mais fofocas politicas, depois vou postar mais dados.

Minas Gerais dando aula de política




Hoje será a inauguração do Centro Administrativo do governo de Minas. Data histórica, não só pelo feito, mas pelas decisões que podem surgir daqui com chances de alterar a eleição deste ano.

A estratégia de Serra já irrita todo mundo, ele se esquiva de dizer se é candidato. É candidato informal. Aécio, o centro das atenções, joga com serenidade, é candidato ao senado e pronto.

Tive a impressão em uma entrevista de Aécio, que ele está bem, de bem consigo mesmo. Até achei que poderia esconder sua candidatura a presidente em lugar de um Serra que ainda não é candidato a nada.

Vice? Ele não será mesmo. Falam na política que você não deve se aproximar demais ao ponto de não poder recuar, nem recuar demais a ponto de não poder reaproximar. Aécio peremptoriamente negou a vice, será díficil ele voltar atrás e aceitar. A mídia hoje dá alento para uma ainda composição futura, alguns acham que é melhor encerrar o assunto para não virar frustração.

Presidente? Pode ser. Serra não desiste de nada, ele ainda não formalizaou nada. Acho díficil perante seus apoiadores e amigos, ainda é possível, mas pouco provável.

Poderia ser que hoje, na hipótese de Aécio assumir a cabeça da chapa do PSDB, o anúncio aqui, com as luzes da ribalta da mídia nacional centrada aqui. Mas, não estou tendo este sentimento. Pela mídia de hoje Aécio disse que Serra confirmou o convite a ele para ser o vice, isso é sinal que está decidido a ir em frente. Aécio diz ainda que ele está animado e firme. Será?

Acho que a arrogância paulista não deixará de mandar Serra para uma derrota quase certa.
Aécio, será senador, com votação consagradora. Se for o candidato a presidente não terá vida mole, a eleição será durissíma e acho que Dilma ainda será favorita, mas escrevam ai. A chance da oposição é ele. Serra está liquidado e quase todo mundo sabe disso.
Resultado de eleição e mineração só depois da apuração, mas as coisas estão muito óbvias. Hoje poderia ser a chance da articulação entre Serra e Aécio ser anunciada, se ela existir e a soberba paulista permitir.
Vamos ver o que acontece, estarei lá. Postarei alguma coisa de lá para registrar este momento histórico, se souber de alguma fofoca também revelarei aqui.

quarta-feira, março 03, 2010

O estado é ineficiente?

Lula disse que o lucro do BB quebra paradigma de que estado é ineficiente. Clique e leia

Desculpe presidente, mas é sim.
O caso do BB é isolado, é fruto de um sistema financeiro monopolista que cobra as taxas de serviço (sem prestas um bom serviço) e os juros mais altos do planeta. Aumenta o crédito consignado e ainda assim preserva os "spreads" abusivos, mesmo com risco baixíssimo.

O estado é ineficiente e corrupto. Posso afirmar que se este banco estive sendo gerido pelos etor provado o lucro seria ainda maior, mais abusivo ainda. Isso que acontece aqui no setor bancário não existe em nenhum lugar do mundo. Eles se constrangem em falar dos lucros.

O BB tem um papel relevante em outras frentes da economia como o crédito rural, mas segundo denunciaram, a "concorrência" o BB vinha exercendo uma forte pressão para que as contas públicas de municípios, estado e orgãos federais fiquem lá. muito natural diga-se de passagem, mas isso acaba sendo vantagem competitiva para o BB.

O BB só desnuda este sistema que abusa nas tarifas, escalpela os incautos tomadores de crédito consignado e enchem a burra dos banqueiros. Não gera emprego e renda assim como o governo é com a carga tributária, vira sócio dos empresários, principalmente os pequenos e médios.

Presidentes, este lucro é fabuloso, mas saiba que é fruto do trabalho de muitos que não tem como sobreviver sem os bancos e deixam parte de seu trabalho e do faturamento na banaca esfomeada por mais lucro.

REPITO: NÃO SOU CONTRA LUCRO, AO CONTRÁRIO. SÓ LUCRO GERA RIQUEZA, INVESTIMENTOS, EMPREGO E RENDA. SOU CONTRA O ABUSO, O ROUBO E AS DISTORÇÕES DO MERCADO, O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É UM EXEMPLO CLARO DISSO, PROVIDÊNCIAS PRECISAM SER TOMADAS.

terça-feira, março 02, 2010

Novidades no front eleitoral

A pesquisa Data Folha do final de semana pode ter mudado os rumos da eleição, ou melhor os "players" colocados e como estão colocados.
Mesmo achando que Serra não tem mais espaço para desistir, o cenário é muito desfavorável a ele na eleição presidencial, mas se ele concorrer a reeleição em São Paulo pode ter chance de ajudar o PSDB a derrotar Dilma.
Vamos fazer algumas considerações e deixar aqui registrado: Na pesquisa além da distância encurtada entre Dilma e Serra (na próxima ela deve passar Serra) observei alguns pontos:
  1. Serra tem maior rejeição.
  2. Dilma é a primeira na frente de Serra na pesquisa espontânea.
  3. Serra é mais conhecido do que Dilma (isso limita o crescimento dele)
  4. Serra perdeu importantes pontos em dois redutos oposicionistas, Sul e Sudeste, que concentram 42% do eleitorado.
  5. Na próxima pesquisa Dilma deve estar na frente pela projeção
Ou seja, a coisa não é nada boa para ele, já tenho dito isso há tempos aqui. Outro ponto, segundo consta, é que ele como candidato entregaria o próximo governo a Alkmim, que é seu adversário em São Paulo. O senso comum recomenda Serra ser candidato a reeleição, mas política nem sempre é feita pelo senso comum, apesar de ter lógica em muitos casos.

Aqui em Minas Gerais, dia 04 haverá a inauguração do Centro Administrativo com a mídia nacional na ribalta. Todos figurões da república, ou quase todos, estarão presentes.
Existem chances de uma mudança no quadro, seguinte:
  1. Aécio pode se declarar candidato a vice de Serra.
  2. Aécio pode ser declarado candidato a presidente.
  3. Neste caso trará os partidos PDT, PP e PSB, além de parte do PMDB. Sacrificaria o excelente Anastasia em favor de Hélio Costa que topa a parada e fica barbada para ganhar a eleição.
  4. Aécio já admite todas estas situações, mas até a semana que vem tudo deve estar resolvido.
  5. Ciro já admitiu publicamente que pode se aliar a Aécio e sair vice, o Eduardo Campos de Pernambuco avisou a Lula desta situação. Pode acontecer? Dificil, mas não impossível, com estas perspectivas de mudanças cresce a probabilidade.
  6. Aécio e Ciro podem endurecer a parada para Dilma, mas isso não tira seu favoritismo. A minha tese é que eles têm chances de ganhar, ainda pequena, mas com mais potencial do que Serra.
Meu palpite: Aécio de vice (para o sacrifício, mas sem a pecha de reponsável pela derrota de Serra) ou até candidato a presidente (se perder se projeta e aguarda a chance, Lula foi candidato 4 vezes até a vitória). Esta seria a melhor opção para o PSDB. Já disse aqui, São paulo e Minas com votação maciça neles pode virar o quadro.
Aécio é disparado o que tem melhor chance, inclusive pelas pesquisas. Ele tem uma boa intenção de votos, rejeição menor que Dilma, é menos conhecido, é experiente, articulado, tem coisas para mostrar como gestor público e tem o charme da juventude e da boa aparência.
Posso ser suspeito, voto nele, mas a estrela dele pode estar brilhando no centenário do avô, que segundo muitos, pode dar a mão de onde estiver para costurar esta articulação que deixará os analistas de queixo caído. Política é isso, o imponderável, o inusitado, muitas vezes aparece e as vezes surpreende.
Serra é o guardião da chance de vitória da oposição, ele se desistir, coisa complicada para ele pessoalmente, mas perante a todos ainda não é candidato, e não desistiria de nada, as chances de vitória da oposição começam a aparecer e a reviravolta pode acontecer.