Acontece que não existe eleição perdida de véspera. Mesmo não achando Serra um candidato carismático, neste quesito ele não perde nem ganha de Dilma, Serra é preparado e tem experiência eleitoral. Acho que em debate e nos programas eleitorais ele vai se sair bem, o problema é o discurso que adotará. A estratégia tem que ser muito boa. Na minha visão, Dilma vai ficar menos exposta do que Serra na retórica, debates e comícios.
A verdade é que Serra pode ganhar sim, mas ele depende de sair de São Paulo com um boa diferença e ganhar em MInas Gerais, o que é possível também.
Olhme os números do eleitorado no Brasil em duas postagens que diz em 2009 analisando que Aécio era melhor candidato.
Clique e leia- a análise e se qusier ver o eleitorado com dados do TSE clique aqui.
A lógica para uma vitória de Serra tem alguns componentes:
- No Sul do Brasil (RS, PR, SC) ele deve ganhar de Dilma, vantagem pequena, mas acho que ganha.
- Em São Paulo, se sair com uma grande vantagem, também é possível, e Minas Gerais precisa ganhar. Alckmim contra Lula, perdeu e Minas e ganhou em São Paulo.
- Se Serra abrir boa vantagem em Minas e São Paulo, o Nordeste e Norte que devem votar em peso na Dilma podem não dar a diferença e ele ganhar em eleição apertada. O problema será Bahia (9 milhões de votos) e Rio de Janeiro (11 milhões). Estes dois estados devem dar vitória a Dilma, pelo apoio dos governadores atuais principalmente.
- A abstenção e votos em nulo deves ajudar Serra. O eleitorado típico da Dilma perderá mais votos do que o de Serra.
Vamos chutar então. Se Serra abrir em Minas e São Paulo frente de 5 milhões de votos ele pode ganhar a eleição. É possível? É , mas é difícil e ainda mantenho minha visão do favoritismo de Dilma.
O papo forte que circula aqui é que Aécio pode ser o vice dele. Esta estratégia pode dar a vitória deles em Minas, São Paulo é quase certa. Se eles trabalham bem Bahia e Rio, e Aécio na chapa vai reforçar o time dele nestes estados, a coisa pode mudar.
O Norte e Nordeste não ganham a eleição, Dilma deve sair de lá com 70% dos votos válidos, anotem ai, mas São Paulo e Minas podem virar o jogo.
Façam suas apostas, mas Aécio de vice de Serra e uma estratégia bem feita na Bahia, Rio e Sul do Brasil podem começar a mudar o jogo.
Como sempre falo aqui, o ruim não é mudar de idéias, mas não ter idéias para mudar. Serra quando entrar em campo pode mostrar seu jogo, e eleição é isso, pode ter lógica, mas esta lógica pode mudar, como as nuvens, dizia o velho Magalhães Pinto.
Quem vai ganhar é a Marina...
ResponderExcluirwww.mtcidades.com.br
www.aventuratur.net