sexta-feira, agosto 17, 2007

Sofisma ou verdade?

Vejam só: As empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo perderam mais de R$ 200 bilhões em valor de mercado em um mês, de acordo com dados da bolsa paulista.
Reuter- 17/08- Clique e veja.

A pergunta que faço é uma só, alguém pagaria o valor "inchado" destas empresas antes da crise? Claro que não, empresa vale pelo pelo patrimônio líquido, pela marca e talvez pela fundo de comércio e perspectiva futura, intangível, mas não irracional.

Um exemplo: uma empresa vendeu há um mês 25% de suas ações via bolsa. Imagine o que aconteceria agora. Como sempre digo, os incautos pagam o preço na euforia. Não quero dizer que a empresa não valha e não retornará o investimento do acionista, mas quanto tempo vai demorar? Valeu comprar na euforia do mercado? Para os lançadores foi ótimo, para os compradores terrível. Isso é o mercado!
Soube de gente que vendeu coisas e/ou tomou dinheiro para jogar na bolsa. Tinha gente se vangloriando de estar vivendo da bolsa. O que vocês acham? Merece resposta?
Eu prefiro fazer um jogo combinado na MegaSena sabendo minhas reais chances estastísticas de ganhar ou perder. Não que seja loucura total fazer isso, mas só com profissionalismo, orientação e nunca na euforia.

Nenhum comentário: