quinta-feira, abril 30, 2009

Crise? Estamos firmes rumo ao crescimento?

Venho falando que as medidas tomadas no mundo, de forma articulada e coordenada, de maneira competente e precisa vão ter algum resultado. O tamanho deste efeito/resultado terá o tempo como testemunha.
Pois bem, sou otimista, acho que muitos analistas pessimistas vão ter surpresas ainda em 2009. Sabe porque? Pelas premissas na nova economia, postado aqui divesas vezes.
Mas vamos lá, tenho tendência a explorar o lado bom das notícias, questão de preferência!

A Bovespa dá sinais que o mercado, quase sempre se antecipando, mostra que alguns efeitos positivos estamos auferindo de ações diversas, inclusive de uma melhora na confiança.
Clique e veja-Bovespa sobe e tem melhor desempenho mensal desde 2005. Isso é sinal de crise, ou de recuperação da crise?

Vamos acompanhando no ritmo otimista de sempre, mas também, sem falsa modéstia, acertador.

Boas notícias hoje!

Clique no gráfico para ampliar.
1-) Produção industrial japonesa cresce 1,6% em março - Clique e leia
Todo mundo achava que o Japão seria o último a se recuperar. Ele já dá sinais positivos de retomada. Ainda acho que 2009 vai surpreender os pessimistas.
2-) Pela 2ª vez consecutiva, Bolsa avança e segue tendência externa -Clique e leia
A bolsa segue firme para os 50 mil pontos. Com gripe suína e tudo mais.
3-) Veja o gráfico acima- Fonte UBS- Abril de 2009. A China caminha forte e com uma resiliência grande em seu mercado interno. Isso é bom. As previsões de crescimento subiram, agora estão em torno de 8% para 2009. A questão agora é como se comportará a economia americana. As notícias de lá não são ruins, mas ainda é inconclusivo dizer se eles retomaram o crescimento ou não. Eu acho que caminham firme para isso.
4-) Copom baixa taxa para 10,25% - Clique e leia - É a menor taxa na era Selic, mas os spreads bancários deve cair par repercutir na economia com aumento dos investimentos e do consumo.
A taxa Selic caminha firme rumo a um dígito, quero ver se o sistema bancário vai fazer mesma coisa. Isso é boa notícia, principalmente para a Bovespa.

quarta-feira, abril 29, 2009

Coisas para indignar um cidadão! A mídia está sendo fiel a gripe suína?


Ontem fiz algumas coisas em dois bancos, CEF e Unibanco. Só eu poderia fazer.
Passei um raiva danada. O despreparo das pessoas e a falta de consideração com o cliente é a marca maior desta quadrilha que assalta este país de várias formas.

TARIFAS, SPREADS e o pior serviço do mundo. INDIGNAÇÃO TOTAL. Dá vontade de escrever um palavrão aqui.
Só para vocês saberem: Quando você toma um dinheiro, eles metem a mão, cobram, por exemplo, 5% ao mes. Se quiser pagar antecipado, eles devem voltar o saldo devedor ao valor presente e dar o deságio ncessário. Sabem o que eles fazem? Voltam ao VP com outra taxa, não é a mesma que foi contratada, é menor. Isso é ilegal, é roubo. Quase fui ao Procom ontem denunciar a quadrilha, mas vou esperar. JURO QUE ELES VÃO ME DEVOLVER TUDO QUE ME EXPOLIARAM ESTES ANOS. Fica aqui registrado, vou tomar a medida na hora certa, vou dar o bote neles.
O COPOM sinaliza com mais um baixa de juros: ELES NÃO VÃO DERRUBAR A USURA DO SPEAD ATUAL.Podem apostar.
As tarifas e os spreads são criminosos. As TAC- Taxa de abertura de crédito são ilegais, ele cobram pelos boletos de financiamentos, até R$ 5,00 por folha. Isso é assalto! Alguém precisa fazer algo mais contundente.
Se todos soubessem fazer conta veriam o seguinte: O juros cobrados (absurdamente alto) + impostos+ TAC + extras colocam a taxa nas alturas. É impagável e diferente do que eles falam e anunciam.
Vou repetir a postagem com a entrevista do presidente da FEBRABAN a Miriam Leitão- Clique e veja - Olhem a cara de tacho do sujeito tentando justificar o injustificável.
OUTRO LANCE: É certo que a era da infomação e a sociedade do conhecimento potencializam os eventos mundiais, bons e ruins.
A tal gripe suína é um evento sério, precisa ser cuidado,as pessoas e autoridades precisam de tomar precaução, indiscutivelmente.
Acho que a mídia faz uma super exposição da questão e acaba causando desconforto e medo. Não que eu seja contra a divulgação, sou da liberdade total de imprensa, mas com menos sensacionalismo e um pouco de critério.
Já ocorreram outras epidemias, agora tende a ser pandemia por causa da inexorável globalização, mas esta não será a última. A peste bubônica dizimou milhões na idade média, a gripe espanhola outros milhões no século XX, em 1957 e 1965 outros milhões pela gripe asiática (2 milhões de mortos na primeira e 1 na segunda). Em 1995 houve outra, em 2004 também, as mortes ocorrem, mas o número de mortos diminuiu. Os remédios ficaram mais eficazes, as pessoas mais cuidadosas, as estatísticas podem ter mascarado outras epidemias de gripe, quase sempre na mesma época do ano. A gripe (virus influenza) sempre matou e vai continuar matando. Ele é mutante e perigoso, mas a humanidade tem outros inimigos mais poderosos.
Vamos nos preocupar sim, mas com menos sensacionalismo!

sábado, abril 25, 2009

Doença de Dilma muda o quadro político?

Clique e veja - A ministra candidata está tratando um câncer. Uma pena, ela tem grandes qualidades, defetos também, claro, não sei se para ser presidente do Brasil, mas sou seu admirador por algumas destas qualidades. Voto nela? Não digo, o voto é secreto.
Dizem que mineiro só é solidário no câncer, mas não é verdade, a doença é cruel e merece, independente de quem seja, a solidariedade de todos.
Mas vamos lá: Esta doença pode ser um marco da política atual no Brasil. Assisto agora o Jornal Nacional e vejo o que este acontecimento pautou o país.
Vai prejudicar ou ajudar a candidata e o PT?
Depende. Isso pode rifá-la da eleição. Lula e o PT ficarão enrolados. Ciro Gomes? Pode ser um nome apoiado pelo PT com chances, mas acho que a relação deles esfriou. Outro nome surgindo? Quem sabe o Eduardo Campos de Pernambuco? O PT não teria quadros para substituir Dilma, na minha opinião. Patus? É um nome. Tarso Genro? Toma de lavada, se bobear não passa na convenção do próprio PT.
Lula tem instinto político e estrela e porque não, sorte? Pode fazer do limão a limonada? Com certeza, até porque tem a máquina na mão.
E o lado positivo esta doença? É, infelizmente tem sim. A exposição a mídia é um deles, o Jornal Nacional dedicou 5 minutos ao tema, amanhã os jornais do país cobrirão a matéria, o acompanhamento será obrigatório e constante.
O outro é a solidariedade e a comoção. O povo brasileiro é emotivo para estas coisas. A ministra pode, se traçar estratégia correta, faturar com isso. Votos, digo eu.

Pode ser jogada política? Acho pouco provável. Veja o caso do presidente, ex-bispo, "grande comedor "do Paraguai. Bota a cara, toma tiro, a mentira tem pena curta. Se ela estivesse armando qualquer coisa, seria pega rapidamente, ai acabaria tudo.

Minha opinião: Precisamos saber o grau da gravidade do câncer. Câncer, na grande maioria das vezes, como o caso dela, tem 90% de chance de cura. Depende de variáveis como, o tempo em que foi diagnosticado, o tipo de câncer, quais orgãos já atacou, etc. Ou seja, aguardem os próximos capítulos da ministra em tratamento, mas definitivamente este fato pautou a política no país.
Não vou omitir minha opinião pessoal de preferência eleitoral, sou meu governador Aécio para presidente, mas considerando a pauta atual, o governador Serra, favorito no PSDB, fica favorecido, pelo menos por enquanto.
Meu "felling" diz que isso prejudica mais, infelizmente,o meu candidato, nosso governador Aécio, a quem também atribuio instinto, vocação e sorte. Ele pode e sabe também fazer do limão a limonada.
Vamos ver os jornais amanhã e os próximos passos, o assunto é quente e promete.

quarta-feira, abril 22, 2009

Redução de IPI aumenta venda da linha branca! O ex-bispo paraguaio é uma fera!

Clique e leia - A outra medida do governo anti-crise de abaixar o IPI de eletrodomésticos, a linha branca já dá resultado. Assim como a indústria automobilística no primeiro trimestre bateu recordes e manteve as metas. É A LÓGICA! Neste setor as lojas repassam ao preço o abatimento e as vendas sobem. Preço menor, demanda maior.
Uma coisa que poderia surpreender o governo: Existe a curva de Lafer, que mostra que quanto maior a carga tributária, menor a arrecadação, a suscetibilidade a fraudes, etc. A teoria do economista californiano fala que se abaixarem os impostos o povo paga mais, impostos.
A lógica poderia chegar ai. Menos impostos, mais vendas, melhor arrecadação. Vamoa acompanhar, mas isso mostra: primeiro, ações contra a crise surtindo efeito, segundo, a lógica da economia funciona na maioria das vezes.

O ex-bispo presidente é uma fera - Clique e leia - Não dá para não comentar os escandâlos sexuais do presidente paraguaio Fernando Lugo. Bispo da igreja católica, renunciou para assumir o mandato de presidente ganho nas urnas. Ele se mostrou um grande "comedor". Tem de 16 a 39 anos suas conquistas, imagina o tanto de gente que ele não faturou se 3 tiveram filhos dele? A mentira tem perna curta. A exposição revela os podres das pessoas, o poder traz coisas boas e ruins. O ex-bispo coloca a igreja católica em problemas no Paraguai e no mundo todo. Os eleitores dele? Imagina o que devem estar pensando dele. Um mentiroso de mão cheia e quebrador de regras. Isso é bem característicos de maus políticos, parece padrão!
Não estou julgando o dogma da castidade, estou julgando um bispo mentiroso e que enfrentará acusações de pedofilia, além de outros problemas legais. Pensão alimentícia é o mínimo!
Não sei como anda a política por lá, mas isso não seria caso de cassação?

segunda-feira, abril 20, 2009

Boas notícias!

Sempre ataquei o spread bancário. É roubo. Os lucros dos bancos são absurdos e irreais. Eles culpam a inadimplência, outro equívoco. A usura que causa a impossibilidade de pagamento. Pobre e aposentado não dá cano. Quem tem o dinheiro descontado na folha de pagamento não pode e não tem como dar cano, mas eles cobram o mesmo juro. ROUBO. É acusar a febre como responsável pela infecção.
O governo está firma tentando reduzir o spread. Ele tem como fazer isso. Clique e veja o que disse Henrique Meirelles
– Clique e leia. Lula demitiu o presidente do BB para que os juros por lá abaixem, ainda não vimos resultado. Se o BB e a CEF mergulharem as taxas, o mercado vai correr atrás. Quero ver se não fica só na vontade.

Uma notícia boa: Brasil volta a atrair investidor e Bolsa já é a mais rentável do mundo
Clique e leia. Parece que o capital externo retona devagar para a bolsa. Os volumes ainda não sinalizaram claramente isso, mas existem forte indícios que dinheiro de fora compra papéis aqui. Já disse que a bolsa antecipa o mercado, este ano foi o melhor investimento, muitos papeis retomam seu valor real, baseados nos ativos e potencial de gerar lucros e pagar dividendos, isso é a essência da bolsa. Ainda existe especulação e volatilidade, mas melhora a cada momento. Ainda deve ter papeis com preço bom, mas todo cuidado é pouco. Quem quiser ver o Ibovespa a 50.000 pontos tem que ter sangue frio, se voltar o capital externo pode ir além disso, quem sabe os 70.000? Dependerá da performance da economia global. Este patamar não acredito, mas aqui está minha previsão para 50.000 no final ano com certeza, um pouco mais talvez. Vamos acompanhar.

sábado, abril 18, 2009

Estamos caminhando firme para a retomada?

Clique na figura para ampliar

Acho que sim. Vejam como as ações diversas que foram tomadas parecem surtir algum efeito.
Antônio Machado, ótimo colunista de vários jornais é um dos que acompanho sempre. Veja dois artigos dele:
Mercado de trabalho confirma melhora gradativa, ainda que lenta, e alivia o pessimismo – Clique e leia.
Comento: A pior coisa que pode acontecer é a perda de postos de trabalho. A máquina econômica gira com a renda e o emprego do trabalhador.

E Outro artigo: Receita tributária dispara, mas governo destaca a queda, sugerindo um pessimismo de ocasião –
Clique e leia.
Comento: O governo, como diversas empresas, aproveita as crises para corrigir rumos. A desoneração tributária (redução do IPI, etc.) para crise não será eterna. DEVERIA ser, mas não será, então eles plantam as medidas para encerrar o caso quando for o momento.

Estes são sinais claros que se as coisas ainda não começaram a melhorar, pararam de piorar.

O gráfico acima é do relatório do UBS (União de Bancos Suíços). Ele também sinaliza que as coisas melhoraram.

Querem outro indício: A bolsa no Brasil caminha firme para os 50 mil pontos. Está já em 45.000, este ano foi o melhor investimento. ATENÇÂO: Bolsa é para profissionais. Ainda teremos volatilidade e jogatina, mas o mercado acionário se antecipa ao mercado. Acho que isso está acontecendo.

Mais um: O lucro do Citycorp americano no primeiro trimestre de 2009 surpreendeu positivamente todos.

Ainda confio na recuperação ainda em 2009. Vamos acompanhando e muitos analistas vão engolir o pessimismo. Sou otimista, até porque não adianta nada ser pessimista, com relação a nada na vida.

terça-feira, abril 14, 2009

Duas notícias sobre os EUA

A primeira: Déficit comercial menor e poupança maior em fevereiro sugerem que a crise amaina nos EUA- Na coluna de Antonio Machado - Clique e veja.

Tenho insistido aqui que algum resultado vai aparecer a partir das ações dos EUA de combate a crise. Acredito na resiliência e competência americana, digo e repito. Vamos continuar torcendo e acompanhando.

A segunda: O governo de Obama começa uma certa distenção na sua política em relação a Cuba , mas olhem o que diz o imperador: Fidel diz que Cuba não precisa de esmola do governo americano. Clique e veja.

A comunidade cubana nos EUA é forte, os expropriados pela ditadura também, Obama vai devagar cumprindo promessas de relaxamento na política com Cuba. O ditador não perde a chance de ficar calado. Ele precisa deste embate, foi o que colocou-o na mídia por 50 anos.

É o seguinte: Eu conheço Cuba. Eles, Fidel e sua trupe, destruiram Cuba. Cuba é miserável materialmente falando e o povo não tem liberdade , espiritualmente complementando.

Acho o embargo desnecessário, na verdade é hipócrita. Quem já foi em Cuba sabe que os EUA mantêm lá um escritório de representação na avenida principal na Beira Mar. Quando existem interesses poderosos e imprescindíveis, países alinhados com Cuba são usados. Isso inclusive é características destes ditadores, como Chavéz que arrasa os EUA, mas depende deles para quase tudo.

Isso é só o início de uma relação que vai se normalizar com o fim do pesadelo Fidel e cia. Breve a democracia tomará conta da ilha. O povo vai em poucos anos recuperar o que estes 50 anos destruiram. Estou falando porque conheço.

O povo Cubano é alegre, parece o brasileiro, mas foi submetido a este regime violento e cruel. Mais de 80 mil cubanos morreram tentando fugir de Cuba. Lá não tem barcos (está a 80 km de Key West na Flórida), imagina se tivesse? Eles não exploram a indústria da pesca, fonte de proteína e riqueza para seu povo. Porque? Porque o regime quer que seus súditos não tenham chance de sair de lá.

Na década de 60 e 70, Cuba tentou exportar suas idéias, inclusive aqui no Brasil investiu em grupos (acabou tomando o cano do Brizola, como dizem), financiou guerrilhas e grupos esquerdistas, mandou soldados para África e eles voltaram com a AIDS para Cuba. Poucos sabem, mas CUBA é um dos piores países em indicadores da doença(fora África, claro).

Isso os defensores de Fidel e seu regime não contam, não contam também a falta de saneamento e a precariedade da saúde. Os fãs de Fidel falam da saúde, (vacina, oncologia e queimados) e só, o resto, nem queiram imaginar. Um país sem saneamento pode suscitar nossa imaginação para os hospitais públicos de lá. Sou testemunha, não li,nem ouvi, posso contar, presenciei o que afirmo aqui. Os bedéus de Fidel confundem educação com alfabetização, enfim, só indo por lá para saber o que falo. Direitos humanos? Isso lá é palavrão por lá.
Perguntei quem seria herdeiro de Fidel, herdeiro de sangue quis dizer, adivinhem o que respondem? Impossível saber, ele tem centenas de filhos, assim como na idade média deve se deliciar com as virgens e moças que se submetem a materialidade do poder. Fidel é famoso galanteador.

Na verdade o que me revolta é a hipocrisia de alguns intelectuais mundiais que omitem o que querem para defender Fidel e a famigerada revolução cubana. Rios de sangue, corrupção e injustiças correm por lá na contramão da esperança e justiça social pregada por eles. A prosperidade lá foi financiada por um curto período em que a então poderosa União Soviética bancava Fidel e seus asceclas pela posição estratégica de Cuba frente aos EUA.

Eu vi, posso contar. Fico abismado quando o imperador Fidel reclama de uma ação americana com ótimas intenções, parece que ele prefere o embate e a miséria do seu povo. É mais fácil a manutenção do poder por lá. Chega de anacronismo. O rei do marketing anti-americano vai engolir suas palavras breve, assim como o alucinado Hugo CHávez vem fazendo.

O programa habitacional entra em marcha

Clique e veja - Plano habitacional: falhas na largada

Já tinha dito que este programa tem mais marketing e viés políico que pragmatismo. A intenção é boa, mas até ai não quer dizer nada.

Já existiam na CEF mecanismos que poderiam ser usados. A burocracia vai infernizar vida das pessoas com este cadastro, e o pior, a utilização política inevitável neste cadastramento.

Vamos acompanhando, mas minhas esperanças só diminuiram, se achava díficil, acho que está ficando impossível. Muita gente vai votar em 2010 baseada na esperança sonho da casa própria. Não só o PT usará esta artimanha que fique claro aqui. Os políticos usarão, todos eles.

quinta-feira, abril 09, 2009

Parabéns Lula! Acertou em cheio!

Clique e veja - Governo muda BB e endurece cruzada contra spreads.

Isso foi uma vontade pessoal de Lula,tudo indica. PARABÉNS!

Vi diversos comentários de jornalistas e alguns analistas criticando a ação política para baixar juros no BB. Estes críticos alegam que o BB pode ter prejuízo, os acionistas não vão gostar, etc.

Acho que o BB pode até manter , senão aumentar o resultado. Pode melhorar seu "share" de mercado, tomar clientes da máfia. Os acionistas realmente são o ponto negativo desta ação, mas no final eles não serão tão prejudicados, tenho certeza que tem muita, mas muita gordura para cortar neste spreads da usura.

Pode ser o fim do cartel, do oligopólio que suga a sociedade brasileira. Estou aqui acompanhando e adorando. Vamos ver se funciona e tomara que o resultado do BB não fique prejudicado.

quarta-feira, abril 08, 2009

Mais boas notícias hoje!

Estou deixando registrado os fatos que me norteiam para ter uma visão otimista da recuperação econômica ainda em 2009.

As boas notícias de agora:

Primeira : Confirmada a substituição do presidente do BB. Vamos ver se ele encara a pressão e "peita" o mecado derrubando o spread. Ele só terá a ganhar e o país também. O cartel pode estar com o dias contados. Com taxas melhores os investimentos podem melhorar também, é a lógica econômica.

Segunda: Ouvindo a CBN agora, cantaram os seguintes números da indústria automobilística, falo de veículos leves, não de caminhões:

  • Na China foram vendidos 2.000.000 de veículos no primeiro trimestre de 2009. Recorde por lá.
  • Aqui foram 600.000 mil no 1T. Resultado histórico para as montadoras.
  • Antes da crise, em setembro de 2008, eram vendidas 11.000 unidades dia, caiu pra 8.000 em dezembro e com as medidas de redução do IPI voltaram a 9.000 un./dia.
  • Proporcionalmente, aqui vendemos 0,03% da população, lá na China foi quase 0,02%, mas nós temos a renda melhor.
  • A indústria automobilística é importante geradora de emprego, renda e impostos para o governo.
  • Segundo dados, a indústria vendeu em 2008, 2.600.000 milhões de unidades aqui, te dado deve se repetir em 2009.

Aqui e lá, estas notícias não são alentadoras?

Vamos anotando o que vai saindo pela mídia. Tenho postado mais coisas que corroboram minha visão. Notícias ruins e previsões pessimistas ainda predominam apesar de já termos estes bons sinais.

Bom sinal de recuperação?

Clique e veja - Consumo brasileiro de energia elétrica cresce 2,1% em março.No mesmo dia em que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou indícios de uma leve recuperação na produção industrial de fevereiro, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou ontem que o consumo de energia no mercado brasileiro subiu 2,1% em março em relação ao mesmo período do ano passado e 2,7% na comparação com o mês anterior.

Consumo de energia caminha junto com crescimento econômico. Esta noítica é boa, mostra que as coisas não estão tão ruins. Crescimento de 2,1% em relação ao ano passado é auspicioso, 2,7% em relação ao mês passado também.

O aumento do consumo médio no Brasil é de 4,5% ao ano. Com retração, claro é menor, mas 2,1% em relação ao ano passado pode ser um bom ponto positivo.Vamos acompanhando!

Lula vai demitir presidente do BB por conta dos juros altos!




Tenho que tirar o chapéu para Lula. Se ele fizer mesmo, loas e aplausos a ele. Clique e leia.
Desde quando escrevo aqui ,em 2005, denuncio a farra da banca, o assalto a mão armada que eles praticam nas tarifas e no spreads cobrados.
Sempre disse que o BB e a CEF poderiam forçar o mecado reduzindo seus spreads. Os 5 maiores bancos, entre eles a CEF e BB, concentram 70% dos depósitos e 80% da oferta de crédito.

Já sugeri aqui regime tributário diferenciado para os bancos, mas esta é a mehor saída, pelo mercado, pela oncorrência.
Pela capilaridade deles e com spreads mais justos o mercado viria atrás ou perderiam clientes e mercado.
A direção da CEF e BB é indicação política, os padrinhos vão chiar, os executivos devem tr bonificação em cima dos resultados, mas no fundo é uma pouca vergonha o que esses dois fazem. Eles são da súcia, do cartel.
Lula deve demitir mesmo e avisar a CEF e o próximo presidente do BB.
Sabe de uma coisa? O esultado pode até aumentar, eles vão tomar clientes de outros bancos se estes não derrubrem as taxas e os spreads.
A preocupação com uma recessão faz Lula agir bem. PARABÉNS.

Estou louco para ver a explosão do cartel, da máfia que suga o trabalhador e as pequenas e médias empresas.
NÂO QUERO QUE ELES TENHAM PREJUÍZO NÃO. SOU A FAVOR DO LUCRO. SOU CONTRA ROUBO, MÁFIA E CARTEL. OS BANCOS PODEM ABRIR MÃO SIM DA GANÂNCIA DE SEUS LUCROS A CUSTA EXTORSÃO.

terça-feira, abril 07, 2009

Ainda projeções para 2009.


Clique para aumentar a figura.

Estas são as projeções da MB Associados (Mendonça de Barros) compiladas a partir de dados do IBGE. Vi o relatório e o quadro para eles é muito pessimista. Segundo o relatório, vamos entrar em forte retração em 2009 , ainda não chegamos a fundo do poço. Para eles haverá queda de invetimentos e exportações e o consumo das famílias e do governo, menor que em 2008. Pode ser, os dados deles são consistentes, mas acho que ainda temos chão em 2009 e a reação internacional pode mudar o quadro aqui. Não será igual a 2008, mas ainda acredito em recuperação frente a onda de projeções pessimistas que assistimos.

O sinal da bolsa: A bolsa caminha para os 50.000? Pode ser, ontem fechou a 44.000 em queda , mas com baixo volume. Isso é bom sinal, realização de lucro após constantes altas, mas pequenas as realizações. Clique e veja.

A bolsa normalmente se antecipa ao mercado, será que é isso que assistimos? Pode ser também. Com a queda de juros estimada, bolsa é opção. Em 2009 bolsa teve ganhos excelentes.
Vamos acompanhando aqui. Ficam registradas mais previsões, mas não perco o otimismo.

sexta-feira, abril 03, 2009

A nova ordem econômica mundial. Um mundo novo?

Em outubro de 2008, praticamente quando estourou a crise mundial, escrevi um artigo sobre o tema- Clique e leia. Também em outubro postei aqui um texto também sobre a nova ordem econômica mundial- Clique e leia.

Era fácil perceber que o mundo já estava em processo de mudança e a ruptura aconteceria a qualquer momento. A crise foi este ponto.
Agora se fala em nova ordem econômica mundial. Este processo já vinha ocorrendo.
Peter Drucker e outros grandes pensadores falam há muito tempo neste novo mundo que agora começa a nascer. As premissas velocidade, intangibilidade e interatividade/comunicabilidade são os pilares da mudança, a crise foi só o ponto da ruptura e assimilação pelos atores. A alavancagem mundial que gerou a última bolha de quase todos ativos apreciados foi feita em cima de distorções, inclusive o excesso de liberalidade nos mercados financeiros, era componente desta mudança que estava em curso.
Repito que a soma da GANÂNCIA + CRIATIVIDADE DO MERCADO FINANCEIRO+ LIBERALIDADE NESTE MERCADO+ PROSPERIDADE foi a causadora da bolha que estourou e fez muitas vítimas.

O sigilo bancário, o paraíso fiscal, a falta de fiscalização de atores no mercado para frear a especulação e jogo e outras mazelas mais, precisavam mesmo ser revistas.

A virtude estará sempre no meio, nem muita interferência no mercado, nem o "Laissez-faire". O difícil é achar este ponto, mas se descambamos para um lado está na hora de ajuste para o outro. Assim vamos, errando e acertando, corrigindo os erros e melhorando os acertos.

Neste momento surgem os idealistas radicais de qualquer lado, nesta hora os ditos esquerdistas, assim como em 1989 na queda do muro de Berlim e na derrocada do mundo comunista, bradaram os “ neoliberais” como os esquerdistas os chamam.

Isso é parte do mundo econômico. Idas e vindas, adaptação a realidade e peculiaridades da época. Estou adorando tudo isso. Em outubro cantava a pedra.

O G-20 dá mais mostras desta nova ordem. Esta reunião ficará nas linhas da história mundial como ficou Bretton Woods talvez. A banca vai sofrer um baque, breve chega ao Brasil este ajuste que a súcia bancária terá que fazer, podem esperar.

Gosto muito também, principalmente aqui no Brasil vai ocorrer mudanças de comportamentos. Os corruptos, o crime organizado, os fora da lei e a bandidagem que ganham dinheiro fácil ficarão cada vez mais encalacrados. O aperto já era visto pelos avanços de sistemas informatizados e ferramentas de fiscalização, inclusive da PF, agora vai piorar. A bandidagem é criativa, mas mesmo assim vão ter que se adaptar. Vai ter empresa e muita gente guardando dinheiro em baixo do colchão, já hoje ocorre isso, mas vai aumentar.

A nova ordem ainda tem muito a melhorar. Gosto muito de uma máxima, que uso muito:

Só erra quem faz e só faz quem erra, ou seja, os erros e desmando desta crise vão proporcionar mudanças boas e repetindo Alan Greenspan, as vezes a crise é uma saída.

As medidas do G-20


Clique nas figuras para aumentar. Gráficos e projeções do UBS em abril de 2009.
Ainda continuam as informações contraditórias de cenários otimistas e pessimistas com relação a retomada do crescimento e arrefecimento da crise.
As ações dos governos continuam e o G-20 dá mais um alento ao mercado.
Clique e veja

Em suma, as principais medidas do G-20 em Londres são:

1. US$ 1 trilhão ao FMI já e mais US$ 5 trilhões na economia do mundo até o final de 2010 e outros US$ 100 bilhões injetados em bancos de desenvolvimento multilateral;

2. Mais corte de juros e de gastos públicos e tentativa de chegar a produção do mundo em 4%.

3. Melhorar a regulação do mercado financeiro com a criação do: FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) órgão novo. Este organismo terá representantes dos países do G20 e em ação conjunta com o FMI, avaliar os riscos financeiros e macroeconômicos que ameaçam o mercado.

Trecho do documento: “eliminar os ativos "podres" (de alto risco de calote) dos bancos, o endurecimento das regulamentações sobre "hedge funds" (fundos de alto risco).....e o combate aos paraísos fiscais”. E mais, "O sigilo bancário do passado tem de acabar (...) Estamos entrando em um processo profundo de reestruturação de nosso sistema financeiro para o futuro."

4. Combater as ações que levam ao protecionismo econômico. Compromisso em não montar novas barreiras “antimercado” e protecionistas. Tentativa para conclusão da Rodada Doha de liberalização do comércio mundial, em curso na OMC *Organização Mundial do Comércio”. Injeção de US$ 250 bilhões, nos próximos dois anos, para financiar as o comércio mundial.

5. US$ 50 bilhões para apoio a programas de proteção social em países pobres . Ações voltadas para segurança alimentar, e mais US$ 6 bilhões por meio da venda de ouro depositado na reservas do FMI nos próximos anos

Eles buscam a retomada do crescimento com mais uma ação coordenada além do que já está sendo feito em cada país nas suas peculiaridades. Belo exemplo de união.

Mas enquanto isso as projeções continuam para 2009 e 2010. Há controvérsias e “gaps” entre estas projeções. No final darei minha opinião.

O relatório do UBS de abril diz o seguinte:

1- Revisaram a previsão de 1,2% (mesma do BC) para retração de 1,2%. A queda da indústria no primeiro trimestre de 2009, comparado a 2008 foi de 17%. Mesmo com uma retomada tímida e surpreendente nestes primeiros meses de 2009, a recuperação deste buraco será difícil. Basicamente defendem o cenário da retração com as seguintes argumentações: redução do consumo interno pela restrição do crédito, diminuição da demanda global e falta de confiança em geral.

Minha avaliação: Fatores exógenos como estas ações do G-20 podem fazer o efeito desejado e mudar radicalmente estas projeções. A queda dos serviços no Brasil não foi tão acentuada como da indústria e mesmo na indústria, segmentos sofreram mais, outros menos.
As projeções deverão ser revistas semana a semana. Ações em curso vão ter algum efeito e, além disso, o fundo do poço, como no caso da queda de 17% da indústria nacional, deu-se no momento da explosão da crise. Agora a poeira está abaixando, o rescaldo está sendo feito. Um sintoma é a bolsa de valores que parece retomar firme o caminho de volta aos 50 mil pontos, normalmente a bolsa se antecipa aos acntecimentos econômicos.
Continuo otimista ainda para 2009, fica aqui registrado.


quinta-feira, abril 02, 2009

A reunião do G-20 em Londres!


Todos os países sofreram e sofrem consequências da crise, uns mais, outros menos.
Os EUA já injetaram US$ 6,5 trilhões, todos agem no sentido de evitar o mal maior, uma forte recessão ou uma depressão.
Os críticos fazem protetos, pregam o fim do capitalismo, misturam causas ambientais, mas as lideranças mundiais estam agindo, coordenadamente,com serenidade e competência, inclusive com olhos para a grave questão ambiental.
Pelo visto até aqui o G-20, clique e veja, já tomou uma medida boa, US$1 trilhão de reforço ao FMI, sempre importante na ajuda pontual a países em momentos de crise.
Outra medida discutida lá anda gerando controvérsia: A regulamentação do mercado financeiro, uma maior fiscalização nos chamados derivativos e fundos de hedge.
Já disse várias vezes aqui, o mercado perdeu o rumo e encostado no ciclo da prosperidade passou dos limites sim. O petróleo e soja, só para citar duas commodities, os preços foram alavancados no mercado virtual, com negociação de 5, 6 e até 10 vezes o volume físico produzido.
Os derivativos e o hedge são mecanismos importantes de mercado, mas precisam de limites para que a especulação e a jogatina não desvirtuem sua finalidade. Sou a favor de mudanças e uma maior fiscalização e regras. No Brasil da década de 80, a bolsa era uma farra nas chamadas "Opções", regras mais rígidas frearam a sandice e arrumaram mercado.
O diabo é que regulamentação quando passa dos limites vira problema sério, intervenção não, intervenção é diferente de regras mais rígidas e fiscalização mais eficaz e rigorosa. Vamos ver o que acontece, mas a tendência é um maior rigor nas regras dos mecados virtuais.
Confio no Gordon Brown que lidera este encontro. O reforço no caixa do FMI já é resultado para agir pontualmente em países menos competentes, vamos esperar os outros.
Nos EUA, a vendas imobiliárias deram boas notícias e causaram surpresa às bolsas, recuperação a vista? Já disse que as medidas vão começar a fazer efeito, podem até não ser suficientes, mas isso já pode ser um indício.