Clique na figura para aumentar.
O lance mais bacana do Blog é quando escrevo inspirado. Com intuição, informação e dados, porque não dizer, um pouco de conhecimento e experiência também.
Consegui fazer algumas previsões aqui. A própria crise foi descrita em 2006. Errei algumas previsões, outras ainda não se concretizaram, podem ou não se confirmar. Meus acertos têm sido maiores que os erros, ainda bem.
Tenho dito desde que estourou a crise o seguinte: A ação americana de gestão da crise será eficiente. A resiliência americana é grande. A recuperação pode se dar em 2009, no segundo semestre.
Pois é, vejam o gráfico acima, do dia 27/03 de 2009. Fonte: O relatório do UBS e eles confirmam algumas coisas que falo há algum tempo já. Será precisa esta previsão de recuperação americana já em 2009? Acho que sim. Pode não ser? Também, mas os sinais são claros e sempre acreditei nisso. Basicamente eles apontam como fatores as ações fiscais e monetárias do FED e governo americano.
Os sinais otimistas começam a superar os pessimistas, vejam algumas postagens anteriores. Se os EUA se erguerem, o mundo vem junto. Preços de comoddities começam a dar sinais de melhora, assim como a demanda. A máquina econômica global parece querer voltar a girar.
Vamos acompanhar, mas este relatório confirma minhas expectativas, cada vez mais corroboradas pelas notícias em geral. Não que são todas boas, alguns segmentos ainda vão passar por ajustes, vejam as bolsas, ainda voláteis, mas no Brasil o melhor investimento nestes 3 meses de 2009. Recuperação? Chances grandes. Vou chutar: podemos ir a mais de 50 mil pontos no final do ano, um pouco mais só, mas ainda será jogo de profissionais, os riscos são enormes pelo momento turbulento e com muita incerteza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário