- O governo previa 4%, já está revendo suas projeções, fala em 2,5%.
- O BC previa 3,2% e agora fala em 1,2%- Clique e leia
- O BIRD prevê 0,5% - Clique e veja
- O OCDE reza retração de 0,3% - Clique e veja
Mantenho minha posição otimista que ainda em 2009 retomamos a inflexão de alta. Quanto? Vou chutar: 1,8%
Quem tem razão? Difícil dizer. Existe um "range" de retração de 0,5% de alguns analistas, até 2,5% de alguns otimistas. Estas previsões mudam a cada momento. A reação americana, os BRICs com desempenho melhor que previsto(China e Índia mantêm o crescimento forte), inclusive ai o Brasil são fatores de mudança para melhor. Estas medidas do governo, somado ao PAC, ao plano de moradias, etc. são alentadores motivos para otimismo.
Se falo que as projeções para este ano são complicadas, imagina para 2020. Pois é, as apostas no desempenho energético do Brasil são altas. Clique e veja. Existe uma certa lógica nisso e fala-se muito em etanol, biodiesel e fontes alternativas, mas com o petróleo na faixa de US$ 50, qualquer fonte alternativa é inviável sob o aspecto econômico. As pessoas até esquecem que elas existem, erradamente por sinal.
Sabemos que a sociedade precisa de ações e investimentos em energia, mas elas precisam além de serem ambientalmente sustentáveis, socialmente responsáveis, e um ponto crucial , comercialmente viáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário