terça-feira, julho 31, 2007

Ainda o acidente da TAM


Primeiramente vale a pena ver este link: El Pais. Mostra uma animação perfeita do acidente, com detalhes e qualidade melhor que qualquer veículo nacional.

A Veja solta informação a respeito do erro do piloto. Quase certo, mas insisto, este tipo de tragédia só acontece com erros silmutâneos e vários.

Vamos lá apontar em tese as falhas:

1-) O piloto pode ter errado segundo a veja
2-) A TAM deveria ter arrumado o reverso, aliás a manutenção da TAM tem sido duramente criticada.
3-) A pista estava inacabada, faltava o "Grooving"
4-) A pista estava molhada e não havia a segurança habitual
5-) O Aeroporto de Congonhas está saturado e é anacrônico.
Ou seja, as medidas tomadas agora deveriam ter sido tomadas antes, só nos preocupamos com a fechadura, depois da porta arrombada.
O caos aéreo permanece, a incompetência e despreparo são nítidos, além das famosas contingências orçamentárias e parcos investimentos em conforto em detrimento a segurança.
Façamos nosso julgamento, quem tem culpa? Apontar o piloto morto é covardia. Todos sabemos se ele estivesse em outro aeroporto o acidente não teria ocorrido.
Sabe, muitas vezes me pergunto, porque aquelas pessoas estavam juntas ali naquele momento? Será que existe mesmo o tal destino?

Uma coisa é certa: Temos que aprender com os erros. Arrumaram um salvador da pátria que parece mais artilheiro de fogos de artifício. Não que o Jobim, ministro da defesa novo, não tenha capacidade, mal o conhece e acho prematuro o julgamento de sua ação e/ou competência.

Uma coisa é certa, a situação é crítica e a causa estrutural, depende de mais gente e mais ação que uma troca de ministro da defesa. Algumas línguas mais ferinas apontam a promiscuidade entre regulados e reguladores como uma das piores mazelas do setor, será?




sexta-feira, julho 27, 2007

O leilão de energia e alguns tópicos nos jornais de hoje

Rio de Janeiro, na chuva e um pouco frio, clima de PAN, mas o Rio dispensa elogios e comentários. Mesmo sem praia, esta cidade é uma megalópole, tudo é grande, é bacana. vamos tirar o medo e os desmandos, balas perdidas, violência e outras coisitas mais, o saldo é ainda positivo.

Hoje vi no Globo que lucros dos bancos continuam bombando, natural, juros em queda, mas ainda extorsivos. A boa é que outros segmentos conseguem bons resultados com destaque para a Oi e Sadia, com crescimento de 65% e 500% comparados a 2006.

Nos bancos, destaque para o Santander com aumento de 112% em relação a 2006. Para se ter uma idéia de como banco é o melhor negócio do mundo no Brasil: Este resultado representa 10% do lucro mundial do banco e 33% do lucro na América Latina. Comprova-se o que digo sempre.
Clique e veja mais sobre o lucro fenomenal do Santander.

Mercados despencaram ontem. A razão, dizem, foi o medo da bomba imobiliária americana. O mercado, cheio de títulos podres (Subprime) perde liquidez e pode despencar, já vem em queda há algum tempo e postei várias vezes sobre isso.
Clique e veja matéria no Estadão.

O Leilão de energia: Clique e leia

Foi um fracasso e só térmicas com óleo foram vendidas. Uma questão que vou levantar diz respeito a uma questão técnica chamada Inflexibilidade. É complexo, mas diz mais o menos o seguinte, o governo paga o combustível das térmicas se elas foram despachadas. Isso que dizer que preciso checar se o governo pagará o combustível da energia ofertada. Se for, o custo é absurdo, beira R$ 600,00 mwh.
De todo jeito, o óleo é poluente e péssima alternativa. Biomassa e hidro não cotaram. A luz amarela está acessa. Sempre teremos motivos para ver ou para não ver as coisas, depende do ponto de vista, mas a lógica desmente muito estas distorções de análises.
A crise é feia e se o governo pagar por esta oferta, a coisa é muito mais grave do que parece.

terça-feira, julho 24, 2007

O rescaldo do acidente!


Vejam o que disse O presidente do Sindicato dos Aeronautas de São Paulo - Clique e veja - Terra Magazine.
A verdade é uma só: Persiste o caos aéreo no Brasil.Quem assistiu os jornais televisivos ontem e hoje deve estar chocado, eu mesmo desisti de viajar de avião.
O colapso da infraestrutura é o maior responsável pelo o que vem ocorrendo no Brasil. Acidentes desta natureza são causados por falhas e erros simultâneos e suscessivos. Não é culpa só de uma pessoa ou um fator.
A pista entregue inacabada, a chuva e a permissão para utilização da pista, o reverso com defeito, possível falha do piloto, enfim, todos erros contribuiram para a tragédia.
Parte da mídia (provavelmente favorável a imagem do governo) levanta tese de falha humana e acusam um dos pilotos que nem aqui está mais para se defender. Outra parte culpa o governo pelos desmandos. Óbvio, as causas podem ter debates, as consequências, nem tanto.
Podemos constatar que as autoridades estão subjugadas e reféns das companhias aéreas. O despreparo e a corrupção são evidentes. O descaso pela infraestrutura aeroportuária é clara e Júlio Redecker, ironicamente, fez seu último discurso na Câmara sobre o corte orçamentário com alerta sobre novos acidentes. Foi uma das vítimas na sua profecia. Veja vídeo, outro vídeo.
O triste: famílias sofrem por não ter acesso aos seus mortos. Dias de angústias que muito provavelmente se trasformaram em nada em alguns casos. Sabem porque? Alguns corpos foram calcinados, incinerados, como uma cremação. A temperatura de quase 1.000 graus por algumas horas funciona como um crematório. Quantos estarão nesta situação? As pessoas que estavam a frente do avião podem ter sido cremadas pelo fogo. Nem DNA, nem nada, são cinzas que ficaram nos escombros do prédio ou na sucata da aeronave.
Um consolo, segundo a mídia: A morte foi rápida, pela desaceleração e choque, não deve ter havido sofrimento das vítimas.
Uma revolta: A briga por encontrar um responsável. Sabemos que as causas são muitas, mas a incompetência e o desmando devem ser o pilar da crise.
Estes atores malucos não conseguem perceber o custo da imagem do país no exterior? Imaginem, Deus nos livre, se houver outro acidente?
A popularidade de Lula é alta com evidências níditas das camadas sociais que o apoiam, mas o gato subiu no telhado, a vaia no Maracanã e este acidente maculam a imagem do governo.
Já disse várias vezes, temos que estudar sociologicamente o que está acontecendo no Brasil, não existe resposta na lógica e na razão.
A paixão não é, nem nunca foi adequada para julgarmos as questões políticas.

quarta-feira, julho 18, 2007

Tragédia anunciada

O Brasil está de luto. Morrem mais de 190 pessoas em trágico e anunciado acidente em São Paulo. Toda mídia está ligada estampando o horror, diga-se de passagem, mídia mundial.
Folha on line, Estadão ,Terra Notícias - É só clicar para ler.

Tudo indica, até onde li, que foi uma mistura de falha do piloto com as condições da pista.
Falha porque o piloto pousou além do ponto, da pista, porque molhada, não tinha condições de uso por falta de um tal "grovy", que na verdade são ranhaduras para drenagem da água.

Não importa, existem teorias falando que acidentes só ocorrem quando acontecem falhas simultâneas. O caos na aviação brasileira predizia nova catástrofe. Não adianta as autoridades do setor negarem. Alguns erros são inadimissíveis.
Ontem gravações no Jornal da Globo - Clique e veja algumas matérias do jornal , mostravam que a pista estava sem condições. Pilotos e controladores reclamam diversas vezes e alertam companheiros do perigo. Onde estavam as autoridades neste momento?
Julho, férias, problemas recorrentes na aviação? O que levou alguém, ou alguns ao descaso com a situação tão grave da pista inacabada?
Ficam perguntas, mais famílias chorando seus mortos, recorde de dois graves acidentes em 10 meses, e ai? A impunidade do país e o desmando no setor causarão mais revolta em todos nós enquanto assistimos mais lágrimas e perdas de inocentes.

Júlio Redecker morreu no avião - Clique e leia sobre ele.

Júlio era brilhante. Conheci o guerreiro político gaúcho nas idos de 80 e sempre o admirei. Andava trocando alguns e-mails com ele e mesmo distante considerava-o amigo. Admiração por um cara sério, comprometido com as causas públicas e vocacionado. Brilhante orador e ótimo político. Tinha mais futuro que passado.
O destino tirou seu futuro, mas a marca de sua passagem ficou.
Júlio descança em paz, eu gostaria muito que você servisse de inspiração para outros políticos nossos.

sexta-feira, julho 06, 2007

Homenagem a nós mineiros!

Esta é a linguagem mineira, matreira, inocente e verdadeira. Um dialeto que todos entendem de qualquer maneira.
Clique na foto da placa e dá para ler melhor!

Coitados dos argentinos!


Crise energética pára 300 fábricas na Argentina - BBC Brasil - 06/07/07 - Clique e veja
Quem conhece a Argentina sabe que o país na década de 30 era uma maravilha. Lembra a Europa, a Itália, o povo é bonito, lutador e o país tem suas potencialidades.
Desde o Juan Peron, político populista e irresponsável, a Argentina enfrenta ciclos perversos.
A corrupção e a demagogia é o horizonte na classe política de lá.
Depois de período de ditaduras e de governos irresponsáveis, a Argentina alternou poucos momentos de prosperidade. A questão lá é complexa e o tal Kichener, depois de Menem pouco tem ajudado, veja o caos na matéria da BBC.
Vai faltar emprego e renda, o ciclo virtuoso que está levantando a Argentina será freado e ela perderá terreno. A Argentina cresceu mais nos último anos do que o Brasil agravando o problema energético.
No fundo é a incompetência dos líderes de lá. Coitada da Argentina.
Há algum tempo tinha um jargão na economia que dizia de um tal "efeito Orloff". Na propaganda da vodca Orloff um cidadão dizia, eu sou você amanhã. Muita gente considerava que a Argentina e o Brasil viveriam as mesmas crises econômicas. Isso foi verdade durante um tempo, agora passou, nosso lastro e fundamentos são outros.
Não quero nem lembrar do "efeito Orloff", mas com a energia todo cuidado é pouco.
Escrevi sobre 4 graves problemas que podem afetar o Brasil - Clique e veja

Anacronismo


Governo do Equador propõe que presidente possa fechar Parlamento - Folhaonline -5/07/07
Clique e leia

Quem for neste link verá esta matéria e outras do polêmico presidente Rafael Correa. Não conheço detalhes do Equador, sei que é um país pobre, com pouca vocação econômica, muita corrupção e problemas sociais. Certa vez em um cruzeiro marítimo fiquei amigo de dois casais equatorianos, empresários poderosos lá, me contaram horrores dos políticos de lá.

Esta medida pode ser boa como alega o ministro do interior, mas nas entrelinhas podemos notar o viés autoritário. Rafael Correa já deu sinais que segue os passos de Hugo Chávez e Evo Morales na onda populista, demagógica e esquerdista anacrônica e insensata.

Estes três somam-se a Nestor Kichener da Argentina e mostram esta onda maluca da safra de políticos da pior qualidade na América do Sul.

Espero que passe rápido este movimento, os sofridos povos destes países vão pagar caro pelas "boas intenções" de seus presidentes. Quanto mais durar, pior.

O inferno está cheio de bem intencionados. A experiência positiva da democracia e os malefícios do populismo e do socialismo não têm a menor importância para eles.

terça-feira, julho 03, 2007

Ele ultrapassou Bill Gates- Fortunas monumentais!


Mexicano passa Bill Gates e se torna mais rico do mundo - Reuters - 3 de julho de 2007
Clique e leia

Era esperado e na postagem abaixo a Época deu a pista e menciono isso. Os negócios de Carlos Slim vão ainda crescer muito e são mais diversificados, ele trabalha desde a informação até a aviação.
O impressionante desta matéria, com vários outros links sobre o caso de milionários, é que as fortunas crescem mais que a economia mundial.
Este crescimento espantoso das fortunas depende do crescimento mundial, mas também de de outros fatos, se não estivessemos vivendo o "boom" mundial deste 1997 as fortunas ainda seriam relevantes, mas menores. O rio corre para o mar, diriam aqui em Minas.
Sorte? Pode ser, mas acredito mais em antevisão de empreendedores do que em sorte no sentido estrito. Vamos dizer, eles não podem ter azar, mas o fado aparece para quem está atrás dele. Espera ela chegar sentado para ver o que acontece, o destino pode estar traçado, mas só nós podemos mudá-lo, para melhor ou pior.
As oportunidades e ameaças mundiais são dinâmicas e eternas, a diferença é que o espaçamento entre os momentos de prosperidade e crise é cada vez menor. Falo sempre: As premissas mundiais atuais são: Conectividade, intangibilidade e velocidade. Eles sabem disso e com certeza se antecipam sempre.
Um ponto interessante é o critério de avaliação destas fortunas. Claro que são valores estimados, a avaliação de algumas coisas é subjetiva e depende da liquidez, mas é fantástico o valor.
Uma outra observação: No patamar, talvez dos 100 maiores milionários, a diferença entre eles é mínima no sentido de fazer e se atingir coisas materiais, quero dizer, quem tem U$ 60 bilhões, faz rigorozamente os que têm US$ 10 bilhões e quem sabe os que têm US$ 1 bilhão.
Bacana e admirável, todos são altruístas, cuidam de filantropia e trabalham com responsabilidade social. O mundo não cabe mais o "capitalismo selvagem" do século XVIII, ainda bem.
Pena ainda existirem, por má fé ou ignorância, pessoas que não reconhecem o brilho, o mérito e a capacidade destas pessoas que se destacam e fazem fortunas. Não vou nem falar em capacidade de trabalho. O resultado é a melhor estratégia e está ai.
Filosoficamente, todos somos iguais, temos alegrias e tristezas, ambições e frustrações. Quem por acaso achar que estes magnatas não têm seus receiros e chateações, não consegue entender direito a mecânica desta construção da riqueza, e os que dizem que só deus, o destino ou a sorte fez por eles, entende menos ainda.
Outro dado, existe o velho ditado: Pai rico, filho nobre, neto pobre, salvo raríssimas exceções, a chance de briga de familiares e a extinção ou pulverização do negócio são enormes.
Escrevi uma postagem sobre a vida das empresas- Clique e leia.

segunda-feira, julho 02, 2007

Os destaques anotados nas revistas semanais!

Normalmente as revistas de final de semana, as melhores na minha opinião, Veja e Época, trazem bombas políticas e escândalos. Leio as duas, me divirto, adoro a Veja por exemplo e o Diogo Mainardi, imperdível. Quem quiser ouvir o podcast do Mainardi, clique aqui.

Esta semana foi meio "light". Na veja destaco os mosqueteiros da ética, muito bacana, as revelações do caso Roriz e seu choro e encenação, mas o registro fica para a Época:

Vamos lá, alguns links interessantes:

1- O mexicano Slim deve ultrapassar Bill Gates como o mais rico do mundo - clique e veja
Natural, os negócios de Slim são mais diversificados e têm ainda muito a crescer, o de Gates, a glorisosa Microsoft, crescerá ainda, mas em ritmo menor.

2- Outro ponto: Na página 52, tem uma entrevista com o tal do João Pedro Stedile, maluco, falando em combate ao neoliberalismo, mobilizaçãod e massa, burguesia e coisitas mais. Fica o registro da anacrônica matéria e perda de tempo da Época, parece que o cara vive na década de 60. O link para entrevista. É piada o nosso amigo.

3- Na sequência, em contrapartida, na página 56 , belíssima reportagem sobre as maravilhas da China. A revolução destruindo os mitos do comunismo e socialismo utópico que Stedile defende nas páginas anteriores. Cabe registro, é para guardar- clique e leia - A nova revolução chinesa e clique e leia - A China sacode o mundo.

É sensacional o que assistimos na China, vou lá desde 1993 e após todas as viagens, sou testemunha, posso contar, sou suspeito, sou fã de muitas coisas na China, claro, outras tantas recebem e merecem críticas, mas é a vida. Stedile deveria fazer um estágio lá.

Escrevi algumas coisas sobre a China - clique e leia.

4- A questão nuclear começa a balançar a mídia e as opiniões serão diversas. SOU A FAVOR DE ANGRA III,IV, V e VI. Nós não temos outra alternativa, é questão prática e técnica. Clique e veja matéria sobre os custos de Angra. Escrevi uma postagem com 4 motivos que devem viabilizar Angra III, clique e veja. Não adianta ilusão, as hidrelétricas são cada vez mais caras e com as licenças ambientais cada vez mais difíceis.

O contraste da entrevista do Stedile e a matéria com as maravilhas chinesas me motivaram a postar hoje aqui. A revista Veja é sempre boa, não me apeteceu para escrever nada esta semana, se mudar de idéia volto aqui.