Vejam o que disse O presidente do Sindicato dos Aeronautas de São Paulo - Clique e veja - Terra Magazine.
A verdade é uma só: Persiste o caos aéreo no Brasil.Quem assistiu os jornais televisivos ontem e hoje deve estar chocado, eu mesmo desisti de viajar de avião.
O colapso da infraestrutura é o maior responsável pelo o que vem ocorrendo no Brasil. Acidentes desta natureza são causados por falhas e erros simultâneos e suscessivos. Não é culpa só de uma pessoa ou um fator.
A pista entregue inacabada, a chuva e a permissão para utilização da pista, o reverso com defeito, possível falha do piloto, enfim, todos erros contribuiram para a tragédia.
Parte da mídia (provavelmente favorável a imagem do governo) levanta tese de falha humana e acusam um dos pilotos que nem aqui está mais para se defender. Outra parte culpa o governo pelos desmandos. Óbvio, as causas podem ter debates, as consequências, nem tanto.
Podemos constatar que as autoridades estão subjugadas e reféns das companhias aéreas. O despreparo e a corrupção são evidentes. O descaso pela infraestrutura aeroportuária é clara e Júlio Redecker, ironicamente, fez seu último discurso na Câmara sobre o corte orçamentário com alerta sobre novos acidentes. Foi uma das vítimas na sua profecia. Veja vídeo, outro vídeo.
O triste: famílias sofrem por não ter acesso aos seus mortos. Dias de angústias que muito provavelmente se trasformaram em nada em alguns casos. Sabem porque? Alguns corpos foram calcinados, incinerados, como uma cremação. A temperatura de quase 1.000 graus por algumas horas funciona como um crematório. Quantos estarão nesta situação? As pessoas que estavam a frente do avião podem ter sido cremadas pelo fogo. Nem DNA, nem nada, são cinzas que ficaram nos escombros do prédio ou na sucata da aeronave.
Um consolo, segundo a mídia: A morte foi rápida, pela desaceleração e choque, não deve ter havido sofrimento das vítimas.
Uma revolta: A briga por encontrar um responsável. Sabemos que as causas são muitas, mas a incompetência e o desmando devem ser o pilar da crise.
Estes atores malucos não conseguem perceber o custo da imagem do país no exterior? Imaginem, Deus nos livre, se houver outro acidente?
A popularidade de Lula é alta com evidências níditas das camadas sociais que o apoiam, mas o gato subiu no telhado, a vaia no Maracanã e este acidente maculam a imagem do governo.
Já disse várias vezes, temos que estudar sociologicamente o que está acontecendo no Brasil, não existe resposta na lógica e na razão.
A paixão não é, nem nunca foi adequada para julgarmos as questões políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário