Vamos lá. Já disse que se fosse pitonisa estaria operando em Wall Street. Não há como prever o futuro com certeza.
No mercado financeiro há como fazer projeções, não sem antes saber que fatores exógenos e comportamentais podem mudar tudo.
O mercado financeiro que movimenta o mundo, são as bolsas de valores, commodities, derivativos, etc.
O Brasil passa por um momento mágico para nosso mercado. Vou explicar porque e deixar aqui registrado.
Nos últimos 30 anos nunca tivemos juros baixos. Sempre vivemos na usura e na armadilha do rentismo.
Hoje com a Selic a 2% e a concorrência á máfia bancária, o mundo será melhor em breve para o setor produtivo, e isso quer dizer, para todo mundo. Gerar emprego e renda é a melhor forma de fazer justiça social. Oportunidades para todos e muito estudo e educação.
As ferramentas disponíveis no mercado, fruto da tecnologia, da inteligencia artificial são fantásticas, estou impressionado quando volto a este mundo agora. Volto porque participei muito nos anos 80. Uma das coisas que me arrependo na vida, foi ter saído do mercado, mas isso é passado e aprendi muito, coisa que vai me ajudar agora no meu retorno.
As reformas em curso no Brasil, administrativa, tributária e política (que ainda precisa ser melhorada, e muito) somadas aos juros baixos e o fim do rentismo, vão abrir uma grande janela pára o mercado financeiro.
Um detalhe: Bolsa não é jogo, não vive só de especuladores. Bolsas são formas de captação de recursos, proteção para os negócios, etc.
Sim, os especuladores são parte dela, eles movimentam os mercados e dão liquidez as bolsas. São pilares do negócio.
Olhem que dado impressionante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário