terça-feira, novembro 02, 2010

O novo governo Dilma

Escrevi um artigo, o texto completo pode ser visto aqui: Clique e leia

Aqui faço um resumo:

O que esperar da nova presidente?

Começo citando Maquiável: A primeira impressão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.
Na minha visão, gestor, comandante em chefe de governos, empresas e entidades deve ter como base de sua capacidade a humildade, saber se cercar de pessoas boas, ter equipe multidisciplinar, enfim, ele deve saber delegar e ouvir seus auxiliares. A probidade e honestidade não são valores que podem ser negociados em nome da competência, são pilares de qualquer trajetória, ou pelo menos deveriam ser. Com isso não quero dizer que precisamos ter a vestal da pureza.
Vários filósofos, de Kant a Constant e outros mais, dissertam sobre a questão da verdade e da mentira, mas a transparência deve ser outro pilar da gestão pública. O clichê que política se faz com mentira é um erro. O desgaste da classe política passa por isso.
A oposição marcou presença governando estados importantes, os mais importantes excetuando o Rio de Janeiro. O equilíbrio dos votos mostra que uma grande parte da população está atenta e vigilante. Uma democracia precisa de uma oposição forte, aguerrida, que fiscalize, combata, aponte erros e não deixe o fisiologismo e a politicagem, no senso ruim, tome conta dos poderes constituídos.
Não existe receita de bolo, mas algumas premissas são milenares: Cercar-se de boas pessoas, humildade, serenidade e equilíbrio. Saber delegar e honrar os mais primitivos princípios da ética. Espero que a presidente siga a linha básica, a força da nação, do nosso povo e da democracia farão o restante.
O preço da liberdade é a eterna vigilância. Termino aqui com esta máxima, de autoria controversa, mas sendo um dos possíveis autores Tomas Jeferson, terceiro presidente americano que pode ser um ótimo exemplo de homem público a ser seguido.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/50944/1/Acabou-a-eleicao-o-que-devemos-esperar-de-Dilma/pagina1.html#ixzz148xxMiTx

Nenhum comentário:

Postar um comentário