sábado, fevereiro 27, 2010

PIB dos Estados Unidos revisado para cima em 2010

A recuperação vinha ocorrendo desde 2009. Explorei largamente este assunto aqui, inclusive contrariamente as previsões pessimistas de 5 anos de recessão, etc.

Tirando alguns países, especialmente os PIIGs (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha) com problemas de défict corrente, o mundo vai bem. Alguns analistas falam dos problemas causados nestes países por conta da ajuda na crise de 2008, mas parece que existe gastança exagerada também. Uma coisa é certa, não será este problema que levará o globo para baixo.

A locomotiva mundial é representada pelos EUA. A China é, digamos, a segunda máquina. OS EUA estão se recuperando bem. Agora uma ótima notícia.

Clique e veja matéria da BBC Brasil - Um trecho: A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 5,9% nos últimos três meses de 2009, de acordo com informações revisadas e divulgadas nesta sexta-feira pelo governo americano. A taxa é maior do que a primeira estimativa divulgada por órgãos oficiais americanos, que era de 5,7%. Os números do Departamento de Comércio americano reforçam a avaliação de que a maior economia do mundo está saindo rapidamente da recessão.

Isso é positivo para todos. A chance de termos um bom ano de 2010 em termos econômicos fica reforçada se os EUA mantiverem estas projeções. Eleitoralmente (este ano não podemos deixar de fazer ilações eleitorais nas notícias econômicas) só ajuda Lula e Dilma.

O Brasil tem problemas de infraestrutura sérios, mas estes 5% de crescimento podem e devem ser atingidos (os indicadores de janeiro reforçam também esta projeçã0). Exitem até mais otimistas que jogam até 6% ou 7% nosso potencial. Isso não acredito,mas...

Com a força dos EUA e China alavancando a máquina mundial, a força demonstrada na nossa economia, no crédito e consumo, se a infraestrutura aguentar, podemos chegar lá. Os 5% parece quase certo de acontecer, isso é bom, muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário