Com isso, no acumulado do mês, o índice voltou ao azul. O giro financeiro do pregão foi de R$ 6,97 bilhões. Agentes de mercado afirmaram que a sinalização de ajuda à Grécia reduziu a aversão a risco.
Seguinte: Mantenho a minha proevisão. A queda que ocorreu, inclusive deixando o ano de 2010 no vermelho, foi devido a insegurança pelos problemas em países como Grécia, Espanha, Portugal e Bélgica. O socorro na crise de 2008 gerou problemas nas contas públicas, como disseram alguns economistas, o remédio foi maior do que a doença e gerou problemas internos de déficit pelo socorro aos bancos. A medida na época foi acertada, mas os problemas desencadeados depois trouxeram esta insegurança. A Grécia parece que tem mais problemas, mas é por conta de desmandos do governo de lá.
Uma coisa é certa, a União Européia sinaliza com ajuda, não deixará que outra crise se instale, mas é preciso alerta geral e administração coordenada como em 2008.
Mas o que a Bovespa tem com isso? Os investidores na expectativa de uma crise mundial preferem realizar lucros e ficar esperando. Desanuviando o problema, o que acho que ocorre agora, eles voltam a comprar papéis. Os especuladores fazem a festa nos movimentos de volatilidade como estes de 2010.
Ainda mantenho minha previsão. Não vejo razões para que o mercado venha abaixo. Vamos acomnpanhando, mas enquanto China, Índia e os outros BRICs, Brasil e Rússia mantiverem as projeções o mundo irá bem. Os EUA, claro, a locomotiva global, deve também seguir na rota da recuepração e manutenção das projeções para 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário