quarta-feira, janeiro 27, 2010

Um boa notícia na ciência

A produção científica brasileira ultrapassou a da Rússia, antiga potência na área, caminha para superar também a da Índia e se consolidar como a 2ª maior entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), segundo levantamento feito pela Thomson Reuters. Matéria da BBC- Clique e Veja

Hoje na sociedade do conhecimento e na era da informação estes dados que mostram a competitividade de um país. Educação, ciência e tecnologia são as armos poderosas no futuro de uma nação. A inovação tecnológica que nos dará as ferramentas da sustentabilidade, da justiça social e do crescimento econômico com geraçãod e emprego e renda. Este é o novo mundo, a nova ordem econômica global.
A notícia é boa, mas o cuidado deve ser para a sociedade acadêmica não só produzir artigos para revistas científicas. A pesquisa aplicada é o melhor caminho.
As empresas são importantes para produzir avanços tecnológicos e investir na pesquisa e desenvolvimento. Para quem acompanha este quadro há muitos anos, vejo que estamos indo na direção certa, precisamos ajustar a velas e ir rumo ao topo no primeiro mundo. Espero que o governo, ou governos não atrapalhem. Já disse, existem uma grande diferença de estado brasileiro e governo brasileiro. O governo vem e vai, o estado permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário