A maioria traçava cenários terríveis: 5 anos para a recuperação, depressão em alguns países, os EUA sofreria igual em 1929, enfim, poucos enxergavam que o mundo é outro, a ordem econômica global é outra, as premissas são diferentes de 20, 30 anos atrás.
Eu fui um dos que preguei com otimismo a retomada ainda em 2009.
O PIB americano cresceu 3,5% no trimestre pelo consumo. Não poderia haver notícia melhor- Clique e veja - resultado aqui: Bolsa bombando e dólar ladeira baixo. Há muito falo que a bolsa está firme, com realizações, mas firme. O dólar acompanha fenômeno mundial e cai aqui também, mas aqui a desvalorização do dinheiro ianque é maior pela conjuntura e fatores favoráveis, ainda com perspectivas futuras muito boas que só corroboram este ciclo virtuoso.
Clique e veja o que escrevi em fevereiro de 2009 - Clique. Só voltar aqui em dezembro de 2008 e começo de 2009 e ver várias postagens onde preconizava que sairíamos da crise ainda em 2009.
Alguns países ainda patinam, mas com sinais positivos. A notícia da recuperação americana, locomotiva mundial, juntamente com a China, atual "pulmão econômico global" não poderia ser mais assertiva na minha projeção. O pessimismo do FMI e de alguns analistas foi derrubado pelos ventos positivos das economias de alguns países.
Como poderia dizer: Eu já sabia e digo mais, as chances de melhorarem indicadores é maior. A bolsa subiu hoje 6%, com R$ 7 bilhões de volume, antes houve realização, sempre haverá, mas o profissional sabe se antecipar, o especulador dá a liquidez e assim vamos em frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário