sexta-feira, setembro 25, 2009

A confusão de Honduras

Vamos lá emitir algumas opiniões e considerações:
  1. O Zelaya (Presidente deposto) foi o verdadeiro golpista tentando mudar a constituição. Segundo o JN da Globo, as leis lá não permitem tentativa de reeleição e se o presidente tentar é deposto no ato. Zelaya tentou passar por cima das leis, a Suprema Corte de lá agiu conforme a constituição do país.
  2. O Brasil não poderia ter se envolvido nisso. No mínimo esta questão de democracia e golpe deve ser vista a luz das leis hondurenhas, quem errou foi Zelaya e não o presidente interino Micheleti. O Brasil inverteu a ordem, ao invés de tirar o perseguido político do país(normalmente em caso de asilo) ele colocou-o dentro, verdadeira piada nos meios diplomáticos.
  3. Lula foi vendido nesta história pela sua assessoria internacional, diga-se de passagem, comete erros diversos.
  4. Acho que foi intromissão nos assuntos internos de outro país. Na minha opinião foi errado e mesmo que pareça bonita a defesa da democracia, neste caso parece que trocamos a mão. Estamos ajudando o verdadeiro golpista incentivado por Hugo Chavéz e sua trupe.
  5. Pelo que tenho lido e ouvido a respeito, a negociação será a antecipação da eleição. Zelaya poderia negociar sua anistia e voltar a concorrer. Porque ele quer estes dois meses de mandato se a eleição é marcada para novembro?
  6. Outro dado, se Zelaya cometeu crime perante as leis hondurenhas ele deve pagar. Não podemos rasgar leis em nome da democracia. Isso é contrário a democracia.
  7. Quem defende Zelaya deveria olhar as coisas sob a luz da constituição hondurenha, ele foi eleito democraticamente, mas tentou dar um golpe e se deu mal, sabemos até de onde veio sua inspiração.
Isso ai. Vamos ver o final da história, mas isso não acabará bem, até porque a confusão está estabelecida. Meu palpite: Eleição antecipada e perdão de Zelaya que não vai concorrer agora, mas poderá concorrer nas próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário