quinta-feira, junho 25, 2009

O petróleo de baixo custo acabou, e ai?

Clique na figura para ampliar.


Petróleo de baixo custo acabou- Clique e veja

O petróleo é o maior poluidor do planeta. Reconheço que sem ele não teriamos chegado no progresso que temos hoje. Um dia a oferta seria menor que a demanda e quem sabe, poderia até acabar. Mesmo sabendo que existe a formação de petróleo em curso no mundo, o processo demora milhões de anos. Existe uma tese (acho furada) que o petróleo acaba em 2050.
A verdade está chegando: O petróleo fica cada vez mais caro, seja na exploração, nos processo produtivos que demandam mais mitigação ambiental.
Ainda dependemos dele, 50% da matriz mundial é dependente do petróleo.
Quando sobe o preço e o custo, fontes alternativas são repensadas, investimentos em P&D aumentam, novas idéias surgem. Isso é parte do ciclo de mudança do combustível, veja figura acima.
Um problema será a demanda pelo crescimento do mercado veicular na China e Índia. A China retoma seu vigor e o crescimento de 6,5% previsto para 2009, foi revisto para 7,5%. Bom para o mundo, ruim para o meio ambiente.
O problema da inflação com o decorrente aumento de preço de combustível é outra pedra no caminho.
Quer saber? Não existe caminho de mão única, mas ainda acho que os malefícios desta alta e do fim do petroleo barato são menores que os ganhos que teremos, ambientais, tecnológicos e energéticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário