terça-feira, junho 30, 2009

Medidas positivas do governo

Prorrogado a redução de IPI- Clique e veja

Isso é muito bom para a indústria. As medidas de desoneração fiscais tomadas pela crise permanecem mesmo o quadro já sendo bem melhor. LOAS ao governo.
As vendas de veículos bateram recordes e devem continuar assim. A desoneração pode não representar renúncia fiscal, sabe porque? Eles arrecadam um pouco menos sobre muito mais, ous eja, cai a alíquota, mas aumenta o volume das vendas, em algumas situações pode representar aumento de arrecadação. Vamos esperar os números finais.

O governo abaixa a TJLP e aumenta crédito. Outra medida boa e positiva. Bate forte na concorrência com ação do BB. Palmas a eles. Tenho dito que estes bancos oficiais CEF e BB deveriam ser usados para mergulhar os spreads bancários, criminosos ainda.

Redução de impostos, aumento de crédito e baixa de juros é música na sintonia do crescimento econômico, seja em época de crise ou não. Quem sabe o governo não aproveita os bons resultados destas medidas e expanda para outros segmentos e mantenha-as permanente?

domingo, junho 28, 2009

A morte de Michael Jackson

Não tem como não escrever e prestar uma homenagem ao Michael Jackson.
Pessoas da minha geração conhecem sua história e suas músicas todas. Duvido que alguém que tenha 40, 50 ou 60 anos não tenha dançado o balanço gostoso do soul americano que Michael Jackson soube como ninguém incorporar ao rock. As músicas românticas como Ben,nos anos 70, embalaram muitos romances e danças. Sabe de uma coisa? As pessoas não dançam mais juntas como há 20 anos atrás.
Bit it, Thriller, Bean, e tantas outras são marcas na discografia mundial. Thriller vendeu 100 milhões de cópias, eu mesmo fui um dos compradores. A guitarra de Van Halen em algumas de suas músicas e outros celebridades da música que fizeram dueto com ele são outras de suas marcas.
Michael pode ser chamado de exótico, esquisito, louco, mas como celebridade da música, da dança é um mito comparável a poucos. Ele não morreu, é eterno, sua passagem está eternizada, com críticas de alguns, mas com o louvor de todos que curtiram sua música e sua arte.
Vai com Deus Michael Jackson. Sempre vou me lembrar dos momentos que suas músicas me proporcionaram com enorme saudade e carinho. A arte e a música servem para isso, por isso os gênios são eternizados, você é um deles.

quinta-feira, junho 25, 2009

O petróleo de baixo custo acabou, e ai?

Clique na figura para ampliar.


Petróleo de baixo custo acabou- Clique e veja

O petróleo é o maior poluidor do planeta. Reconheço que sem ele não teriamos chegado no progresso que temos hoje. Um dia a oferta seria menor que a demanda e quem sabe, poderia até acabar. Mesmo sabendo que existe a formação de petróleo em curso no mundo, o processo demora milhões de anos. Existe uma tese (acho furada) que o petróleo acaba em 2050.
A verdade está chegando: O petróleo fica cada vez mais caro, seja na exploração, nos processo produtivos que demandam mais mitigação ambiental.
Ainda dependemos dele, 50% da matriz mundial é dependente do petróleo.
Quando sobe o preço e o custo, fontes alternativas são repensadas, investimentos em P&D aumentam, novas idéias surgem. Isso é parte do ciclo de mudança do combustível, veja figura acima.
Um problema será a demanda pelo crescimento do mercado veicular na China e Índia. A China retoma seu vigor e o crescimento de 6,5% previsto para 2009, foi revisto para 7,5%. Bom para o mundo, ruim para o meio ambiente.
O problema da inflação com o decorrente aumento de preço de combustível é outra pedra no caminho.
Quer saber? Não existe caminho de mão única, mas ainda acho que os malefícios desta alta e do fim do petroleo barato são menores que os ganhos que teremos, ambientais, tecnológicos e energéticos.


sábado, junho 20, 2009

Declínio da economia global está desacelerando diz FMI

Declínio da economia global está desacelerando-FMI- Clique e leia


Já vinha escrevendo isso há muito tempo, minhas previsões estão se confirmando. Como venho dizendo aqui, muitos indicadores pararam de piorar e começam dar sinal paara inflexão de alta.
Alguns países, inclusive o Brasil, vão sair já em 2009 da crise mundial do final de 2008. Todas as ações empreendidas começam a mostrar resultados. Os esperados? Não é ainda conclusiva esta questão, mas os resultados estão ai. Todos os sinais são positivos, alguns países podem demorar mais a se recuperar, mas vão sair. A última boa notícia foi que os EUA, locomotiva mundial, e a China, a outra motriz da economia global, surpreendem com bons indicadores, inesperados por todos. Exemplo: A China teve seu crescimento aumentado de 6,5% para 7,5% para este ano.Outro, os bancos americanos mostram que a capitalização foi positiva e começam a dar frutos. O pacote de Obama lançado esta semana dá confiança ao mercado.


sexta-feira, junho 19, 2009

Juros e terceiro mandato.


Bato palmas para duas notícias, porém.......vamos ver.

1-) Relator recomenda o arquivamento- Clique e leia - José Genoino, relator da emenda do terceiro mandato recomenda o arquivamento. PARABÉNS. O terceiro mandato ainda não morreu, mas caminha seleremente para o fim. Vão parar as manobras? Pode ser. Lula está por trás desta ação de Genoino? Não acredito. Ele deve deixar o barco correr frouxo nesta matéria. Já disse aqui que as consequências da medida poderiam ser muito ruins para o país, para a imagem e as instituições, mas a coincidência das eleições tem muitas vantagens, ainda devemos pensar nisso, pelo menos em uma ansiada reforma política que não sai. De toda forma, as regras seguem como devem, mudar durante o jogo sempre é ruim. Pelos prazos, em setembro deve ser finalizado o trâmite, deve ficar tudo como agora está.

2-) Os nossos juros oficiais estão em 9,25%. MARAVILHA. Os spreads da súcia bancária continuam nas alturas. O efeito desejado pela política monetária de queda dos juros só será sentido se os juros cairem na ponta final do mercado. Isso ainda não ocorreu e dificilmente ocorrerá.
Vi projeções de juros a 8,25%, será ótimo, mas a banca vai ficar furiosa. Os spreads deverão cair um pouco mais, é psicológico. Os fundos sofrerão saques(como já vem ocorrendo) com migração do dinheiro para a poupança. Mexer na poupança pode ser muito complicado politicamente, e afinal, porque? A súcia não gosta de remunerar a grana na poupança. Primeiro porque parte da grana deve ir para financiamento imobiliário, com spreads menores,e sem as taxas de administração que chegam a 4% em muitos deles. Ou seja, inimigos poderosos vão lutar pela manutenção deste status quo dos juros. O mundo caminha na direção de abaixar juros, em alguns países chegam a ser quase negativos, aqui, mesmo com 8,25% disputaremos a ponta dos maiores juros mundiais. E continuo afirmando, se não chegar na ponta final, não adianta nada. Quem pode começar a sofrer com esta queda também, é o próprio governo, sabe porque? Ele terá dificuldade de rolar e financiar seu déficit. Vamos acompanhando, mas esta medida fortalece as bolsas, que mesmo com a queda desta semana, na minha opinião continua com boas perspectiva.

quinta-feira, junho 18, 2009

O pacote americano

Obama lança maior plano de regulação financeira desde Grande Depressão- Clique e leia - Ainda não vi detalhes, mas a aceitação foi muito boa. Ele ataca uma grande desregulamentação que permitiu abusos e desmandos do mercado financeiro e, segundo muitos, foi uma das grandes responsáveis pela crise e alavancagem artificial dos ativos de 2008.

Pode ser, o mercado tem que atuar sem amarras, livre, mas uma fiscalização e regulamentação em certos segmentos, em certas ocasiões são necessárias. Vamos ver com detalhes e comentar aqui.


quarta-feira, junho 17, 2009

Diversas: Iran, Terceiro mandato, Brics, etc.

Vamos lá:
  1. A eleição do Iran é uma farsa. A democracia é relativa e o povo é iludido com uma eleição que só disputa quem os líderes !espirituais permitem". Não duvido que este embate e acusação de fraude é parte da fraude. Pelo visto na mídia, até a alta cúpula está dividida entre os dois candidatos. Vai continuar tudo como antes.
  2. O terceiro mandato de Lula vai virando pó. Sempre disse que um grupo tentaria, mas a briga não seria fácil. Agora corre contra eles o tempo. Em 3 meses e meio tudo deve transitar em julgado para disfarçar um "golpe". Ainda tem chance, mas o tempo correndo contra vai destruindo este sonho maluco que pode acabar com a imagem do país, que por sinal está muito bem.
  3. Falando em Brasil bem, os BRICs mostram a força no encontro de cúpula realizado esta semana. Os BRICs alçam sua volta a prosperidade antes de todos. Vamos considerar dados de 2005, com a metodoligia convencional de medição do PIB, a cambial: PIB mundial foi de US$ 55 trilhões. China vale 6%, o Brasil, Rússia e Índia com 3% cada aproximadamente. Os EUA valem 28% neste critério. Japão, Alemanha. França, México, etc. completam o top 10. Depois vem o resto. Estes dados de 2005 projetam uma grande melhoria para 2008, ano da crise. A China ocupa o segundo lugar atualmente. A questão ai não é tão quantitativa, qualitativa. De potencial de crescimento, de fundamentos econômicos e da população que corrobora este potencial. Os Brics tem 40% da população mundial. A minha conclusão: Acabaou o G-6, 0 G-8, agora é o G-21 que está na moda, a crise criou esta situação, ainda bem, não poderia ser diferente.

quarta-feira, junho 10, 2009

Como anda a economia mundial?O Voo AF447 e o fator ambiental!


1-) Como anda a economia global? Paul Krugman, colunista de economia e premio nobel disse que os EUA começam a sair da recessão ainda em setembro de 2009. A opinião é de respeito, primeiro porque ele acertou quase todas, segundo porque é formador de opinião e a mídia se encarrega de transbordar este otimismo que acaba cor retroalimentar o fator positivo, terceiro porque a surpresa é geral, poucos acreditavam nisso, eu era um deles. Vamos ver, mas acho que os efeitos das medidas dos governos e as premissas na nova economia global continuarão a nos surpreender, positivamente, claro. No mesmo compasso, o Mantega, nosso impagável ministro, confirma recessão técnica, mas bem inferior a prevista. Repito, o mundo vai reagir, nós estamos sendo um dos primeiros a sair da turbulência econômica, e falando em turbulência........

2-) O Voo AF 447- É chocante qualquer acidente aeronáutico. Quando 228 pessoas morrem na mesma hora é de se questionar o papel do destino. Porque todas estavam juntas naquele momento, naquele avião? Mas duas coisas que me fazem refletir: Uma é a exposição e sensacionalismo da mídia. Como na gripe suína, ficam batendo seguidamente no assunto, especulando, masssacrando a audiência, muitas vezes com matérias repetidas e retundantes. Não sou crontra a divulgação, sou contra o excesso e o sensacionalismo que muitas vezes estes episódios provocam.
Outro ponto: Existem já teorias que estas turbulências violentas, como esta que aparentemente desencadeou o problema, a de um voo da Tam de Miami para cá que machucou pessoas e até uma que li hoje sobre uma avião da Lufthansa que enfrentou no mesmo dia, na mesma área da queda do AF 447 uma turbulência violenta- Clique e leia.

A parada é a seguinte: O aquecimento global e as mudanças climáticas estão colaborando com este aumento das turbulências nos céus globais? Alguns dizem que sim, nada conclusivo, mas com grandes evidências. Os céticos que não acreditam na interferência humana no clima dizem que isso é ciclo natural e normal. Eu, que já fui cético, tenho plena convicção que o assunto é grave, não sei se chegamos a este ponto, mas vale a pena a reflexão e estudos para evitarmos outros acidentes se houver de fato esta interferência da mudança de clima com a ferocidade de turbulênciaa aéreas. Vamos acompanhar com carinho este assunto, até porque breve, como gestor ambientalista, quero navegar no fato.

sexta-feira, junho 05, 2009

As bolsas no mundo e aqui. O que vem por ai?

A questão da subida de 40% da Bovespa em real e quase 70% em dólar pela valorização do real é ainda polêmica. Vai subir mais? Como fica?
Ouvi hoje um comentário na CBN, seguinte: As bolsas sobem no mundo todo. Na China 50%, na Russia 80%, na Índia 60%, só para falar nos BRICs.

A economia mundial parou de piorar e em alguns países já mostra a inflexão para retomada. A Europa e o Japãp ainda patinam, mas vão reagir. As medidas coordenadas pelos governos,a injeção dos bilhões começam a dar resultados. Uns segmentos regaem melhor que outros, naturalmente.

Os juros baixos no mundo favorecem as bolsas. Aqui o COPOM deve manter a taxa em 10,25%, isso quer dizer que continuamos os campeões do planeta. A economia está reagindo bem e os ventos da crise começam a arrefecer.
Resultado de tudo isso: A bolsa aqui deve continuar firme. Acompanhando as bolsas mundiais, captando recursos externos e subindo. ATENÇÃO: A volatilidade e realização de lucros é parte do processo. Cuidado com especulação e vontade de ganhar dinheiro rápido. Bolsa é investimento de médio para longo prazo. Especulação e jogo são para profissionais, acabam dando a liquidez que o mercado precisa, mas não é para qualquer um.

Pode ir até quanto? Se eu soubesse estaria em Wall Street operando. Já disse que projeções em economia é complicado, têm alguma lógica, mas acaba sendo mais chute e confirmação das outras previsões que se retroalimentam na mídia. Acho que ainda tem papeis atraentes e com cuidado as pessoas podem entrar sim. Diria que entre 30% a 40% do dinheiro disponível para aplicação deveriam ir para bolsa ou fundo de ações. Escrevam ai. Porque não mais? Primeiro porque já subiu muito. Segundo porque como dizem os americanos: do not put all your eggs in same basket. Terceiro porque ainda estamos em um nevoeiro, dissipando já, mas ainda sujeitos a fatores exógenos que podem mudar tudo da noite para o dia. Acho que as coisas se acalamram de maneira geral, mas ainda tudo é possível.

quinta-feira, junho 04, 2009

O bom momento do câmbio e da bolsa

Clique e veja a ótima coluna do Antonio Machado falando sobre um alerta de problema com a apreciação do real.

Há muito ele fala da alavancagem do câmbio via as especulações na BM&F. Ele sustenta que a entrada líquida de dólares é insuficiente para a pressão vendedora e queda. Saimos de 2,40 e hoje estamos batendo os 2,00.
O juros ainda altos é motivador de entrada de dólares, as bolsas retomam movimento e o investidor externo volta. Anote ai: Desde setembro o Brasil teve uma saída de US$ 22 bilhões da Bovespa. Este ano até aqui, a bolsa já valorizou 40% e recuperou US$ 11 bilhões externos.
Acho que ainda teremos fluxo de dinheiro de fora. Isso faz a bolsa subir, os volumes mostram isso, mas segundo Anotonio Machado, insuficientes para derrubar o câmbio.
O BC atua comprando, isso quer dizer que se não estivesse fazendo, o dólar poderia estar mais baixo.
O regime de câmbio no Brasil está bom, livre e com pouca ingerência. Para manter isso o governo não pode atropelar, mas o alerta dele para as armadilhas da especulação podem fazer sentido. O saldo líquido (entrada - saída) foi de US$ 330 milhões, isso é suficiente para derrubar a moeda do tio Sam com pressão vendedora?
Na verdade as operações Carry Trade (toma emprestado fora e aplica aqui) continuam, mas com a tendência de queda da Selic, tendem a diminuir, não acabar, ainda ficaremos campeões das taxas de juros mundiais e a banca nadando de braçada nos spreads criminosos deste país.
A bolsa deve continuar recebendo dinheiro. Os volumes de negociação diários estão altos, mostram fluxo forte, mas ela está perigosa, já subiu muito e rápido.
A soma de fatores: juros baixos no mundo+ juros altos aqui + apreciação da nossa moeda+ bons indicadores na economia, apesar da crise = tendência de entrada de recursos externos.
O cuidado que alerta Antonio Machado é a especulação e flexibildiade da BM&F com derivativos cambiais e a artificialidade da apreciação do real. Ai pode morar o perigo e qualquer movimento no sentido de estourar uma eventual bolha pode derrubar todo o mercado, inclusive de crédito.


segunda-feira, junho 01, 2009

Dilma empata tecnicamente com Serra indica pesquisa espontânea.

Enviado por mim por e-mail

Clique no link abaixo para ler o texto completo:

Dilma empata tecnicamente com Serra na disputa pela sucessão de Lula, diz pesquisa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u574767.shtml

Comentário: O Serra deve ficar esperto. Será díficil ganhar do candidato de Lula. Dilma ainda terá muita luta para se confirmar como candidata, mas confirmada, será parada dura.
A minha opinião: Aécio é o único que tem chance de derrotar o PT, menos Lula, claro.

Serra pode acabar ficando em Sampa, com a reeleição garantida. Aécio vai despontando ai como um provável e forte candidato. Ele tem a vocação e será seu destino.