segunda-feira, maio 25, 2009

Terceiro mandato, quente ou frio?

Assistindo um programa de TV neste fim de semana, ouvi de experientes e bem informados jornalistas que o terceiro mandato é sonho. Ok, pode ser, a batalha será feroz, mas antes todos falavam que não haveria esta conversa, agora o tema pauta diversos foruns políticos de Brasília.
A questão tempo de tramitaçção foi uma alegação deles: A enenda da CPMF cumpriu todo rito em 120 dias. Quando as máquinas congressista e política querem, as coisas andam rapidamente.
A batalha será feroz, com a opinião pública, parte da mídia e a oposição, mas o assunto não está morto, e nem é sonho de noite de verão.
Ainda assistiremos bons embates. A vontade de alguns ficará dissimulada, outros defenderão com unhas e dentes. A estratégia pode determinar a mudança. Neste meio tempo corre a reforma política. Esta sim, com pontos polêmicos como a votação por listas e financiamento público das campanhas, ai sim vai ter discussões e debates. Terceiro mandato, mexida no mandato de Lula, prorrogação e coincidência das eleições são únicos e podem agradar a todos, inclusive a oposição (caso da coincidência das eleições).
Vamos acompanhando. Acho díficil, as instituições democráticas sofrerão o golpe, mas já vimos muitas coisas neste país. Um político muito experiente me disse uma coisa outro dia. Os tempos são outros, a NET é arma poderosa, não descerão goela abaixo coisas que não fiquem muito claras e transparentes.
Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário