Brasil tem três bancos entre os cinco mais lucrativos da América - Clique e leia matéria na Folha Online.
O que podemos dizer disso tudo? Primeiro, banco é bom negócio em qualquer lugar, aqui é o melhor negócio do mundo. Os bancos que quebraram aqui foram problemas pontuais e mesmo assim acionistas sairam bilionários, não os pequenos, óbvio.
SOU A FAVOR DE LUCRO, não canso de repetir. Lucro sim, ROUBO NÃO. No Brasil eles metem a mão, nos spreads, nas taxas de serviços, na justiça, em todo lugar.
Reparem outra coisa. Nem todos bancos americanos estão mal ou ficaram mal. Alguns mais digamos, audaciosos, é que meteram os pés pelas mãos com derivativos e operações de risco.
Nota-se que muitos são saudáveis.
Outro destaque: A rentabilidade máxima conseguida, coluna da direita, foi de 15%, claro, fora daqui, no Brasil é 21% para cima e pasmem, o BB 32%. Nos negócios normais isso não existe, diria que 15% é até exequível, mas dificílimo, para banco aqui é brincadeira.
A questão dos bancos é vista por todos, o períodico The Economist fala que os bancos brasileiros são caros e excessão á regra. Aqui eles metem a mão, lá não, esta é a diferença creio eu.
O nosso sistema bancário é exemplar como sistema, mas as taxas são abusivas e extorsivas, eles lavam a burra como dizem aqui em minas.
Cada dia fica mais claro que é preciso fazer alguma coisa, talvez neste momento de crise soluções apareçam para melhorar o segmento, melhorar para nós mortais reforço. Para eles está bom até demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário