Não canso de falar que futurologia em economia é chute! Existe até certa lógica, mas a influência de variáveis exógenas e o interligação entre as variáveis endógenas (sempre um caminho em detrimento de outro) podem mudar toda e qualquer previsão.
A questão atual é: Quando sairemos da crise?
Veja o que fez o FED americano- Clique e leia
Isso mostra por um lá que a crise está instalada e preocupa e por outro que existe uma ação para atenuar e combater os efeitos da crise. O mundo inteiro está nesta batida. Isso é o lado positivo e alentador de que podemos sair em junho de 2009 para a inflexão positiva. Esta é a "previsão" da maioria dos bancos e dos segmentos de mineração e siderurgia. Concordo com eles. Já defendi as premissas da nova economia: Velocidade, Intangibilidade e Conecctividade! Reforço minha convicção que estas premissas, da mesma forma que derrubam a economia global em 3 meses (outubro a dezembro), vão fazer a recuperação até meados 2009.
Registro aqui fatos nunca antes ocorridos na economia global. Taxas de juros abaixo de qualquer estimativa lógica, recursos públicos em salvamento do setor privado quebrando paradigmas de mercado que depois da queda do muro de Berlim eram inimagináveis.
Isso é a evolução e o aprendizado com a crise, somando-se a isso a tecnologia, a informação, a comunicação!
Não perco meu otimismo! Até porque não adiantaria nada, e além disso, crise pode ser sinônimo de oportunidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário