Saiu a decisão do STF sobre a polêmica questão da reserva de Raposa Serra do Sol em Roraima- Clique e veja.
Quem ler esta postagem e depois clicar na figura vai entender um pouco como as coisas foram desenroladas por lá, mas finalmente houve um desfecho sensato.
O General Lessa, antigo comandante militar da Amazonas, vinha denunciando conflitos e interesses estranhos por trás das causas indígenas. A riqueza da Amazõnia é imensurável e na reserva em questão (a figua mostra) maior ainda. Porque, se a causa das ONGs e instituições por lá é humanitária, o Nordeste brasileiro que tem tanto problema social não tem o mesmo aparato?
Para se ter uma idéia, só citando Roraima e Rondônia, 46% do território da Roraima é de reservas indígenas e de Rondônia 17%. Pode? Isso falando na riqueza absurda e no desmando que existia e ainda existe dentro das reservas, exemplo:
1-) Ninguém sabe o que se passa dentro de uma reserva, os índios, nada bobos, comandam a ferro e fogo a entrada e rodovias nas áreas.Exploram riquezas minerais, animais e florestais com a ajuda dos "bem intencionados" estrangeiros.
2-) Eles têm prerrogativas absurdas e podiam chegar a se declararem nações independentes baseados em exdrúxulas leis.
O que fez o STF: Por com 8 votos a zero declara a legitimidade da demarcação das terras. Decisão do STF não se discute, cumpre-se, mas questiono se era necessária tamanha área para tão poucos e já aculturados índios. Afinal eles querem se integrar ao mundo civilizado ou não? A maioria já não está integrada?
O STF pelo menos cortou na raiz estes absurdos que davam um poder absurdo e obscuro sobre as reservas (ainda não sei de serma estendidas a todas, mas deveriam). Eles não poderão mais explorar as riquezas sem autorização formal, deverão dar livre acesso a autoridades nacionais, as áreas de preservação serão administradas pelo Ibama,enfim, e outras coisas que podam os interesses que estavam por trás de tudo e a expoliação que acontecia.
Quero ver se eles estão satisfeitos agora, se queriam terra ou queriam usufruir na surdina e na penumbra estes abusos com nossa riqueza e preparam o golpe para futuro próximo?
Clique na figura, retirada da palestra do General Lessa, e entenda melhor a questão. Saiba também que a maior biodiversidade do planeta encontra-se por lá, a questão extrapola recursos minerais.
O STF pelo menos agiu com a razão e sensatez, em parte eu diria, pois não sei se a dimensão destas terras, mais importantes ainda em futuro próximo, deveriam ser consideradas reserva indígena. Um pouco menos
Nenhum comentário:
Postar um comentário