Total de endividados no país cresce 47% - Clique e veja matéria na Folhaonline de 22/06
Segundo dados do BC 15,6 milhões de pessoas têm dívidas acima de R$ 5.000,00, e os devedores de alguma dívida somam 80 milhões. Em final de 2006 o Brasil tinha 77 milhões de contas poupança e 60 milhões de conta corrente. Deve ter aumentado junto com a farra do crédito.
O aumento do crédito é bom para economia quase sempre. No nosso caso a dívida de incautos é que será o problema. Qualquer crise estoura o problema, "sub-prime" nacional breve, pode escrever ai.
Os juros são extorsivos, as pessoas não fazem conta e o marketing agressivo é lenha na fogueira. A banca enche a burra e os muitos otários quebram por falta de cabeça.
A relação dívida/PIB é pequena comparada a outros países, mas neste países os juros são outros e as regras também. Aqui somos reféns da banca.
Os juros devem subir até o final do ano por conta do combate a inflação, os "spreads" devem aumentar e a patuléia (como diz o Elio Gaspari) vai sentir na pele.
A poupança é melhor que o consumo em termos econômicos para o Brasil, mas aqui as coisas são sempre trocadas. Vamos ver até onde a prosperidade mundial segura esta onda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário