terça-feira, março 18, 2008

A crise americana analisada hoje

O JPMORGAN compra o Bear Stearns , quinto maior banco americano que virou pó. O FED abaixa 0,75% a taxa de juros, ficando em 2,25%, clique e veja matéria, e os resultados dos bancos americanos acalmam o mercado mundial, mas por enquanto.
O risco de recessão e arrefecido pelo juros baixos, mas o fantasma da inflação ainda ronda os lares americanos. O papel do FED será crucial no desfecho desta história.
Esta crise anunciada é de liquidez, a prosperidade desde a década de 90, o crédito fácil americano criou um valor inexistente nos ativos, é hota da correção. Alan Greenspan já previa há muito tempo e ele agora diz que a coisa é muito grave, clique e veja.

Não sou muito adepto das idéias de Carlos Lessa, mas ele é um respeitável economista e ele, nesta matéria mostra alguns erros de lá e de cá. Vamos breve ter um "subprime" no Brasil, pela farra do crédito em todos segmentos. Clique e veja.

Uma coisa é certa, os ciclos são uma realidade na economia, na política e muitas vezes na vida das pessoas, como dizem aqui em Minas, não há felicidade que dure para sempre, nem há mal que nunca termine. Vamos contar os mortos e os feridos, mas sempre lembrando, esta crise não será igual a outras, as ferramentas são outras, vide atuação do FED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário