quarta-feira, novembro 07, 2007

Farra dos bancos continua! É roubo!


Fiquei rouco de tanto gritar... Escrevi diversas vezes em artigos para jornais, para sites e postei diversos aqui. Clique e veja e mais uma.
É roubo. Nenhuma atividade no mundo, em qualquer país dá este lucro e este crescimento igual ao setor bancário nacional.

Em 2007 Bradesco e Itáu batem recordes. Itaú, clique e veja. Bradesco, clique e veja.

Eles tiveram o maior lucro em 20 anos, bilhões. O Lucro do Bradesco cresceu 73% de uma ano para outro, O Itaús, pasmem, 112% com uma rentabilidade de 33%, alguém pode acreditar nisso se contado em país sério? Vão achar que é piada, da mesma forma que riam quando falamos de inflação de 89% ao mês no final do governo Sarney, não por acaso que começa de fato a festa na floresta dos banqueiros. Eles só perdem para Petrobrás e Vale do Rio doce, empresas produtivas, geradoras de riqueza, emprego e investimentos no país e exterior.

Pergunto: Quanto eles, os bancos, investem? Quanto geram de emprego e renda?

É roubo. Enquanto a taxa Selic caiu para 11,5% os spread deles aumentaram. A cobrança de tarifa é absurda e oligopolizada. O tal empréstimo consignado é risco quase zero, mas taxa de usura, os aposentados, coitados e incautos, pagam a farra bancária. Os empresários são obrigados e serem sócios da agiotagem institucionalizada.

O silêncio da maioria é constrangedor. Por que não taxar estes "FDP" ao invés de tomar do povo e das empresas? A CPMF poderia ter um peso no setor bancário maior, não acham? Porque não criar um Imposto de Renda diferenciado? Quem sabe pela rentabilidade (lucro/patrimônio)?

Desde 1989 eles mandam e desmandam, o lobby é poderoso e indestrutível. A conta é paga por todos nós. Absurdo. Contem nos EUA ou na França que um segmento vem crescendo 40%, 70% a cada ano, que a rentabilidade é de 20% , 27%, digam que isso acontece no país de uma das maiores cargas tributárias do planeta e esperem pelo interlocutor: Eles vão achar que é tráfico de droga, que não são pagos impostos, que é mentira.

REPITO: SOU A FAVOR DO LUCRO. SOU CONTRA ROUBO.Não posso me calar com este disparate entre o setor produtivo, as pequenas e médias empresas, os profissionais liberais que pagam esta conta salgada aos potentados banqueiros.O BB e a CEF são cúmplice do processo, o governo tem culpa, deveria fazer algo. Chega, basta, é indignante, revoltante, sem palavras para expressar o que tem acontecido neste país neste segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário