quinta-feira, outubro 25, 2007

Bush propõe fundo milionário para Cuba pós-Fidel

Bush propõe fundo milionário para Cuba pós-Fidel - Clique e veja matéria da BBC

Quem conhece Cuba sabe que um fundo só será pouco para tirar Cuba da miséria. A infra-estrutura está detonada, falta tudo, inclusive comida. Fidel está no fim, é até surpreendente a sobrevida do ditador, o que está ocorrendo de fato?

Quando Fidel morrer, Raul, seu irmão e herdeiro e seus companheiros de mordomia lutaram forte para não largar o osso. O louco Hugo Chávez vai colocar suas manguinhas de fora na questão cubana, mas tenho absoluta certeza que o povo cubano, os mais jovens principalmente aproveitarão para mudar o regime.

Esta idéia de Busch não é ruim, só recursos externos salvará Cuba e dará esperança e futuro ao sofrido e oprimido povo cubano. A Rússia bancava Cuba durante a guerra fria, a prosperidade aparente e frágil caiu quando o muro de Berlim desabou em 1989. De lá para cá é ladeira abaixo, miséria, demandos e corrupção são a marca. Os amigos do poder, moram, comem e vivem bem, o povão não.
Fidel tem a história marcada pela sobrevivência e como mítico da esquerda e comunismo mundial, mas terá maraca do ditador sanguinário e opressor.
De boas intenções o inferno está cheio, Cuba e seus ideológos são a prova disso.
Vamos esperar o que acontecerá pós Fidel, mas sem ajuda externa, dos EUA principalmente, as coisas não serão fáceis. Outra coisa, pode haver luta sangrenta pela manutenção do status quo vigente, Chávez e os plutocracia do poder ditatorial, contra o povo alegre e sofrido cubano, quem viver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário