sábado, setembro 01, 2007

Uma lei inteligente e mais boatos de terceiro mandato

Governador sanciona Lei que institui o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal e cria a Nota Fiscal Paulista – Clique e leia

Uma lei inteligente que vai acabar aumentando a arrecadação e a fiscalização, além de outros benefícios ao estado e ao cidadão.
Arthus Lafer é um economista americano que demonstra na teoria chamada de CURVA DE LAFER a relação entre nível de tributação e arrecadação. A partir de um determinado ponto da curva (nível de tributação), a elevação das alíquotas dos tributos produz efeito inverso, ou seja, a arrecadação tende a cair de forma proporcional. A ânsia arrecadadora de governo acaba funcionando ao inverso com aumento da sonegação e a falta de disposição do cidadão para pagar tributos.

O orçamento de 2008, ainda voltarei ao tema, prevê aumento de 12% na arrecadação atual. A estimativa é ficar em 28% do PIB, altíssima. Hoje está em 35%, recorde mundial, tributação de primeiro mundo com serviço de terceiro.

Outro dado ouvido neste sábado: É forte a questão de um terceiro mandato de Lula. O congresso do PT vai debater este tema, estou apostando grana. Lula pode até não querer, mas se o cavalo passar arriado, ele sobe.
Ainda está difícil de a sociedade consciente pensar neste tema de terceiro mandato e outras ações consideradas "golpistas" e oportunistas, mas não descartem não.
Em congresso de partido “rola” de tudo, idéias esdrúxulas e absurdas, mas algumas até colam. Definitivamente, pode até não vingar, mas será discutida tese de prorrogação de mandato e outras “coisitas” mais nesta linha.
A performance da economia vai determinar este rumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário